Gestão do E-commerce

Como posicionar minha loja organicamente?

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Como posicionar minha loja organicamente?
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Conseguir um bom posicionamento da sua loja virtual nos buscadores da internet é uma tarefa que exige dedicação e investimento. Mesmo assim, nem sempre é possível obter os resultados esperados.

Por isso, nesse artigo vamos explicar como conseguir posicionar a sua loja virtual organicamente e obter ótimos resultados. Boa leitura!

Tráfego orgânico x tráfego pago

Antes de continuarmos, é fundamental que você entenda que é possível atrair clientes para o seu e-commerce através de dois tipos diferentes de tráfego: orgânico e pago. 

O tráfego orgânico é aquele que é obtido através de uma boa otimização por SEO no seu site, produção de conteúdo e qualidade, divulgação da sua marca através de publicações no seu perfil nas redes sociais. Ou seja, ele exige muito mais tempo e dedicação do que dinheiro propriamente dito. Os primeiros resultados aparecem geralmente em 6 meses, mas não duradouros.

Já o tráfego pago é aquele que vem através de anúncios e links patrocinados. É uma excelente estratégia para conseguir aumentar o tráfego do seu e-commerce rapidamente. Entretanto, assim que o pagamento acaba, o volume de tráfego também diminui.

Dicas de como posicionar a sua loja organicamente

Agora que você já sabe qual é a diferença entre essas duas estratégias, vamos focar em quais medidas você pode adotar para conseguir um bom posicionamento orgânico do seu site.

1. Otimização por SEO

O ideal é que você já comece o seu site preocupado com o SEO dele. Entretanto, se esse não é o seu caso, então será preciso revisar todas as páginas do seu e-commerce e conteúdo produzido para se certificar de que eles estão otimizados. Uma boa otimização por SEO incluem a verificação de diferentes itens no seu site, tais como:

  • Presença de títulos (h1) e subtítulos (h2, h3, h4);
  • Links internos;
  • Metadescription;
  • inclusão de palavras-chave.

2. Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é outro item fundamental na busca para ter um bom posicionamento orgânico do seu e-commerce. O conteúdo também precisa estar otimizado por SEO e trazer informação relevante para o cliente.

Pense que o conteúdo precisa ser capaz de responder às dúvidas dos clientes, e não apenas em tentar vender os seus produtos. Oferecer um conteúdo de qualidade fará com que o cliente veja a sua marca como uma referência no mercado.

3. Foque no link building

Outra dica para posicionar o seu site organicamente é através de parceria com outras marcas. Isso porque, no mercado digital uma marca recomenda a outra através dos backlinks. Ou seja, a marca A produz conteúdo mencionando a marca B. Quanto mais indicações a marca A tiver, maior será a autoridade dela e melhor posicionada ela vai ficar.

4. Invista nas redes sociais

As redes sociais permitiram às pessoas se conectarem entre si, mas também de ficarem mais perto das marcas que elas gostam. Por isso, é essencial que o seu e-commerce tenha um perfil em alguma rede social.

Não é preciso estar presente em todas elas, mas se optar por isso, certifique-se apenas de que você conseguirá atender a todos os clientes e gerenciar todas elas. Essa é uma ótima oportunidade de conseguir trazer novos clientes e interagir com eles.

5. Experiência do usuário

É fundamental que o seu site seja desenvolvido para que o usuário tenha uma boa experiência. Isso significa que ele não deve ser pesado, deve ser bem organizado, oferecer mecanismos de busca e tem um layout amigável. Sites em que é difícil encontrar o que você procura é sinal de abandono de carrinho.

Além disso, a partir do ano que vem o Google começará a fazer uma nova avaliação dos sites através do algoritmo Google Page Experience. Portanto, sem uma boa navegabilidade, o Google irá punir a sua página.

Fique de olho no blog da Ciclo para mais dicas de como melhorar o posicionamento do seu e-commerce nos mecanismos de busca.

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