Marketing Digital

3 coisas que você deve fazer para aumentar vendas do e-commerce

Flávio Beraldo
Escrito por Flávio Beraldo
3 coisas que você deve fazer para aumentar vendas do e-commerce
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Você já teve a sensação de estar seguindo por um caminho mais longo quando pensa em atingir os resultados esperados no e-commerce em que trabalha? Ou até mesmo está um pouco mais descrente sobre as diferentes estratégias mirabolantes oferecidas a você diariamente, no e-mail, telefone, ou nas redes sociais?

Acredite, isso é mais comum do que você imagina.

Eu entendo perfeitamente esta situação porque eu já passei pela mesma coisa quando as vendas da minha empresa não iam bem. Depois de muitos erros, acertos, estudos e aprendizados, comecei a aplicar algumas técnicas que salvaram o meu negócio.

Hoje me orgulho em dizer que o cenário mudou, a empresa é referência no mercado, conto com especialistas altamente capacitados que trabalham comigo, cases de sucesso, e clientes muito satisfeitos.

Descobri que a mudança de atitude e reavaliação de algumas estratégias são essenciais para chegar onde gostaríamos. E desde então procuro ajudar o maior número de lojas virtuais a alinharem suas expectativas com essas 3 coisas que qualquer gerente deve fazer caso deseja aumentar as vendas do e-commerce.

Neste texto eu te conto quais são. Boa leitura!

Principais dificuldades de um gerente de e-commerce

Aqui a primeira reflexão que trago a você é para analisar o que tem feito para ​atrair novos clientes e torná-­los compradores da sua loja virtual​. E se esta estratégia adotada realmente funciona, ou seja, traz resultados em vendas.

Essas reflexões são importantes para você analisar se como um gerente de e-commerce consegue entender do mercado, dos seus produtos, público, concorrência, oportunidades e ameaças do seu segmento para definir estratégias de marketing que gerem resultados em vendas para o seu negócio. 

Além disso, imagino que como um profissional você saiba das suas qualidades, de que é capacitado para o cargo que ocupa, tenha ambições de levar o negócio para um sucesso maior do que está hoje. Mas, que provavelmente conta com uma equipe enxuta, não possui tanta verba para o investimento em marketing digital, que não teve casos bem sucedidos em tentativas anteriores, ou até mesmo nem tentou, fazia por conta própria. 

Se este é exatamente o seu cenário, ou similar, está claro que a sua principal dificuldade como um gerente de e-commerce é adotar estratégias que sejam positivas contando com alguém que tenha o tempo, o recurso, as ideias, e o conhecimento que você precisa para performar melhor em vendas. 

Desafio em vendas online

Falando especificamente das vendas online, eu imagino que você já tenha a consciência de que o seu negócio pode crescer, de que as vendas podem performar melhor, e de que os seus produtos são ótimas ofertas para o mercado. Se isso não fosse verdade, você nem estaria lendo este texto.

O seu maior desafio em vendas online, provavelmente é mais complexo do que as teorias que te foram apresentadas até aqui por outras empresas. Pode ser que a segmentação das suas campanhas não sejam as melhores; que o carregamento do seu site não seja da forma que os buscadores, como o Google, recomendam; pode ser que a sua estratégia de CRM seja apenas um disparo de e-mail marketing simples.

Enfim, os desafios em vendas podem ser mais profundos do que parece, e variam de negócio para negócio, mas ainda assim vejo um padrão nos diversos e-commerces que fazemos o diagnóstico de marketing digital aqui na Ciclo

Por mais diferente que sejam os segmentos, os tipos de negócios, a localização de cada um, o tempo de mercado, o público alvo, e etc., os desafios são muitos similares. Realmente trabalhar o marketing digital para alavancar as vendas não é tão simples como parece. Mas, é possível. 

Saiba como aumentar as vendas no e-commerce

Um erro cometido pela maioria dos negócios que atendemos, por exemplo, é não entender qual o momento certo para adotar cada uma das 3 estratégias que podem aumentar vendas do e-commerce.

O importante aqui é você superar os desafios que tem como um gerente de e-commerce e que o seu negócio enfrenta em um mercado altamente competitivo. Para isso, eu sempre destaco essas 3 soluções específicas para lojas virtuais – mas, lembre-se elas não são responsáveis pelo faturamento total do seu negócio.

Finalmente, vamos à elas:

  1. Mídia Paga
  2. CRM
  3. SEO

Você provavelmente já deve ter ouvido falar nelas, ou em pelo menos alguma delas. De fato, é interessante que elas sejam muito bem estruturadas e que a sua estratégia seja desenvolvida por profissionais que lidam com isso diariamente, e sejam especialistas no assunto. 

Isso porque, ao contrário do que parece, estruturar links patrocinados, mídia paga, montar uma estratégia de CRM de vendas que realmente performe bem, ou entender como funciona o Google SEO para aumentar o tráfego orgânico, de forma eficaz, ou seja, que realmente funcione, não é fácil. 

Além disso, pode levar mais do que uma semana para trazer o resultado esperado, na verdade, dependendo de onde se quer chegar podem levar meses, mas acredite: elas são capazes de mudar o cenário da sua empresa. 

Mídia Paga para e-commerce

A estratégia de mídia paga para e-commerce pode atuar em todas as etapas de funil de vendas e marketing, desde o topo ao fundo de funil. 

O principal benefício dessa frente é o retorno à curto prazo em relação à receita. Para isso, a estratégia de mídia paga busca trazer um público muito qualificado para o seu e-commerce, de acordo com cada campanha realizada; além de criar reconhecimento da marca; aumento do tráfego; expansão de comunicação; aumento das vendas; enfim. 

A mídia paga é muito completa, é possível trabalhar várias frentes de marketing, desde o pós venda, até o formato de shopping que funciona como uma vitrine virtual personalizada com os seus produtos que cada cliente visualizou. 

Entenda mais como o Google Adwords para e-commerce pode potencializando suas vendas

CRM para lojas virtuais

O CRM é uma estratégia de marketing digital complementar para a estratégia como um todo. E se bem executada pode gerar ótimos resultados para o seu e-commerce. 

O CRM trabalha o relacionamento com o cliente, então acompanha todos os pontos de contato que o cliente pode ter com a sua empresa, gerando valor para o mesmo, e fazendo o comprar de você de forma recorrente. 

Para isso, o CRM possui réguas de relacionamento para entender qual o momento certo de compra para cada cliente, e conta com uma automação que executa todos os contatos para você. 

O profissional especialista em CRM é responsável por montar essa estratégia e acompanhar o desempenho da mesma. Para entender melhor sobre o assunto confira o conteúdo CRM para e-commerce: o que é e quais os benefícios.

Mídia Orgânica para lojas virtuais

Por fim, temos a mídia orgânica que diferente das outras duas, traz retorno a médio e longo prazo. Porém, a principal vantagem dessa frente de marketing digital é o aumento de tráfego de receita sem maiores investimentos ou cupons. 

Na realidade, a mídia orgânica é trabalhada com o marketing de conteúdo e SEO. O marketing de conteúdo busca educar o usuário em relação ao seu produto, levando-o por um funil de conversão até a compra, a ideia é que ele veja a sua marca como especialista no assunto, confie, e compre de você sempre. 

Se o conteúdo for bem trabalhado, os resultados de SEO podem aumentar muito também. Por isso, essas duas estratégias devem caminhar juntas. Mas, além disso, o SEO busca posicionar o seu site nos primeiros lugares quando o usuário pesquisa por palavras chave relacionada aos produtos que você vende. 

Pode parecer simples, mas não é. Por isso, aqui é importante entender que apesar de trazer retorno a longo prazo, essa estratégia é muito rentável, e pode ajudar a aumentar as vendas do seu e-commerce

Quem pode aplicar essas estratégias para aumentar as vendas do e-commerce?

O mais legal aqui é que essas estratégias funcionam para qualquer tipo de loja virtual, independente do segmento, mas aqui na Ciclo nós recomendamos a adoção de cada uma delas em momentos diferentes do negócio. Por exemplo, a sua estratégia de CRM será pouco eficaz se você tiver uma base de e-mail pouco qualificada, ou sem nenhum inscrito. E isso vale para qualquer uma das 3 frentes. 

Por isso, aqui o mais recomendado é fechar a parceria com uma agência de marketing digital especializada em e-commerce para desenvolver este trabalho de forma saudável. A KVRA e a RR Máquinas, são dois exemplos de clientes, que atestam a qualidade da Ciclo Digital como sendo uma agência que alcança resultados e melhora a performance em vendas adotando essas estratégias, além de sermos Google Partner. 

E, foi assim que o cenário da minha agência de e-commerce, Ciclo, mudou. Adotando estratégias tanto para a nós, quanto para os nossos clientes, crescemos cada vez mais, e ajudamos outros negócios a crescerem também. 

Se você deseja aumentar as vendas do e-commerce em que trabalha, conversar com os nossos especialistas sobre essas estratégias, e/ou fechar uma parceria com a Ciclo para melhorar a performance do seu negócio, fale conosco, estamos prontos para salvar você e o seu negócio! 

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