Quando começar a investir em mídia paga é uma das maiores dúvidas de quem empreende nos dias de hoje. Manter redes sociais, balancear as métricas e investir de maneira adequada exige uma estratégia que deve ser mantida em longo prazo.
A mídia paga traz alguns benefícios extras para quem tem uma marca, como por exemplo, a segmentação de público-alvo, de acordo com a localização, interesse, procura, entre outros. O investimento da mídia paga também é flexível, proporcionando maior segurança para quem investe.
E para quem nunca investiu em mídia paga e quer se beneficiar da visibilidade imediata dessas ferramentas, a Ciclo separou perguntas básicas que o empreendedor deve responder para começar.
Qual é o meu objetivo?
Traçar um caminho, com um objetivo na chegada é a base para a sua estratégia. Qual é o tipo de conversão que você quer? É transformar leads em vendas, ou cadastros para a construção de um mailing? Responder essas questões vai ajudar na construção do banner ou da chamada da mídia paga.
O objetivo de qualquer estratégia de marketing digital deve ser claro e possível, e isso só é possível com um bom diagnóstico de quem é o público alvo.
Quem é o meu público alvo?
Público-alvo é o grupo de pessoas que tem o potencial de consumo de produtos como o que você produz. E é para esse grupo que as suas ações de marketing devem ser direcionadas.
Esse grupo de pessoas possui algumas características em comum, como interesses, grau de escolaridade e localização. O comportamento de uma pessoa na internet vai definir se ela pode se relacionar diretamente com a sua marca e consequentemente, se ela estará no seu público-alvo na hora de montar a sua campanha.
Qual mídia paga posso escolher?
Escolher em qual plataforma você vai investir em uma mídia paga é entender a localização e o comportamento do seu público alvo.
Para quem trabalha oferecendo um serviço e não um produto, existe o LinkedIn Ads, que vai otimizar o seu conteúdo para aparecer com quem tem um comportamento compatível com a sua marca.
Para quem tem uma marca e visa a conversão direta para venda o Google Ads pode ser o melhor aliado. Existem ainda as outras redes sociais que podem promover não só a venda do produto, mas o relacionamento do cliente com a marca, como o Facebook Ads, o Instagram Ads e também o YouTube Ads.
Tudo depende do objetivo que você tem e do seu público-alvo.
Como funciona a mídia paga?
Cada mídia paga tem as suas características de cadastro e direcionamento, mas a operação costuma ser muito parecida.
É preciso ter um perfil comercial na plataforma escolhida e selecionar a opção de impulsionamento, ou de campanha paga. Na hora de cadastrar o que vale é a sua estratégia, já que as opções de segmentação são escolhidas por quem investe.
Assim que você ativa a campanha o seu anúncio deve aparecer imediatamente para o público-alvo potencial. No Google Ads, por exemplo, o seu anúncio deve aparecer de acordo com as palavras escolhidas, nos primeiros resultados de busca.
Se o Google Ads for a sua estratégia, entenda a otimização das palavras-chave, aplique técnicas de SEO, e use muito o Google Analytics para encontrar as melhores informações sobre o seu público.
Quanto custa o investimento em uma mídia paga?
Os valores das mídias pagas são flexíveis e depende do que você está disposto a pagar. Para ter uma boa métrica, comece com uma margem de segurança e faça o cálculo do valor investido nos anúncios com o que foi vendido durante a campanha. Assim você pode entender melhor como a mídia paga funciona para o seu negócio e qual é o teto que você pode atingir.
Gostou das nossas dicas para começar a investir em mídias pagas? Para manter seu negócio atualizado com as melhores dicas de marketing digital acompanhe o Blog da Ciclo.