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E-mail marketing para e-commerce: como construir um bom relacionamento com o seu cliente

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
E-mail marketing para e-commerce: como construir um bom relacionamento com o seu cliente
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Para ter um e-commerce de sucesso é necessário construir uma relação de confiança com o seu cliente. Isso pode ser feito de diferentes formas e uma delas é através do e-mail marketing para e-commerce.

Neste artigo mostraremos como você poderá utilizar o e-mail marketing para fazer isso de forma eficaz. Vamos lá?

Dicas de e-mail marketing para e-commerce

Clientes que concordam em receber e-mails de lojas virtuais geralmente esperam ser tratados com uma certa exclusividade. Isso pode ser através de descontos diferenciais, informações exclusivas ou mesmo acesso a serviços e produtos antecipadamente. Essas são poderosas ferramentas para fidelizar um cliente.

Por isso, ao planejar a sua estratégia de e-mail marketing para e-commerce, é importante ficar atento a algumas dicas para ter o sucesso esperado. Veja quais são elas a seguir.

1. Dê as boas-vindas

Ao iniciar o envio de e-mails (e o relacionamento) para clientes é essencial dar as boas-vindas. O ideal é que esses primeiros e-mails estejam focados em estabelecer que tipo de relacionamento você terá com o cliente, bem como entender o que o cliente espera da sua marca. Assim, a comunicação fica mais eficiente.

2. Segmente os seus clientes

Por mais que você tenha um público-alvo e uma persona bem definidos, é bem provável que os seus clientes podem ser um grupo de pessoas de diferentes idades, gêneros e preferências. 

Por isso, para conseguir atingir a cada um desses grupos é importante separar os diferentes perfis. Isso permite que você crie e-mails que personalizados, que sejam capazes de atingir a cada um desses grupos.

3. Vantagens para clientes

Uma das vantagens do e-mail marketing para e-commerce é ser capaz de identificar quem são os clientes fiéis, que sempre compram com você. Assim, você consegue oferecer promoções e descontos exclusivos para eles.

Uma das formas de se fazer isso também é através dos chamados clubes de vantagens. Geralmente o cliente adquire “pontos” que podem ser trocados por mercadorias, descontos ou serviços em outras lojas.

4. Não se esqueça dos outros clientes

Por mais que alguns clientes façam compras na sua loja virtual eles não devem ser esquecidos. Pelo contrário, o envio de e-mails com promoções, principalmente em datas importantes e conhecidas do calendário do e-commerce, são fundamentais para trazê-lo de volta à sua loja.

Aproveite as datas como Black Friday, Cyber Monday, Dia do Livro, Dia do Cliente e muitas outras para aumentar as taxas de conversão do seu e-commerce.

5. Remarketing

O e-mail marketing para e-commerce também pode ser utilizado como uma ferramenta de remarketing. Ou seja, lembrar os clientes de que eles possuem um carrinho de compras abandonado na sua loja virtual.
Pesquisas apontam que cerca de 75% das pessoas abandonam os seus carrinhos. Por isso, essa estratégia pode ser muito útil para aumentar as taxas de conversão da sua loja virtual.

6. Utilize ferramentas de e-mail marketing

Existem diferentes ferramentas de e-mail marketing para e-commerce que podem ser utilizadas, tanto pagas quanto gratuitas. Elas facilitam o envio dos e-mails, tais como planejamento e frequência. Portanto, são excelentes para que você não precise fazer isso manualmente.

7. Ouça o que o cliente tem a dizer

O e-mail marketing também pode ser utilizado para saber a opinião dos clientes sobre a sua loja virtual. Aproveite a comunicação no pós-venda e peça um retorno do cliente dizendo como foi a experiência dele. 

Após o envio de alguns e-mails com promoções e conteúdo, peça para o cliente avaliar o que ele recebeu até o momento. Assim, desta forma você consegue saber se está agradando ou não e o que pode ser melhorado.

Lembre-se apenas que é impossível agradar a todos ao mesmo tempo, e veja as críticas recebidas como uma oportunidade de melhoria e crescimento para o seu negócio.

Acesse agora o blog da Ciclo e confira mais dicas para turbinar o seu e-commerce.

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