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Como criar uma estratégia de E-mail Marketing que gera resultados

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Como criar uma estratégia de E-mail Marketing que gera resultados
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Toda comunicação via e-mail que a sua empresa tem com os clientes, seja ela em texto ou HTML, com promoções, convites, conteúdos ou produtos, é E-mail Marketing. E com tantas oportunidades de campanhas, e tantos públicos-alvo, é importante saber como criar uma estratégia de e-mail marketing que gere resultados.

Nesse artigo você irá ver esses principais tópicos:

– O que é E-mail Marketing?

– Por que fazer o E-mail Marketing?

– Como montar uma estratégia para disparo de E-mail Marketing

O que é E-mail Marketing?

O E-mail Marketing é uma ferramenta consolidada entre empreendedores e produtores de conteúdo, mas você sabe como começou? O E-mail Marketing não é uma novidade do mercado, o começo da sua história data da década de 1970 quando o gerente de marketing de uma empresa chamada Digital Equipament Corp envia 400 e-mails buscando promover os computadores desenvolvidos pela companhia.

O retorno dessa ação ficou em mais de 13 milhões de dólares, um marco para a empresa.

Em 1990 essa ferramenta já estava amplamente difundida, abrindo possibilidades para o diálogo entre empresa e consumidor. Mas essa oportunidade não veio filtrada, os spams são frutos desses disparos, que não são elaborados estrategicamente, mais incômoda do que qualquer outra coisa.

Dos anos 2000 para cá as regras foram mudando e hoje os spams são facilmente excluídos, colocados em uma pasta nunca acessada e para que você não caia nesse limbo as boas práticas precisam estar alinhadas com a sua estratégia.

Pensar em quem recebe e no conteúdo que você vai desenvolver é fundamental, por isso vamos te dar dicas de como criar estratégia de E-mail Marketing que gera resultados para a sua empresa.

Por que fazer o E-mail Marketing?

Estamos na década das redes sociais. A comunicação direta que elas proporcionam faz com que as marcas precisem desempenhar um papel significativo nessas plataformas, mas mesmo com todo o empenho nesses locais, montar um bom E-mail Marketing vai ser um divisor de águas para sua empresa.

Isso porque o E-mail Marketing tem uma taxa de conversão muito maior que essas plataformas. Quando pensado estrategicamente para o público-alvo ele consegue prender a atenção e não cair na temida pasta de spam.

O E-mail Marketing tem um formato flexível, por isso é uma boa ferramenta para conversar com o público, gerar engajamento e proximidade, além das vendas efetivas.

Como montar uma estratégia para disparo de E-mail Marketing?

Sempre que se fala em E-mail Marketing a expressão “boas práticas” aparece. Ela é quase um sinônimo de bom senso.

Montar um E-mail Marketing é pensar em um conteúdo de qualidade, para um público específico, e principalmente, com uma frequência equilibrada.

Disparar E-mail Marketing todos os dias, sem conteúdo com relevância vai fazer com que o seu mailing perca o interesse e que o destino dos próximos e-mails da empresa pare na pasta de spam, ou mesmo que nem abra.

Determine a frequência de acordo com as novidades da marca, seja um lançamento de coleção, produto, ou uma queima de estoque. Entre propaganda de produtos, também escolha datas comemorativas para falar com o seu cliente, monte sempre um E-mail Marketing de aniversário e com dicas para usar os produtos.

Outro ponto importante é segmentar o público alvo. Crie um E-mail Marketing para os novos clientes cadastrados que tragam alguma vantagem para ele, que o faça se fidelizar a marca, e outro para o seu público fidelizado. Pensar em quem recebe o E-mail Marketing vai ser a sua melhor estratégia.

E para esse último público, formatos de newsletter, com curiosidades sobre os produtos, a sua fabricação, ou quem trabalha traz a proximidade da experiência que boa parte dos consumidores procuram, e com toda certeza é um diferencial.

Possibilidades de E-mail Marketing não faltam, agora é só montar uma estratégia aplicando as dicas acima pensando no seu público alvo, e pronto, sua marca estará na rota do sucesso.

E para mais dicas sobre marketing digital, acompanhe o Blog da Ciclo.

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