Gestão do E-commerce

Passo-a-passo para começar o seu e-commerce do zero

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Passo-a-passo para começar o seu e-commerce do zero
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

Ter o seu próprio negócio digital é o sonho de muita gente. Mas na hora de começar um e-commerce do zero muitas dúvidas podem surgir. Pensando nisso, preparamos um passo-a-passo que irá te ajudar a abrir a sua loja virtual. Confira!

Como começar o seu e-commerce do zero

Para que o seu e-commerce dê certo, planejamento e dedicação são fundamentais. Para facilitar a sua jornada, veja o passo-a-passo para começar e-commerce do zero.

1. Plano de negócios

É através da elaboração de um plano de negócios que você irá definir quais são os objetivos do seu negócio e quais serão os passos necessários alcançá-los. Ele é fundamental para todas as empresas que estão começando ou mesmo em expansão.

Brevemente, um plano de negócios deve conter a descrição e especificação dos seguintes pontos:

  • Missão da empresa;
  • Identidade visual;
  • Diferencial em relação ao mercado;
  • Produtos e serviços oferecidos;
  • Perfil dos clientes;
  • Enquadramento tributário;
  • Análise de mercado e da concorrência;
  • Possíveis fornecedores;
  • Planejamento de marketing, financeiro e operacional.

Vale dizer que é nesta etapa que você poderá pensar em cenários hipotéticos e qual decisão a ser tomada em cada um deles. Desta forma, caso um deles aconteça você estará preparado.

2. Plataforma para e-commerce

Depois de definido o plano de negócios, o próximo passo é escolher em qual plataforma a sua loja virtual estará hospedada. Será necessário adquirir um domínio online, que nada mais é do que o endereço do site.

Existem diferentes plataformas para e-commerce: Magento, WooCommerce, PrestaShop e Nuvemshop. E na hora de escolher qual utilizar, é importante ficar atento aos custos, recursos disponíveis e ao suporte que você terá.

3. Opções de pagamento

Dentro do planejamento para começar o e-commerce do zero é importantíssimo que você defina quais os meios de pagamento que serão aceitos. A recomendação é que os clientes possam escolher entre algumas possibilidades.

Existem plataformas especializadas em pagamentos online que podem cuidar disso para você, como PayPal e PagSeguro. Elas ficarão responsáveis por receber o pagamento dos clientes, contactar os bancos e transferir os pagamentos para a sua empresa.

4. Loja virtual

O próximo passo é organizar a sua loja virtual. Lembre-se que é fundamental que os clientes consigam encontrar facilmente o que eles procuram. A dica é que mercadorias e serviços sejam divididos em diferentes categorias.

Não se esqueça de adicionar uma página falando sobre a empresa, qual a missão e qual a experiência com o mercado em que atua. E também disponibilize um canal de contato para os seus clientes. Isso pode ser feito através de e-mail, chat, WhatsApp Business, ou qualquer outra ferramenta que você queira.

5. Marketing digital

O marketing digital é fundamental para todo e-commerce. Afinal de contas, é através dele que você irá atrair mais clientes para o seu site e fazer com que as pessoas conheçam a sua loja virtual. 

Isso pode ser feito através de anúncios pagos, redes sociais e marketing de conteúdo. Não há necessidade de optar por apenas um deles, é possível fazer todos ao mesmo tempo. Já que quanto mais exposição o e-commerce tiver, mais conhecido ele será.

6. Acompanhamento dos resultados

O acompanhamento dos resultados é fundamental para que você possa tomar decisões gerenciar e saiba onde gastar mais dinheiro e energia. 

O Google Analytics é uma excelente ferramenta neste momento. Através dele é possível consultar taxa de visitantes, quais as páginas mais visitadas, o tempo de visita dos clientes e a taxa de conversão (acessos que viraram compras).

Pronto para começar o seu e-commerce do zero? Acompanhe o Blog da Ciclo para ter mais dicas de como cuidar melhor do seu negócio digital.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br