Quem tem um e-commerce sabe que os desafios são diários e que dicas rápidas são sempre valiosas.
Os e-commerces se mantiveram como recursos importantes para o mercado, com crescimentos exponenciais a cada ano por isso quem tem um precisa se manter sempre no topo aderindo às atualizações do mercado cada vez mais rápido.
As oportunidades para quem tem um e-commerce são enormes, mas a competitividade é uma realidade ampliada, já que esse tipo de comércio não possui fronteiras. A localização tem sido cada vez menos importante na hora de montar uma estratégia de vendas para um e-commerce.
Por isso, vamos te dar as melhores dicas para aumentar as vendas no seu e-commerce.
Facilite a compra
Por mais que pareça uma boa oportunidade de conseguir dados cadastrais dos seus clientes, na hora de finalizar o carrinho o consumidor precisa de praticidade, e formulários imensos não são a melhor opção.
Facilite o que puder para que ninguém abandone o carrinho. Personalize o seu e-commerce com botões de finalização, chat online sempre visível, e se possível, utilize o login de outros sites como o Facebook para cadastrar o seu cliente.
Fidelize seus consumidores
Manter o foco em conquistar novos clientes sem fidelizar não é uma boa ideia e ainda sai mais caro.
Um cliente fidelizado custa menos que um cliente novo, e pode provocar novas vendas. Então mantenha um padrão de comunicação com quem já efetuou uma compra, com envios de e-mail marketing sobre promoções e conteúdos produzidos para a sua plataforma.
Aposte em um pós venda de qualidade no seu e-commerce, com botões que proporcione o seu cliente a encontrar o pedido dele, e a se atualizar sobre a entrega.
Gerencie o relacionamento com o consumidor
Utilize sistemas de organização do seu relacionamento com os clientes. Isso vai ajudar a segmentar na hora do e-mail marketing, e a entender quais estratégias deram certo.
E para conseguir gerenciar corretamente esse relacionamento, utilize sistemas de CRM (Customer Relationship Management), disponíveis em diversas plataformas. Com esses sistemas você pode organizar conteúdos, a equipe de vendas, e estabelecer ações como entrar em contato com determinado cliente, apresentar cupom de desconto, fazer uma enquete de satisfação, entre muitas outras atividades.
Muitos sistemas de CRM estão focados no E-commerce, como é o caso do Edrone, utilizado pela Ciclo. Essa plataforma possibilita a automação de marketing e o acompanhamento em tempo real de quem está visitando o seu e-commerce.
Tenha um e-commerce pensado para o celular
Se por um lado cada vez menos pessoas têm computadores em casa, por outro é raro saber de alguém que não tenha celular. Esse é o item indispensável para todos os humanos na face da terra. E é por meio dele que acessamos a internet 24 horas por dia, nas redes sociais e em plataformas de buscas.
Por isso, é fundamental ter um e-commerce responsivo, que se adapte bem para os celulares e tablets. Verifique se todos os botões estão perfeitamente localizados quando o seu site é aberto em um celular, e se as características fundamentais da marca também chamam a atenção nesses aparelhos.
Peça um feedback do seu cliente
Existe uma cultura que se modifica, mas nunca desaparece, no consumo que é a indicação. Sempre procuramos o produto que tenha as melhores indicações, e muitas vezes essas informações são decisivas para fecharmos a compra.
Aprimore o seu e-commerce para ele ter uma aba com a satisfação dos clientes, ofereça alguma vantagem para eles poderem ter um tempinho do dia para contar da experiência de compra. Isso vai ajudar seus novos clientes a fecharem com você.
Gostou das nossas dicas? E para mais informações sobre marketing digital e dicas para e-commerce acompanhe o Blog da Ciclo.

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