Gestão do E-commerce

Como o usar o PIX como forma de pagamento para o seu e-commerce

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Como o usar o PIX como forma de pagamento para o seu e-commerce
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

O PIX é um sistema de pagamentos e transferências instantâneas criado pelo Banco Central e disponibilizado para todos os brasileiros desde novembro de 2020. Com ele  os pagamentos acontecem de maneira fácil e sem intermediários.

Antes do PIX as formas de pagamento eram basicamente os TEDs e DOCs, que demoravam mais tempo para a conclusão, e consequentemente, tinham mais intermediários, o que encareceria o processo e o tornava mais lento. A transferência de valores pelo PIX pode acontecer em qualquer momento do dia, outro diferencial desse modelo.

A aplicabilidade do PIX é ampla, sendo um modelo de pagamento pensado inclusive para as compras em lojas físicas no dia a dia, mas como é um modelo recente, muitas questões sobre como ele pode funcionar ainda surgem.

Para quem tem um e-commerce se manter atualizado e diversificado quando o assunto é formas de pagamento, é essencial. Por isso, separamos as melhores dicas e explicações sobre como usar o PIX no e-commerce.

Por que usar o PIX no seu e-commerce?

Essa nova forma de pagamento impacta diretamente nas transações mais demoradas de quem tem um negócio, como, por exemplo, o pagamento por boleto que demora em média 3 dias para a compensação.

Com o PIX o pagamento é imediato, o que garante maior velocidade de recebimento para o consumidor e também menor chance de esquecimento ou desistência por parte do mesmo. Para os empreendedores, essa é uma boa solução.

Outro grupo de consumidores que são impactados diretamente com o PIX são os que não querem efetuar o pagamento via boleto, mas também é uma alternativa escolhida entre os 80% de consumidores que usam o cartão de crédito nas suas compras. O PIX é uma ferramenta que substitui muito bem a velocidade de confirmação de pagamento do cartão de crédito.

O PIX também garante maior segurança, já que o consumidor não fornece nenhum dado bancário na hora do fechamento da compra, evitando os mais variados tipos de fraude.

Em geral, essa modalidade de pagamento é benéfica para quem empreende e pode ser uma opção mais moderna, rápida e sem as burocracias que estamos habituados.

Além de ser outra possibilidade de pagamento, que gera menos insegurança nos clientes, é segura contra fraudes, e ainda é beneficiada pela rapidez e praticidade, o PIX conta uma diminuição grande de intermediários nas transações, que efetivamente, diminui o valor das taxas a serem pagas pelos lojistas.

A taxa será cobrada somente por transação – os bancos e instituições financeiras irão pagar ao Banco Central, centralizador do PIX, o valor de R$ 0,01 a cada 10 transações do tipo efetuadas. Um valor baixo que é repassado ao empreendedor.

A ampliação dessa modalidade também gera competitividade entre as instituições que já estão criando ofertas melhores e que impulsionam o mercado.

Como usar o PIX no e-commerce?

O PIX trabalha com as chaves de pagamento, que são códigos criados para a identificação de quem está sendo pago. E uma das maneiras de chegar até essa chave é através do QR Code gerado.

Para os empreendedores que querem usar o PIX no e-commerce, o QR Code é um suporte inteligente que pode ser integrado. Para isso, é necessário que se faça uma atualização no site e que entre as possibilidades de pagamento, o PIX seja incluído com um direcionamento para o QR Code de pagamento.

Assim que o cliente escanear o QR Code o valor e a chave PIX da loja aparecerão e o pagamento será instantâneo.

Esse é o modelo mais seguro e efetivo, mas o processo manual de envio da chave PIX após a compra, também é uma possibilidade. Nesse caso, mantenha um CRM atualizado e coloque todas as informações sobre as transações lá.

Gostou das nossas dicas? Para saber das melhores novidades do mercado, acompanhe o Blog da Ciclo.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br