Gestão do E-commerce

Como usar os insights do Google Analytics a favor do seu e-commerce

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Como usar os insights do Google Analytics a favor do seu e-commerce
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google, amplamente conhecida e utilizada. Ela dá a possibilidade para o empreendedor analisar dados importantes e assim entender o comportamento do consumidor. Como o próprio Google define, o Google Analytics veio para “transformar ideias em ação”.

Os dados fornecidos por essa ferramenta envolvem o engajamento social, número de visitantes, quem está visitando em tempo real, fontes de tráfego, as palavras-chave mais utilizadas, e as páginas mais bem colocadas em ranking. Peças essenciais do quebra-cabeças de um negócio de sucesso.

Esses dados são fundamentais para que um diagnóstico seja elaborado e uma estratégia de marketing mais específica, seja montada. O Google Analytics é a oportunidade de saber quais redes sociais estão direcionando a maior parte do tráfego, qual é o melhor conteúdo em desempenho social e um dos pontos mais procurados: como os visitantes interagem com o seu conteúdo.

Os dados são um caminho disponível e precisam ser analisados adequadamente, por isso neste artigo vamos te explicar tudo o que é preciso para usar os insights do Google Analytics a favor do seu e-commerce.

O que é Google Analytics?

Criado em 2005, nos primórdios do marketing digital, o Google Analytics é um serviço gratuito do Google que mostra estatísticas de visitação de um site, dados que permitem otimizar campanhas de marketing e a utilização do Google Adsense.

Para começar uma avaliação basta que você vá para analytics.google.com, inicie a avaliação com o nome da sua conta e siga os passos seguintes. Ou então, baixe o aplicativo do Google Analytics no seu celular.

Porque usar o Google Analytics

O grande desafio de empreendedores com negócios virtuais é manter a audiência interessada no seu conteúdo, e os assuntos que são mais relevantes vão ser apontados pelos resultados do Google Analytics.

Usar o Google Analytics é se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Com ele você vai perceber os pontos fortes do seu negócio e o que pode ser melhorado.

Em um ambiente tão amplo como a internet, saber como atingir pontos específicos faz parte de uma trajetória de sucesso. Por isso ferramentas de dados como o Google Analytics não são exceções, são regra para a existência de um e-commerce.

Tenha planejamento estratégico usando o Google Analytics

O planejamento estratégico é um mapa que identifica a sua posição atual e constrói uma rota em direção ao seu objetivo. Aplicar esse conceito ao seu e-commerce é mais simples do que parece.

Um exemplo é a prospecção de clientes de outras localidades. Um dos dados que o Google Analytics te permite saber é a geolocalização dos seus clientes, assim você pode construir estratégias como frete grátis, para as regiões que você ainda não atingiu o seu potencial.

O Google Analytics também mostra o quanto o seu conteúdo prende o usuário, ou seja, quanto tempo ele fica na sua página. Faça sempre testes de melhoramento com assuntos novos sobre a sua área de atuação.

O caminho que o usuário faz para te encontrar também faz parte do relatório do Google Analytics. Depois desse relatório a sua campanha de marketing vai focar muito mais nas áreas que você precisa melhorar, sem deixar de potencializar aquele espaço em que você é mais conhecido.

Insights para o seu e-commerce

Os insights do Google Analytics é uma ação pensada em facilitar a decodificação dos dados recebidos. Com ele você acompanha as tendências e oportunidades específicas do seu tipo de negócio.

Os insights são acessados pelo painel do Analytics Intelligence, no aplicativo do Google Analytics. Os passos são: fazer o login, ir até a sua vista, abrir relatórios e clicar no botão Intelligence.

Os insights vão aparecer classificados em feeds novos, salvos e lidos. E com o algoritmo de aprendizado de máquina, os resultados dos insights vão ser os mais proveitosos para você.

Você também pode fazer perguntas objetivas nos insights, como, por exemplo, o número de novos usuários cadastrados no seu site. Com os insights a análise de dados não depende da sua interpretação, ele responde exatamente o que é pedido.

O Google Analytics é uma ferramenta importante para o seu negócio, e os insights são o que faltava para você aplicar com excelência a estratégia baseada nos resultados obtidos.

Gostou da nossa dica sobre os insights do Google Analytics? Para se manter atualizado nas principais tendências de marketing digital acompanhe o Blog da Ciclo!

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br