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Chat para e-commerce: saiba como usar para vender mais

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Chat para e-commerce: saiba como usar para vender mais
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Saber como usar o chat para e-commerce pode trazer muitos benefícios para a sua loja virtual. Dentre eles podemos citar o aumento da confiança do cliente, maiores taxas de conversão do seu e-commerce e ainda a humanização do seu negócio virtual.

Se você ainda não tem chat na sua loja virtual ou mesmo se tem mais não está obtendo os resultados desejados, então leia este texto. Nele explicaremos os diferentes tipos de chat para e-commerce, como usar para ter melhores resultados e ainda dar dicas de alguns chats. Confira!

Tipos de chat para e-commerce

O chat para e-commerce vem ganhando espaço nos últimos tempos. Principalmente porque com ele é possível tirar quaisquer dúvidas que o cliente tenha de forma rápida. Sejam elas sobre os produtos, entrega ou mesmo devolução de itens.

Atualmente, existem dois tipos de chats:

  • Chatbot: neste caso o atendimento é automático e as respostas são pré-definidas. Ele não requer operadores, está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Entretanto, não é capaz de resolver as dúvidas ou problemas mais complexos e oferece um atendimento mais impessoal;
  • Chat online: neste tipo de chat você terá um atendente em contato direto com o cliente. Apesar de estar disponível somente em horários pré-determinados e gerar gastos com funcionários, ele oferece um atendimento personalizado, consegue resolver os problemas de forma mais precisa e ainda pode gerar mais vendas.

O chat online é o mais indicado para lojas virtuais de pequeno a médio porte. Apesar do chatbot ser mais indicado para grandes e-commerce, cada vez mais ele tem sido substituído pelo chat online.

Alguns dos chats que você poderá utilizar no seu site são: Jivochat, Livechat, Tolvnow, Front Chat, Zendesk Chat, ClickDesk, PureChat, Olark, Casengo e SnapEngage.

Como usar o chat para e-commerce

É fundamental saber como usar o chat para e-commerce para melhorar a fidelização e satisfação do cliente, bem como aumentar as suas vendas. Além disso, esse é um dos poucos contatos que um e-commerce tem com o cliente, portanto, é uma grande oportunidade para conseguir humanizar a sua marca. 

Erros no atendimento ou problemas não resolvidos podem resultar na insatisfação do cliente, e até mesmo na desistência da compra por parte dele. Por isso, é fundamental dar atenção ao chat e ter certeza que os seus clientes estão sendo bem atendidos.

Veja a seguir algumas dicas práticas para isso:

  • Respostas automáticas: por mais que o chat online tenha um atendente, é possível programar algumas respostas e perguntas automáticas, isso agiliza o atendimento e quando o atendente assumir o chamado, ele já saberá do que se trata;
  • Integração com o Facebook: muitas das ferramentas mencionadas acima permitem que você faça a integração com a sua página no Facebook. Isso facilita para os atendentes, que não precisarão trocar de página para atender a clientes de diferentes canais;
  • Treinamento: se você pretende ter um chat online e contratar funcionários para operá-lo é fundamental oferecer treinamento para esses funcionários. Ensinar técnicas de atendimento, de vendas e de como tratar o cliente de acordo com a missão da empresa podem fazer toda a diferença;
  • Metas de vendas: por mais que muitas pessoas recomendem que os atendentes de chat para e-commerce tenham metas de vendas, é preciso ter cuidado com essa medida. Isso porque, muitas vezes o cliente quer apenas tirar uma dúvida rápida e não ser incomodado com o atendente oferecendo produtos que ele não quer comprar.

O que achou do nosso artigo sobre como usar o chat para e-commerce? Acessando o blog da Ciclo você terá mais dicas sobre e-commerce e garantir um negócio de sucesso e altas taxas de conversão.

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