Marketing Digital

Dicas de marketing no Pinterest para seu e-commerce

Flávio Beraldo
Escrito por Flávio Beraldo
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

A utilização das redes sociais nas estratégias de marketing já se tornou comum e não podia ser diferente. As redes sociais exercem grande impacto no público, já que a maioria dos consumidores se encontram em alguma delas. Neste artigo, iremos dar algumas dicas de marketing para o Pinterest, uma rede social pouco explorada pelo marketing.

Rede Social Pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens. Através da criação de boards ou painéis, é possível pinar imagens e criar coleções de imagens (pins) em sua galeria. É como se você tivesse sua galeria de artes e você vai adicionando fotos a essa galeria.

Parece bem amador ou até mesmo recreativo, entretanto algumas empresas já descobriram o potencial dessa mídia e vem obtendo grandes resultados, principalmente marcas nos EUA, onde estas estratégias estão mais avançadas.

Como utilizar o Pinterest na empresa

Indo mais profissionalmente nessa rede social, adotar estratégias de marketing para o Pinterest pode lhe trazer muitos benefícios, como:

  • Engajamento com o público
  • Fortalecimento da marca
  • Maior volume de tráfego para o site
  • Novos consumidores

Para que consiga visualizar melhor como o Pinterest pode ajudar nos resultados da empresa, vejamos um exemplo.

Um e-commerce Geek tem um perfil e deseja explorar melhor o marketing para o Pinterest, assim como faz em outras redes sociais. Sendo assim, procura inserir conteúdos que engajem o seu público.

Diante dessa missão, cria quadros/ boards para inserir suas imagens (pins). Ele cria diversos, como Filmes, HQ, Camisetas, Games e Curiosidades. Bom, vejamos como poderia ser exposto esse conteúdo.

Filmes: Neste boad, ele começa a pinar, subir imagens de filmes famosos, por exemplo, um pôster de Senhor dos Anéis, Star Wars, Star Trek e outros que engajem o usuário. Esse público irá ver que a sua marca está em sintonia com ele, irá ver uma marca que se identifica.

Curiosidades: O e-commerce Geek, viu também que seu público gosta de curiosidade sobre séries. Sendo assim, ele cria uma imagem e sobe no board. Quando ele posta, ele faz uma chamada legal, como: Veja 5 curiosidades sobre a Série Breaking Bad. Além da chamada, ele direciona esse usuário para o blog da marca, onde escreveu um conteúdo sobre essas curiosidades, levando assim tráfego para o seu blog. Sim, mesmo sendo uma rede social de compartilhamento de imagens, é possível inserir link que direcione o usuário para outro endereço.

Camisetas: O e-commerce Geek também quer vender suas camisetas. Com isso, no board ele pina camisetas que comercializa, por exemplo, camisetas da série Breaking Bad, Star Wars, The Walking Dead e outras coleções. Assim, ele cria uma chamada para quem quiser adquirir a camiseta através da loja, onde basta somente clicar que será direcionado para a página do produto.

É importante que esses boards e Pins contenham palavras-chave para que o usuário encontre você com mais facilidade. No Google Adwords, planejador de palavra-chave, você pode realizar a busca dos termos mais relevantes do seu público.

Esteja preparado para o público

Em uma estratégia de marketing para o Pinterest é preciso pensar em toda a jornada. Do que adianta você pinar imagens do seu produto, direcionar para a página do seu e-commerce, sendo que ele não é responsivo?

Os acessos em massa das redes sociais são feitos através de dispositivos móveis, sendo assim é primordial que a experiência desse usuário não seja afetada negativamente.

Assim como ter um layout responsivo em sua loja, por ser uma rede social de imagens, a qualidade conta muito. Assim como é possível pinar as imagens que aparecem na timeline, também é possível fazer uploads das suas criações.

Ter essas imagens em boa qualidade, trará mais credibilidade a sua marca, além de ter o visual do perfil mais valorizado. Vejamos algumas marcas que trabalham bem seus boards e qualidade de imagens.

Sephora

Sua marca pode criar os boards que haja interesse do público. Aqui a marca procura colocar algumas categorias de produtos que comercializa. A marca possui mais de 470 mil seguidores.

CVC Viagens

Veja a exposição da CVC Viagens. Nos boards, ela procura expor pins de lugares diversos, onde os usuários podem pinar, dar like ou compartilhar com outros usuários. É muito comum os usuários pinarem várias dessas imagens em seus boards para que comparem e possa decidir seu destino.

RD Station

A Resultados Digitais, empresa que tem como produto o RD Station, ferramenta de automação de marketing e nosso parceiro, procura expor conteúdos educativos, como infográficos para seus seguidores, outro tipo conteúdo que pode ser trabalhado dentro do Pinterest. Sendo que o uso de infográficos são comuns em estratégias de marketing no Pinterest das empresas.

Análise de dados de marketing para o Pinterest

Assim como as outras redes sociais, é possível mensurar os dados. Entre as métricas que possam ser avaliadas estão: o número de impressões, imagens mais pinadas, boards mais engajados, entre outras métricas.

Neste vídeo produzido pelo próprio Pinterest você pode conferir como funciona o painel de análise e quais as métricas podem ser avaliadas pelo time de marketing.

 

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br