Gestão do E-commerce

Cashback: entenda o que é e como implementar no seu e-commerce

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Cashback: entenda o que é e como implementar no seu e-commerce
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

Se você é dono de uma loja virtual e nunca ouviu falar de cashback no e-commerce pode estar perdendo uma grande chance de ganhar dinheiro. O cashback demorou um pouco para se popularizar no Brasil, mas agora tem sido cada vez mais procurado por consumidores e por donos de lojas virtuais.

Nos próximos parágrafos você irá entender o que é o cashback, como ele funciona e como implantá-lo no seu e-commerce.

O que é cashback?

O cashback foi criado em 1998 pela empresa norte-americana Ebates. No Brasil, a ideia chegou somente em 2007, entretanto, nos últimos anos ela vem atraindo mais clientes. Atualmente, existem diversas empresas focadas no cashback.

Esse modelo de negócio consiste o usuário irá acessar um site de cashback, e escolher o que deseja adquirir, ser redirecionado para o site que vende o produto e efetuar a compra. Quando a compra for efetuada, o cliente receberá uma porcentagem do valor do pedido de volta.

A porcentagem e a forma de utilização do dinheiro dependem da empresa. Em alguns casos o valor pode ser utilizado no mesmo site ou em outros. Algumas empresas permitem o saque. Outras ainda exigem valores mínimos para resgate e validade do crédito.

Com o cashback todos os lados dessa transação ganham:

  • Cliente: que tem uma parte do dinheiro da compra retornando para o seu bolso;
  • E-commerce: que efetua a venda;
  • Empresa de cashback: que irá receber uma parcela do valor de venda.

Vantagens do cashback

Utilizar cashback no e-commerce oferece vantagens tanto para os clientes quanto para os donos de e-commerce. Para o cliente, que pode economizar e para as lojas virtuais porque geralmente os clientes retornam para efetuar uma nova compra.

Além disso, a fidelização do cliente também é mais fácil. Já que ele sabe que terá descontos comprando em determinado e-commerce. Ainda, empresas que utilizam o cashback possuem valores médios de tickets mais altos em comparação com as lojas que não possuem essa vantagem.

Cashback no e-commerce

Provavelmente você ficou interessado em implantar o cashback no seu e-commerce. Existem basicamente duas formas de fazer isso:

  • Através de parcerias com empresas de cashback, tais como: Ame Digital, Beblue, Ganhe de volta, Meliúz, Mooba, Mycashback, Popup, PicPay e Trigg;
  • Implementando diretamente no seu e-commerce.

Se o seu e-commerce ainda está no início ou é pequeno, o ideal é efetuar o cashback através de parceiros. Provavelmente os ganhos serão menores, mas assim você aumenta o número de clientes e ainda faz com que a sua marca se torne mais conhecida.

Entretanto, se você já possui um e-commerce maior, que atende a um grande número de clientes, então talvez seja mais vantajosos implementar o cashback diretamente no seu site. Neste caso, os lucros serão maiores, e você ainda irá trazer novos clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca.

É importante ficar atento

Por mais incrível e vantajosa que a ideia de ter uma cashback no seu e-commerce possa parecer, é necessário ficar atento a alguns pontos.

O primeiro deles é você precisará fazer as contas para ver se realmente vale a pena ser parceiro de alguma empresa de cashback. Leia atentamente ao contrato. Às vezes é mais vantajoso tentar investir em estratégias de marketing para a sua empresa. 

Vale lembrar que o cashback é diferente dos programas de fidelidade. No cashback o cliente pode utilizar o dinheiro em outros sites ou mesmo efetuar o resgate do valor. Já nos programas de fidelidade, o cliente fica “amarrado” à sua loja. Ou seja, poderá efetuar novas compras somente no seu site.

Achou o cashback vantajoso para o seu e-commerce? Se quiser mais dicas de como obter melhores retorno com a sua loja virtual acesse o blog da Ciclo.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br