Tenha um controle de estoque eficiente

14/09/2016

Você faz um bom controle de estoque?

Para você que procura ter um controle de estoque mais eficiente na sua empresa, lá vai a primeira dica: tenha  um controle minucioso de tudo que entra e sai dele. Não há como se falar em outros pontos como softwares super elaborados, controle de demanda, custos e outros detalhes, se o primordial, que é ter um controle mínimo, é deixado de lado ou subestimado.

Cuidar do estoque é cuidar do coração da empresa. Lá está investido boa parte do capital que a empresa possui e é onde, provavelmente, ela esteja perdendo dinheiro, caso não possua um bom gerenciamento.

No decorrer deste texto, darei algumas dicas importantes no que se refere ao controle de estoque e a como você poderá otimizá-lo para melhorar os processos dentro da sua empresa.

“Os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes” (VIANA, 2000, p.144)

gestão-de-estoque

Controle de Estoque

O controle de estoque da sua empresa pode parecer um bicho de sete cabeças, porém pode ser bem mais simples do que imagina.

Digamos que você possua uma loja física e também uma on-line.

Imagine que um cliente chegue em sua loja e leve aquele último produto que tinha em estoque. Claro que aquele sorriso que você dá para o cliente informando-o a sorte que ele tem de levar o último produto vem logo a sua mente, mas, e o outro cliente que acabou de realizar a compra on-line?

Creio que este não ficará nada satisfeito ao saber que você tinha o produto e não tem mais.

Isso ocorre com maior frequência do que se imagina, e um sistema integrado, um controle rígido e o comprometimento de atualizá-lo farão diferença neste caso.

Boa parte das empresas tem esse problema devido a não utilização da nossa primeira dica: Ter um controle efetivo do estoque. Por não ter este controle, acabam se metendo em alguns problemas conhecidos, como:

  • Falta de produto no estoque no momento da venda;
  • Insatisfação do cliente devido aos atrasos na entrega do produto;
  • Desvios de produtos;
  • Compra mal planejada;
  • Entre outros.

Em mercados com margens de lucro espremidas, onde cada centavo conta, saber planejar e ganhar competitividade nesses detalhes fazem toda a diferença.

falta-de-produto-no-estoque

Separei alguns pontos que você deve ter atenção:

Organização do estoque

Sendo você um pequeno comerciante ou uma empresa já estabelecida no mercado, a organização do estoque é fundamental para que você ou sua equipe acabem não perdendo tempo na procura de um produto ou corram o risco de deixá-lo perdido em algum canto, sem entregar ao seu consumidor.

Quanto maior for seu estoque, maior será a necessidade de controle e organização.

Tenha um software para auxiliá-lo

Há diversos softwares que auxiliam no controle do estoque e quanto maior a sua empresa, maior a necessidade de dispor de um ERP para ajudar. Porém dependendo do volume de produtos, uma planilha poderá ajudar no começo.  Caso possua uma operação maior, segue algumas sugestões de software:

Conta Azul

Nele, você dispõe de várias funcionalidades para gerenciar seu estoque, como, por exemplo:

  • Controle sobre o giro de estoque;
  • Agilidade na emissão de notas fiscais de entrada e saída;
  • Gerenciamento das compras efetuadas;
  • Cadastro de fornecedores.

TINY

Outro ERP bem conhecido no mercado que poderá auxiliá-lo no gerenciamento do estoque. Ele dispõe de alguns módulos interessantes, como:

  • Controle de entrada e saída de estoque;
  • Panorama financeiro do estoque;
  • Controle de inventário;
  • Importação de notas de produtos.

SAGE

Se você quiser explorar mais opções, também existe a solução SageStart, que você poderá avaliar e ver se ela se adéqua a sua empresa. Destaco algumas informações que você pode conseguir com o uso dela:

  • Controle de estoque;
  • Controle de fornecedores;
  • Acompanhamento de entrada e saída de mercadoria;
  • Transferências de estoque.

Independente do ERP que você for utilizar, ele servirá de suporte para que consiga gerenciar melhor seu estoque. Mas vale reforçar que sua presença e dedicação ao controle é fundamental para que melhores resultados apareçam.

 Crie Categorias

Tendo um espaço físico para guardar seu estoque, seja ele pequeno ou grande, a importância de ter alguma identificação, seja por cor, código, categoria ou algo do tipo, se faz necessária para que tenha maior agilidade em encontrar o produto quando for necessário.

Tenha um controle rígido

Procure revisar, periodicamente, o estoque da sua empresa, checar as entradas e saídas dos produtos, acompanhar através do inventário e, assim, tornar isto um hábito. Orientar os funcionários desta importância, tanto dos registros quanto do acompanhamento, é primordial.

Produto parado

Identificando algum produto parado, que não vende há um bom tempo, procure alinhar a informação junto à equipe ou ao pessoal de marketing para que seja realizada alguma promoção a fim de eliminá-lo do estoque.

Planeje suas compras

Ter um planejamento de compras para a sua empresa, pode lhe render muita economia. Você terá maior poder de negociação junto aos seus fornecedores e assim conseguir barganhar valor e se tornar mais competitivo junto aos concorrentes.

Deixar para comprar no momento em que acaba os produtos, você estará perdendo vendas e também correndo sérios riscos de aumentar o tempo de defasagem do seu produto em sua loja, caso tenha algum problema junto ao fornecedor.

Complementando…

Todas essas são dicas práticas que você poderá adotar agora mesmo para que melhore o gerenciamento do seu estoque. Seguindo elas, você conseguirá melhorar, de forma significativa, o controle do seu estoque.

Confira também o conteúdo que elaboramos sobre a Curva ABC de cliente. Através dela, você conseguirá também adaptar para a área de estoque.

Curva ABC de clientes

Este conteúdo ajudou você? Compartilhe e deixe seu comentário.