Experiência do cliente

Coisas que todo gestor de Marketing deveria saber sobre Experiência do Usuário (UX)

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Coisas que todo gestor de Marketing deveria saber sobre Experiência do Usuário (UX)
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UX é a sigla para User Experience, que traduzindo nada mais é que a experiência do usuário. E tudo que está por trás da interface de um e-commerce deve ser pensado para proporcionar a melhor experiência possível. Por isso, entender o que é UX vai ajudar a gerenciar melhor o seu e-commerce.

Não é preciso ser um designer de UX para entender como essa ferramenta pode auxiliar o sucesso de uma marca, perceber a essência do que o usuário precisa já é o suficiente. Por isso neste artigo vamos ajudar a entender tudo o que um gestor de marketing deveria saber sobre a experiência de usuário, o UX:

O que é UX?

UX é o responsável por tudo o que o usuário sente quando utiliza um produto, um serviço ou até mesmo um sistema.

O UX não é somente uma ferramenta de uso virtual. Todo produto que está sendo vendido precisa passar por um desenvolvedor que vai pensar nos aspectos mais importantes na hora da utilização daquele produto. Se for um celular, por exemplo, é o designer de UX que vai pensar na ergonomia, na localização de botões, e na performance da tela, como os reflexos e a flexibilização do brilho.

Em um e-commerce o UX vai estar presente nos produtos e na navegação do site, pensando na experiência do usuário ao clicar no seu link, desde botões de cadastro, até na percepção das abas, auxiliando o cliente na hora da compra.

Porque ele é importante?

O UX pode impulsionar o seu negócio virtual associando as respostas dos seus clientes ao aprimoramento da experiência no site. Essa é a ajudinha que faltava para que ninguém abandone o carrinho. O UX busca facilitar a venda de uma maneira imperceptível, mostrando o caminho mais simples para a conclusão daquele passo.

O UX utiliza todos os diagnósticos que você tiver sobre o seu público-alvo, levando as preferências a ficarem mais evidentes dentro do seu e-commerce. Um UX bem planejado é aquele que pensa também nas possibilidades de acesso do seu site, como, por exemplo, o acesso por dispositivos móveis como celulares e tablets.

Um bom design de UX é responsivo, ou seja, altamente adaptado. Ele deve considerar o tempo que o cliente gasta utilizando o dispositivo, se a página demora para carregar em uma conexão média, qual é o momento ideal das abas de cadastro aparecerem e muitas outras coisas.

Fatores do UX que impulsionam as vendas

Um novo cliente leva em média 2 segundos para decidir se vai prosseguir com a compra, e o que vai dar o consentimento para essa ação é o design de UX.

Uma das grandes frases de quem convive com o UX é que um botão pode fazer toda a diferença. Se um cliente busca o seu site pensando em acessar as promoções anunciadas, em 2 segundos ele precisa identificar o botão que vai levá-lo para essa experiência, e o UX precisa pensar nisso.

As palavras que devem sempre nortear o design de UX do seu e-commerce são: velocidade, conveniência e a precisão.

Páginas que precisam de uma velocidade alta de internet para carregarem não são acessíveis no dia a dia de quem utiliza os celulares como meio de navegação. O seu e-commerce precisa ser conveniente, ou seja, flexível na hora de efetuar uma venda, propondo caminhos rápidos como o preenchimento automático de endereço de um usuário já cadastrado.

E a precisão é um dos termos que precisam ser trabalhados. Nada de promover botões que disperse o cliente com ‘clique aqui’ para finalizar ou conhecer algo. O trajeto até a finalização da compra deve ser preciso e simples.

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