Gestão do E-commerce

E-commerce para iniciantes: dando os primeiros passos

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
E-commerce para iniciantes: dando os primeiros passos
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

Antes de abrir uma loja virtual, é importante saber como dar os primeiros passos para os iniciantes em e-commerce. Isso irá garantir que você não gaste tempo, e nem dinheiro, consertando as decisões erradas tomadas por falta de experiência.

Nos parágrafos a seguir vamos explicar os cinco primeiros passos que devem ser tomados por quem quer ingressar no e-commerce. Confira!

Iniciantes no e-commerce: quais os primeiros passos

Mesmo sendo um iniciante, com certeza você quer começar com o pé direito e dar os primeiros passos da forma mais consistente e determinada possível, certo? Para isso, é importante entender pelo menos o básico de como o mercado funciona e de tudo que você precisará pesquisar e implementar para que a sua loja virtual comece a funcionar e tenha sucesso.

1. Tenha um propósito

As pessoas abrem lojas virtuais por diferentes motivos. Algumas querem apenas ter uma complementação na renda, outras querem realmente empreender e ter o e-commerce como principal fonte de renda. Há ainda aquelas pessoas (ou empresas) que já possuem uma loja física e veem no e-commerce uma oportunidade de expandir a sua área de atuação.

Não importante qual é o motivo que levou você a fazer isso, o importante é que ele esteja claro desde o início das atividades do seu e-commerce.

2. Conhecer o mercado

O próximo passo dos iniciantes no e-commerce é definir em qual nicho irá atuar. Os relatórios produzidos pelo Webshoppers é uma excelente fonte de pesquisa para entender quais são os produtos mais procurados. Lembre-se apenas que geralmente esses nichos também apresentam uma maior concorrência.

Dependendo do produto escolhido, você precisará conhecer quem são os potenciais concorrentes e fornecedores. Fique atento também a fatores externos ou internos que possam comprometer o seu e-commerce antes mesmo dele começar.

Por exemplo, se você quiser trabalhar com produtos importados deve ficar atento às demoras em liberação de produtos na alfândega, ou mesmo às altas do dólar devido a momentos de instabilidade econômica. Já as internas podem estar relacionadas ao espaço de estoque, por exemplo, se você não tem um local para manter produtos grandes ou mesmo uma grande quantidade de produtos.

3. Entender o consumidor

Esse é o momento de entender quem serão os seus consumidores. É preciso saber como encontrá-lo para divulgar a sua marca, ou mesmo qual o tipo de linguagem que deverá ser usada para conseguir convencê-lo a comprar no seu e-commerce e não na concorrência.

Entender e conhecer o consumidor será essencial no planejamento das estratégias de marketing. Afinal de contas, o seu e-commerce terá sucesso apenas se você conseguir se comunicar de forma efetiva com o seu consumidor.

4. Estratégias de Marketing

Elas são fundamentais para que você consiga divulgar a sua marca, atrair mais clientes para o seu site, aumentar a taxa de conversão dele. Existem diferentes estratégias de marketing e você não só pode, como deve, escolher mais de uma. Algumas dessas técnicas são:

5. Escolher a plataforma

Por último, mas não menos importante, os iniciantes em e-commerce deverão escolher qual plataforma usar. Essa decisão é fundamental porque existe uma grande diversidade de plataformas no mercado, cada uma com as suas vantagens e desvantagens.

A principal dica para escolher a plataforma mais adequada é lembrar que, preço não é tudo, ela precisa funcionar corretamente e entregar tudo o que você precisa. Vale mencionar também que o Google passará a avaliar os sites através de um novo algoritmo, o Google Page Experience, para assegurar que além de conteúdo de qualidade, o site também possui uma boa navegabilidade.

Para ter mais dicas de quais são os primeiros passos no e-commerce, basta acessar o blog da Ciclo e conferir outros artigos.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br