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E-commerce vs marketplace: conheça as principais diferenças

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
E-commerce vs marketplace: conheça as principais diferenças
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Você sabe qual é a diferença entre e-commerce vs marketplace? Por mais que os dois trabalhem com a venda de produtos e serviços online, eles possuem diversas diferenças. Enquanto um e-commerce é uma loja online com marca única, o marketplace é um local onde diferentes vendedores podem comercializar os seus produtos.

Nos próximos parágrafos vamos explicar melhor as diferenças entre essas duas categorias de comércio online. Vamos lá?

E-commerce vs marketplace

Abordagem e direcionamento do marketing

A primeira diferença entre e-commerce vs marketplace é com relação à abordagem de marketing e ao direcionamento que as campanhas terão. 

Em um e-commerce, o principal foco é gerar tráfego para o site, fazendo com que os seus potenciais clientes cheguem até a sua loja virtual. Em seguida, é preciso focar no aumento das taxas de conversão do seu site

Já no marketplace, o dono da plataforma precisará atrair não apenas clientes mas também vendedores para o site. Por outro lado, uma vez que os potenciais clientes estejam navegando no marketplace, eles acabam se beneficiando pela diversidade de vendedores existentes na plataforma.

Riscos

Os riscos de ter um e-commerce estão principalmente relacionados com o fato de que é preciso ter um estoque para poder oferecer os produtos online. Ou seja, você compra os produtos, mas não tem certeza de quando ou se vai conseguir vendê-los. Caso você não encontre compradores, além de ter espaço ocupado no seu estoque ainda tem que lidar com o prejuízo.

Já no marketplace, esse risco é minimizado uma vez que cada vendedor tem o seu próprio estoque. O dono da plataforma precisa se preocupar apenas em manter a plataforma funcionando e em oferecer segurança para as compras.

Margem de lucro

Outra diferença entre e-commerce vs marketplace está relacionada à margem de lucro por transações. O marketplace obtém o seu lucro basicamente recebendo uma porcentagem das vendas realizadas em sua plataforma. Essa margem geralmente equivale a uma pequena porcentagem do valor total da transação. Portanto, para conseguir ter lucros maiores, mais transações são necessárias.

Para o e-commerce, a margem de lucro por transação é maior. Isso se deve principalmente ao fato de que o dono da plataforma está lidando diretamente com os fornecedores. Desta forma é possível receber mais a cada transação.

Público-alvo

Definir o público-alvo é fundamental em qualquer negócio, seja ele online ou não. Afinal de contas, é esse conhecimento que vai direcionar a estratégia de marketing que será utilizada. 

Como os marketplaces geralmente trabalham com uma grande diversidade de produtos, o principal público-alvo deles são os vendedores e os compradores. Atrair mais compradores deixar o marketplace mais interessante para outros vendedores, que acabam atraindo mais compradores, e vice-versa.

Já no caso do e-commerce, atrair mais clientes é mais desafiador, sendo também mais caro e mais demorado. Para isso você precisará fazer anúncios em diferentes redes sociais, investir em marketing de conteúdo e mesmo assim ainda correr o risco de estar mirando as pessoas erradas.

Complexidade da navegação

Seja e-commerce ou marketplace, é fundamental que os compradores consigam encontrar facilmente aquilo que eles procuram. Por isso, manter um site sempre bem organizado e dividido em diferentes categorias pode ajudar bastante.

Entretanto, essa simples organização necessária para o sucesso das vendas pode ser mais difícil de ser conseguido em um marketplace com tantos vendedores. Já em um e-commerce, fica bem mais fácil de deixar o site organizado, fazendo com que os seus clientes encontrem facilmente aquilo que eles procuram.

Nesse artigo explicamos as diferenças entre e-commerce e marketplace. É importante dizer também que as empresas de e-commerce podem também vender os seus produtos em marketplace. Essa é uma excelente forma de aumentar a sua área de atuação, aumentar as vendas e ainda atrair mais clientes para o seu negócio.
Acessando o blog da Ciclo você encontrar mais dicas de como gerenciar melhor o seu e-commerce.

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