Experiência do cliente

Business Intelligence (B.I.) para e-commerce: saiba o que é e como funciona

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Business Intelligence (B.I.) para e-commerce: saiba o que é e como funciona
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

O e-commerce é um mercado bastante competitivo e que está com constante evolução. Por isso, ter as ferramentas corretas, que permitam melhores avaliações do comportamento do cliente, é essencial. Afinal de contas, somente com informações corretas e relevantes para o seu negócio é que você conseguirá tomar as melhores decisões estratégias.

Pensando nisso, este artigo foi preparado para te contar mais a respeito do Business Intelligence (B.I.) para e-commerce. Boa leitura!

O que é o Business Intelligence?

O Business Intelligence, ou B.I., pode ser traduzido para o português como inteligência de negócios. Esse termo é utilizado para se referir ao processo que é capaz de coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações.

O principal objetivo dessa coleta de dados é justamente auxiliar a tomada de decisões gerenciais em uma empresa, permitindo que ela ofereça sempre o melhor serviço e os melhores produtos para os seus clientes.

Qual a importância do Business Intelligence para o e-commerce

Todo empreendimento tem o seu risco, seja ele virtual ou físico. Afinal de contas, nem sempre é fácil tomar decisões assertivas com base nas informações que você tem em mãos. Por isso, a utilização do B.I. é importante, principalmente em mercado tão concorrido, como é o caso do e-commerce.

Uma vez que você tenha informações concretas e possa fazer uma análise correta delas, você estará automaticamente na frente da concorrência. Dito isso, é importante não apenas que a sua empresa tenha uma área voltada para B.I., mas que também tenha profissionais capacitados para fazer a coleta e análise dos dados.

Vantagens do B.I. para e-commerce

As lojas virtuais estão sempre em busca de fidelização do cliente e aumento de tráfego para o seu site. Para conseguir isso é preciso conseguir se comunicar com o cliente de forma eficaz, o que só é possível conhecendo o comportamento do cliente e sabendo o que ele procura. 

É justamente para te ajudar a entender isso o B.I. para e-commerce pode ser uma ótima ferramenta. Veja quais são os pontos que a Business Intelligence pode auxiliar a sua loja virtual:

  • Gerenciamento de informações: lidar com um grande volume de informações não é uma tarefa fácil, por isso, com um B.I. será possível trabalhar de forma organizada e otimizada com as informações geradas pelo seu negócio;
  • Detectar erros: é absolutamente normal que algumas pequenas falhas ocorram nos diferentes processos em uma empresa. Como o B.I. filtra os dados rapidamente, é possível identificar quais são essas falhas e corrigi-las no futuro;
  • Avaliar diferentes áreas da empresa: com a compartimentalização dos dados, o B.I. permite que as diferentes áreas do seu e-commerce (fornecedores, estoque, logística, marketing, financeiro) tenham o seu desempenho avaliado separadamente;
  • Melhorar a experiência do usuário: empresas que oferecem uma boa experiência de compra e de navegação em seu site se destacam. Por isso, se você tem perdido vendas em alguma etapa do processo de compra ou mesmo altos índices de abandono de carrinho, o B.I. poderá auxiliar a identificar as causas através da mineração de dados desses clientes;
  • Maior controle das despesas: o Business Intelligence permite a realização de uma gestão unificada, o que proporciona uma visão ampla de todos os gastos da empresa;
  • Maior competitividade: o melhor gerenciamento de informações, conhecimento e correção de erros, avaliação de desempenho das diferentes áreas da empresa, proporcionando melhor experiência para o usuário e um maior controle de despesas o seu e-commerce se tornará mais competitivo.

Gostou do nosso artigo sobre a implementação de B.I. para e-commerce? No blog da Ciclo você encontra muitas outras dicas para a gestão da sua loja virtual.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br