Experiência do cliente

Conheça as vantagens de ter QR code no seu e-commerce

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Conheça as vantagens de ter QR code no seu e-commerce
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

O QR code tem sido cada vez mais utilizado em praticamente todos os nichos de comércio, entretenimento, dentre outros. Essa é uma tecnologia de resposta rápida, desenvolvida para que o usuário pode tanto obter informações, como realizar transações financeiras através dele.

Implementar o QR code no e-commerce é muito fácil e ainda pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. A seguir, explicaremos o que é o QR code, como ele funciona, as vantagens de utilizá-lo e como implantar na sua loja virtual. Boa leitura!

O que é o QR code e como ele funciona?

QR code vem do inglês, Quick Response, que na tradução para o português é resposta rápida. Ele foi criado pela empresa japonesa Toyota, em 1994. A princípio era utilizado apenas na indústria automobilística, entretanto, pela grande capacidade de armazenagem de dados, passou a ser utilizado em outras áreas.

Ele é um código de barras bidimensional que é facilmente escaneado pelos smartphones. Após ser escaneado, esse código pode ser convertido em texto, URL, número de telefone, e-mail, geolocalização, dentre outros.

Atualmente, é possível encontrar um QR code durante visitas a museus, em salas de cinema, em sites dos mais variados nichos, em embalagens de produtos, em promoções. Provavelmente você já entender que a lista de aplicações é extensa.

Vantagens de implantar o QR code no e-commerce

Donos de e-commerce devem sempre ficar atentos às últimas novidades do mercado e em trazer sempre uma boa experiência de compra para os seus clientes. Pensando nisso, o QR code pode ser um grande aliado da sua loja virtual, e utilizado pode ter diversas vantagens, são elas:

  • Pagamento rápido e seguro: o check out, ou o pagamento da compra, é um dos momentos críticos da jornada do cliente em um e-commerce. Se ele não for bem estruturado o cliente pode se sentir inseguro e desistir da compra. Neste momento é possível oferecer um QR code que possa ser escaneado pelo aplicativo do banco;
  • Inclusivo: o QR code é uma ótima alternativa para atrair aquele cliente que quer comprar, mas sem usar o cartão;
  • Boa experiência: com o QR code o cliente pode ter uma experiência diferenciada durante a aquisição dos produtos no seu e-commerce. Ele pode escanear o código em busca de mais informações, conteúdos exclusivos ou mesmo para ter descontos exclusivos.

Como usar o QR code na sua loja virtual

Saber implementar o QR code no e-commerce é extremamente importante para conseguir ter sucesso. Lembre-se que a ideia é justamente que o cliente tenha a informação sempre à mão quando precisar, portanto, esse deve ser o seu foco na hora de criar estratégias para usar o QR code. Veja quais são as nossas dicas:

  1. Exclusividade: clientes gostam de exclusividade, e tratá-los desta forma aumentarão as suas chances de fidelizá-los. Essa pode ser uma forma de usar o QR code no e-commerce: junto com o e-mail de agradecimento pela compra, envie também um QR code com descontos exclusivos;
  2. Conteúdos diferenciados: essa pode ser uma ótima opção para um e-commerce que possui um clube de assinatura. O QR code pode vir nas embalagens ou em algum catálogo, e escaneado-o ele terá acesso a mais informações sobre o produto (excelente para vinhos, por exemplo), ou ficará sabendo das novidades da sua loja;
  3. Cross-selling: ofereça ao cliente um QR code com uma promoção exclusiva para um produto que seja complementar ao que ele comprou. Por exemplo, você possui um e-commerce de artigos esportivos, a pessoa adquiriu um conjunto de pesos, ofereça descontos para um tapete de yoga;
  4. Página mobile friendly: lembre-se que o cliente irá acessar a informação do QR code pelo celular. Portanto, é primordial que as páginas elaboradas sejam mobile friendly. Caso contrário o QR code perde o sentido.

Gostou das nossas dicas sobre como usar o QR code no e-commerce? Acesse o blog da Ciclo e encontre outras dicas para a sua loja virtual.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br