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Abrir loja virtual: como elaborar o seu plano de negócios

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Abrir loja virtual: como elaborar o seu plano de negócios
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Abrir loja virtual é o sonho ou a vontade de muitas pessoas. Entretanto, por mais simples que isso possa parecer, é fundamental que você tenha um bom plano de negócios. Assim,  você aumenta as chances do seu negócio dar certo.

Para te ajudar, preparamos esse artigo com os principais itens que um plano de negócios de e-commerce deve ter. Confira!

Plano de negócios para abrir loja virtual

O seu plano de negócio não precisa ser um documento extenso. Entretanto, é fundamental que ele seja bastante objetivo e claro. Desta forma, todas as pessoas envolvidas no processo para abrir loja virtual possam facilmente ler e acompanhar o desenvolvimento do projeto.

De modo geral, um bom plano de negócio para e-commerce deve ter:

  1. Descrição do projeto: pode ser uma breve descrição sobre o projeto e em qual nicho de e-commerce irá atuar;
  2. Objetivos: é importante detalhar quais serão os objetivos, como focar no aumento da lista de clientes, aumentar as vendas da loja física, se adequar a alguma demanda do mercado, dentre outros;
  3. Análise de mercado: identifique quais são as oportunidades que o mercado de e-commerce oferece para a sua empresa. É nesta etapa que você determina qual será o público-alvo da sua loja virtual;
  4. Análise da concorrência: para abrir uma loja virtual também é fundamental identificar quais são os seus concorrentes e o que eles oferecem aos clientes;
  5. Estratégias de marketing: momento de descrever quais estratégias serão utilizadas para divulgar a sua marca e para gerar um bom fluxo de visitação no seu site, como, por exemplo: Facebook Ads, Google Ads, Instagram, blogs, dentre outros;
  6. Preços e formas de pagamento: é fundamental definir qual será a política de descontos (clube de fidelidade, compras a partir de determinado valor, cupons de desconto) e quais serão as modalidades de pagamento (boleto bancário, cartões de crédito e/ou débito, transferência bancária);
  7. Estratégia de vendas: determinar como será feito o controle de estoque, recepção e processamento dos pedidos, confirmação de pagamento;
  8. Logística: é preciso indicar quais serão as possíveis formas e empresas para realizar entrega dos pedidos, se haverá retirada pessoalmente em alguma loja física e os valores de frete;
  9. Pós-venda: caso o produto ou serviço que você for vender exija um  acompanhamento pós-venda, é importante determinar como será feito esse acompanhamento;
  10. Aspectos técnicos: durante a elaboração do plano de negócios para abrir loja virtual você pode também determinar quais serão os aspectos técnicos que serão relevantes em momentos de tomada de decisão;
  11. Critérios de avaliação: todo e-commerce precisa de acompanhamento e avaliações frequentes para saber se o negócio está indo bem ou não. Portanto, especifique qual será a periodicidade e quais serão esses critérios (taxa de conversão, quantidade de pedidos, valor de vendas, número de visitas ao site, taxa de abandono de carrinho);
  12. Orçamento: é fundamental determinar qual será o seu orçamento e que ele precisa cobrir os custos com plataformas, softwares, aluguel de espaços, ou o que mais for necessário para que o seu e-commerce comece a funcionar.

Dicas finais para abrir loja virtual

Com um bom planejamento, abrir uma loja virtual pode ser mais simples do que você imagina. Vale ressaltar também que o plano de negócios deve ser revisado periodicamente, ou sempre que você desejar fazer alguma expansão do negócio. 

Afinal de contas, ele funciona como um guia para o seu e-commerce, auxiliando que você mantenha o foco nos objetivos e nas estratégias traçadas para alcançá-los. E, sempre que precisar, esses objetivos e estratégias podem ser alterados para se adequarem à realidade do seu e-commerce.

Quer mais dicas sobre como cuidar melhor do seu e-commerce? Acesse o blog da Ciclo e confira os nossos outros artigos.

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