Gestão do E-commerce

Calendário do e-commerce: saiba em quais datas investir

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Calendário do e-commerce: saiba em quais datas investir
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

Preparar um calendário para e-commerce pode te ajudar na tomada de decisões gerenciais estratégias. Afinal de contas, você saberá exatamente quais são as datas comemorativas que podem ser exploradas pelo seu negócio. Confira quais são essas datas!

Qual é o calendário do e-commerce para 2020?

Por mais que esse seja o calendário do e-commerce de 2020, você pode se antecipar e já ir preparando o calendário de 2021. Quanto antes você souber quais são as datas, mais chances de fazer um bom planejamento.

De modo geral, as principais datas para a sua loja virtual podem ser: 

  • Reveillon (01 de janeiro)
  • Dia da Saudade (30 de janeiro)
  • Valentine’s Day (14 de fevereiro)
  • Carnaval (25 de fevereiro)
  • Dia Internacional das Mulheres (8 de março)
  • Dia do Consumidor (15 de março)
  • Páscoa (12 de abril)
  • Dia Mundial do Livro (23 de abril)
  • Dia do Frete Grátis (final de abril)
  • Dia das Mães (10 de maio)
  • Dia do Orgulho Nerd (25 de maio)
  • Dia dos Namorados (12 de junho)
  • Dia do Amigo (30 de julho)
  • Dia dos pais (9 de agosto)
  • Dia da Informática (15 de agosto)
  • Dia do Cliente (15 de setembro)
  • Dia dos Animais (4 de outubro)
  • Dia das Crianças (12 de outubro)
  • Dia das Bruxas (31 de outubro)
  • Black Friday (27 de novembro)
  • Cyber Monday (30 de novembro)
  • Natal (25 de dezembro)

Como aproveitar o calendário do e-commerce

Cada uma dessas datas do calendário do e-commerce podem ser utilizadas estrategicamente para aumentar as suas vendas. Por exemplo, o dia da Saudade pode ser uma excelente oportunidade para tentar reativar clientes poucos ativos ou que não fazem compras há algum tempo no seu site. As técnicas de e-mail marketing são ótimas para isso.

Já algumas datas podem ser boas oportunidades somente para alguns negócios, como é o caso do dia do livro, dia do orgulho nerd ou o dia dos animais. Nem todos os nichos de e-commerce conseguirão aumentar as taxas de conversão nesse período se o seu público-alvo for outro.

Entretanto, em datas como o Natal, dia das mães, dos pais ou o dia do consumidor, absolutamente todos os e-commerce podem lançar campanhas para atrair mais clientes para o seu site.

Ainda, outras datas pedem algumas promoções estratégicas. Por exemplo, o dia das crianças, em que muitas pessoas fazem compras para mais de uma criança. Portanto, aposte em kits de brinquedos, ou em descontos para compras acima de determinado valor.

Vale a pena também ficar atento a datas que não são fixas, como é o caso do dia do frete grátis. Por mais que ele sempre aconteça no final de abril, os varejistas combinam qual será essa data todos os anos. Dito isso, é preciso ficar atento para não perder essas oportunidades.

Mais do que promoções e descontos

Ter conhecimento do calendário do e-commerce é fundamental não apenas para aumentar os seus lucros. Ele é fundamental para que você consiga planejar as suas estratégias de marketing, e saber quando investir mais dinheiro em uma campanha.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a logística. Datas como o carnaval podem não ser grandes campeãs de vendas, mas exigem uma gestão de logística diferenciada para que não haja atrasos nas entregas.

Você ainda pode aproveitar algumas dessas datas para fazer o lançamento de novos produtos. E não se esqueça que muitas das datas mencionadas acima são dias de presentear as pessoas. Por isso, ofereça embalagem de presente nas suas compras.

E por último, mas não menos importante, é ter estoque suficiente para datas em que a demanda for maior. Planeje a reposição do seu estoque sempre próximo destas datas.
E fique de olho no blog da Ciclo para ter mais dicas sobre e-commerce.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br