Experiência do cliente

Como criar um link para WhatsApp na sua loja virtual

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Como criar um link para WhatsApp na sua loja virtual
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Você já pensou nas vantagens de incluir um link para WhatsApp na sua loja virtual? Através dele você poderá tirar dúvidas dos clientes rapidamente, e ainda se esforçar para fazer aquela visita ao seu site se tornar em uma conversão.

Comunicação eficiente com o cliente é uma peça fundamental para todo e-commerce. Por isso, neste artigo vamos te ensino como criar um link para o WhatsApp. Confira!

Porque facilitar a comunicação com o cliente

Por mais que 2020 seja o ano do e-commerce no Brasil, as taxas de conversão de lojas virtuais ainda são baixas. Em fica em torno de 1%, ou seja, a cada 100 acessos feitos ao seu site, somente 1 deles vai gerar uma compra. 

Isso pode acontecer porque os clientes estão pesquisando qual loja virtual é mais vantajosa, porque não encontraram o produto no seu site ou, porque elas possuem dúvidas quanto à entrega ou às características do produto, mas não tem pra quem perguntar.
Por isso, deixar um canal aberto para se comunicar com o cliente é tão importante. Além disso, cada vez mais as pessoas valorizam respostas imediatas, conseguir tirar a dúvida naquele exato momento. Desta forma, criar um link para WhatsApp na sua loja virtual pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu e-commerce.

WhatsApp Business

O primeiro passo para criar um link para o WhatsApp na sua loja virtual é tendo uma conta WhatsApp Business. Isso não é obrigatório, mas é fundamental separar a sua conta pessoal da conta da sua empresa. 

Além disso, nesta versão do aplicativo, também gratuita, você tem mais ferramentas à disposição, tais como:

  • Incluir informações da empresa: nome, perfil com descrição, horário de funcionamento, endereço com mapa e inclusão de site;
  • Resposta automática: podem ser saudações ou mesmo mensagens de ausência;
  • Etiquetas que permitem organizar os contatos;
  • Métrica: que servem para avaliar o fluxo de mensagens, mensagens recebidas, entregues e lidas.

No momento, essa versão do aplicativo está disponível apenas para celular com sistema operacional Android.

Passo-a-passo de como criar um link para WhatsApp na sua loja virtual

Agora que você já entender a importância de se comunicar bem com o cliente, vamos à parte prática: como criar um link para WhatsApp na sua loja virtual

Manualmente

Para criar o link manualmente, siga os passos abaixo:

  1. Copie o código para criação do link: https://api.whatsapp.com/send?phone=
  2. Em seguida, depois do sinal de “=” insira o número do telefone que será utilizado. Ele deve incluir o DDI + DDD sem o zero + número do telefone: +55 11 9XXXXXXXX
  3. O seu link ficará assim: https://api.whatsapp.com/send?phone=55119XXXXXXXX

Com resposta automática

Nesta opção, assim que o cliente clicar no link, ele irá receber uma mensagem automática:

  1. Criar o link conforme orientações acima;
  2. Após o número do telefone inserir: &text=mensagem%20de%20exemplo
  3. O texto “mensagem%20de%20exemplo” deverá ser substituído pela mensagem que você quiser. É importante que todos os “espaços” entre as palavras da mensagem sejam substituídos por “%20”.
  4. Resumidamente: o seu link deverá ser: https://api.whatsapp.com/send?phone=Telefone&text=Mensagem

Cuidados ao usar link do WhatsApp

Alguns cuidados são muito importantes na hora de usar um link do WhatsApp na sua loja virtual. Isso porque, pessoas mal intencionadas podem utilizar informações do seu contato para golpes.

Ao incluir o link manualmente, as suas informações de contato e a mensagem ficam abertas e podem ser acessadas por qualquer usuário. Por isso, é importante utilizar um encurtador de link. O site Bitly é o mais conhecido deles.

Além disso, é importantíssimo ficar atento ao envio de mensagens que pareçam spams, tais como links, imagens e vídeos. Qualquer número suspeito deve ser bloqueado para evitar problemas futuros.
No blog da Ciclo você encontra mais dicas sobre como manter bons canais de comunicação com o seu cliente.

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