Recentemente o Instagram lançou uma nova ferramenta para a sua plataforma, o Reels Instagram. Por mais que ela ainda em fase de teste, ela veio para ficar. Portanto, se você tem uma loja virtual e está sempre atrás de novas formas de divulgar a sua marca e conseguir mais clientes, fique atento a este artigo.
Neste artigo você conhecerá as funcionalidades do Reels Instagram e como usar no seu e-commerce. Vamos lá?
O que é o Reels Instagram?
O Reels Instagram é uma ferramenta que surgiu para competir diretamente com o Tik Tok. Em novembro de 2019 a rede social lançou a função “Cenas”, que permitia ao usuário criar e editar vídeos curtos que tivessem música de fundo.
Como a aceitação da função foi boa, agora o Instagram lança essa nova ferramenta, o Reels. Com ele, você poderá:
- Fazer vídeos de até 15 segundos;
- Compartilhar os vídeos no seu perfil, no Stories e ainda enviar para amigos através do Direct to próprio Instagram;
- Utilizar elementos salvos de outros vídeos para utilizar no seu vídeo.
Se você já utiliza o Instagram como estratégia de marketing no seu e-commerce, essa nova ferramenta pode ser muito interessante. Ele permite a criação de vídeos mais criativos e que possam atingir um público maior do que com os posts no perfil da sua loja virtual. A seguir explicaremos o passo-a-passo de como usar o Reel Instagram no seu e-commerce.
Passo-a-passo para usar o Reels Instagram no seu e-commerce
Se você já está familiarizado com as funcionalidades e ferramentas das redes sociais, provavelmente não terá nenhum problema para utilizar o Reels. Entretanto, é recomendado que alguns testes sejam feitos antes de realmente publicar um vídeo no perfil da sua loja virtual.
Veja a seguir o passo-a-passo para usar o Reels Instagram:
- Selecione a câmera para Stories e procure pela função “Reels” na parte inferior da tela;
- Um pequeno menu aparecerá do lado esquerdo do celular, com opções de “áudio”, “velocidade”, “efeitos” e “timer”;
- Para incluir uma música no seu vídeo, clique em “áudio”, você será redirecionado para a sua biblioteca de músicas, basta selecionar a que você quiser;
- Se você quiser que o vídeo seja reproduzido em velocidade menor ou maior do que a normal, basta selecionar a opção “velocidade” e qual a velocidade desejada;
- A opção “efeitos” pode ser utilizada para incluir filtros no vídeo. São os mesmo filtros já utilizados nos Stories;
- O “temporizador” irá te ajudar na gravação do vídeo. É importante ficar de olho nele, já que assim que atingir os 15 segundos, o vídeo é cortado;
- Agora que você já ajustou todas as configurações do seu vídeo, basta gravá-lo utilizando o botão central que aparece na tela.
Dicas para edição do vídeo
Depois de gravar o seu vídeo, é fundamental que você faça uma boa edição. Isso auxiliará na qualidade do material final. Lembre-se que vídeos com boa qualidade chamam mais atenção dos usuários e ainda demonstram o profissionalismo da sua empresa.
Assim que finalizar a gravação o Instagram disponibilizará as funções de corte e edição do vídeo. Além disso, no menu inicial do Reels uma nova função também aparecerá, “Alinhar”. Essa função permite que você deixe o vídeo alinhado na tela, evitando que cabeças e braços sejam cortados no vídeo final.
Uma vez que todas essas etapas foram finalizadas, você poderá publicar o seu vídeo. É neste momento que você poderá escrever algo ou mesmo incluir ícones no seu vídeo.
Agora que você já sabe como usar o Reels Instagram no seu e-commerce, acesse o blog da Ciclo e confira mais dicas para o seu e-commerce.

LGPD no e-commerce: como vai afetar sua loja

Business Intelligence (B.I.) para e-commerce: saiba o que é e como funciona

Pagamento por voz no e-commerce: conheça os desafios
