Gestão do E-commerce

Conheça 5 estratégia de pós-venda no e-commerce para reter os clientes

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Conheça 5 estratégia de pós-venda no e-commerce para reter os clientes
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Ter uma boa estratégia de pós-venda no seu e-commerce pode aumentar as taxas de conversão do seu negócio e ainda fidelizar clientes. Para isso, é fundamental implementar algumas práticas que, apesar de simples, são muito efetivas nesta tarefa.

Ao longo deste artigo explicaremos a importância do pós-venda e quais são as estratégias de pós-venda mais efetivas. Boa leitura!

Porque adotar estratégias de pós-venda no e-commerce?

Às vezes os donos de e-commerce ficam tão focados em aumentar o tráfego pago e orgânico do site e melhorar as taxas de conversão, que acabam esquecendo que o pós-venda é um momento essencial na jornada de compra do cliente.

Afinal de contas, o cliente que efetuou a compra já chegou até a sua loja virtual e já conhece a sua marca. Este é o momento de manter um relacionamento com ele, mostrando que ele é importante para o seu e-commerce, e finalmente focar na fidelização do cliente.

Além disso, especialistas afirmam que conquistar novos clientes pode custar entre 5 a 7 vezes mais do que manter os clientes que já existem. Portanto, investir no pós-venda ainda pode ser uma forma de economizar.

Estratégias de pós-venda que funcionam

1. Mantenha contato com o cliente

Manter contato com o cliente após a primeira compra é uma das principais estratégias de pós-venda no e-commerce. Geralmente, esse primeiro contato começa assim que a compra é efetuada, agradecendo o cliente por ter escolhido a sua loja virtual.

Oferece ao seu cliente e oportunidade de receber o newsletter do seu e-commerce, com as promoções e novidades. Adote estratégias de e-mail marketing e envie mensagens em datas especiais, como aniversários ou outras datas importantes do calendário do e-commerce.

2. Conheça o seu consumidor

Conhecer o seu consumidor vai além de ter um público-alvo. Veja esse exemplo, você possui um supermercado online. Alguns clientes preferem produtos naturais, fit, compram uma maior quantidade de frutas e verduras. Outros têm filhos, e provavelmente irão adquirir mais iogurtes e biscoitos para o lanche das crianças. Ainda, têm aquelas pessoas que preferem a sessão de congelados.

Entendeu como o perfil de cada cliente é diferente? Desta forma é possível oferecer ofertas exclusivas para cada um deles.

3. Crie programas de fidelidade ou assinatura 

Oferecer um programa de fidelidade ou de assinatura para o seu cliente pode ser uma grande vantagem. Nos programas de fidelidade, como o cliente recebe recompensas, a tendência é que o valor médio do ticket seja maior.

Os programas de assinatura trazem muita comodidade, já que o cliente pode receber as novidades e produtos diferentes periodicamente, sem precisar fazer uma nova compra. Além disso, fica mais fácil de calcular o faturamento do e-commerce.

4. Ouça o que o cliente tem a dizer

Outra importante estratégia de pós-venda no e-commerce é ouvir o que o seu cliente tem a dizer. Envie uma pesquisa de satisfação por e-mail, para que ele possa contar como foi ou como tem sido a experiência com a sua loja virtual.

Não tenha medo de ouvir críticas e encare elas como oportunidades de melhoria do seu e-commerce. Muitas vezes é difícil saber onde estão as fraquezas do seu negócio, e somente quem passa pelo processo todo pode perceber isso.

5. Ofereça conteúdo relevante

Por último, mas não menos importante, ofereça conteúdos relevantes para os seus clientes. Dito isso, na hora de preparar os conteúdos do blog e das redes sociais foque em questões que realmente respondam dúvidas dos clientes.

Essa estratégia irá ajudar a forma como a sua marca é vista, aumentará a autoridade do seu e-commerce, além de melhorar o tráfego orgânico do seu site.

Quer mais dicas de como cuidar do seu e-commerce e de quais estratégias podem ser implementadas para ter uma loja virtual de sucesso? Basta acessar o blog da Ciclo.

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