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Como migrar de plataforma de e-commerce, sem perder tráfego?

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Escrito por Ciclo E-commerce
Como migrar de plataforma de e-commerce, sem perder tráfego?
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Existem diferentes motivos que levam um dono de e-commerce a trocar de plataforma. Seja porque a plataforma atual não atende mais às suas necessidades, porque o negócio cresceu, ou mesmo porque você não está mais satisfeito com o serviço prestado.

Mas, como migrar de plataforma sem perder o tráfego? Se essa dúvida já passou pela sua cabeça, então você precisa ser este artigo. Nele vamos te explicar como fazer isso sem perder toda a autoridade conquistada e muito menos os seus dados. Confira!

X passos de como migrar de plataforma sem perder tráfego

A escolha da plataforma é uma etapa essencial na vida de todo dono de e-commerce. Por isso, ao iniciar um negócio é preciso certificar que a plataforma irá atender ao que você precisa e também irá suportar o crescimento do site. Mas, caso você precise fazer a mudança depois de algum tempo, é importante fazer isso sem perder todo o trabalho já feito.

1. Organização

Antes de começar a migração é imprescindível se organizar, afinal de contas, todas as páginas que o seu site possui serão migradas para um novo URL. Uma boa forma de fazer isso é criando uma planilha. Como cada página terá diversos itens para serem avaliados (que falaremos a seguir) isso permitirá que você não esqueça de nenhum deles.

Portanto, o primeiro passo da migração de plataforma é justamente listar todas as páginas e o que precisará ser feito com cada uma delas.

2. URLs

Aproveite a migração e crie novos URLs para o seu site. Torne-as mais amigáveis para os mecanismos de busca. Por exemplo, ao invés de usar aqueles montes de número que são gerados automaticamente quando a página é criada, utilize um texto, de preferência contendo a palavra-chave daquela página.

3. Redirect 301

Utilizar o redirecionamento 301 para a nova página é essencial. É através dele que você dirá para o Google que a migração de plataforma ocorreu e que toda a autoridade e tráfego da página antiga deve ser repassada para a nova. Além disso, permitirá que os seus clientes continuem acessando a página da sua loja virtual sem problemas.

4. Canonical

Os mecanismos de busca costumam penalizar sites que possuem conteúdo duplicado, ou seja, você pode perder tráfego durante a migração de plataforma. Para evitar que isso ocorra é preciso utilizar o atributo rel=”canonical”. Durante e após a migração certifique-se de que todas as páginas que tenham conteúdo duplicado utilizem o canonical. 

5. SEO on page

Aproveite que você precisará revisar todas as páginas do seu site e faça uma revisão do SEO on page. Essa etapa irá incluir:

  • Links internos: inclua novos links internos, isso irá melhorar a navegabilidade e a relevância do seu site;
  • Title: se você já utilizava eles na plataforma antiga, repasse para a nova, assim as chances de perder o tráfego da página diminuem. Mas se não usada, então a recomendação é incluí-los, lembrando que isso poderá interferir no tráfego;
  • Meta description: ela não influencia diretamente os mecanismos de busca como o title, mas pode influenciar na quantidade de cliques, já que é ela que mostra aos usuários o que a página procura contem;
  • Headings: repasse todos os headings (h1, h2, h3, h4) para as páginas da plataforma nova, lembre-se de que o h1 e pelo menos um dos h2 precisam ter a palavra-chave da página.

6. Layout

Como você estará migrando de plataforma, você pode aproveitar para rever o layout da sua loja virtual. Aproveite esta oportunidade para deixar o site mais organizado, distribuindo bem todos os headings e imagens das páginas.

Lembre-se apenas se seguir o manual de marca criado ou, se for o caso, de criar um novo manual de marca, reformulando a paleta de cores e o logotipo da empresa.
Agora que você já sabe como migrar de plataforma de e-commerce sem perder tráfego, acesse o blog da Ciclo e tenha acesso a mais dicas de gestão de lojas virtuais.

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