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Entenda a influência do Google Assistente no futuro do e-commerce

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Escrito por Ciclo E-commerce
Entenda a influência do Google Assistente no futuro do e-commerce
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Os assistentes virtuais vêm mudando a forma como as pessoas fazem diversas atividades cotidianas. Afinal de contas, nada mais fácil do que conseguir agendar um compromisso, programar um alarme ou fazer uma busca sem a necessidade de estar com o celular em mãos.

Por isso, se você é dono de uma loja virtual, precisa entender qual será o papel desses assistentes no futuro do e-commerce. Pensando nisso, preparamos este artigo para te explicar o que é o Google Assistente, como ele influenciará o seu e-commerce e ainda daremos algumas dicas de como se preparar. Boa leitura!

O que é o Google Assistente?

Existem diferentes assistentes virtuais. A Apple possui a Siri, a Amazon a Alexa, e o Google tem o Google Assistente. Esses assistentes virtuais funcionam através de inteligência artificial e eles são acionados através de comandos de voz. Ou seja, se você quer fazer uma busca pelos melhores restaurantes italianos da região, basta fazer a solicitação em voz alta, e ele fará a busca pra você.

Mas a sua função vão além de simplesmente efetuar buscas. Esses assistentes são capazes de incluir compromissos na agenda, dizer como será a previsão do tempo, tocar a sua música favorita, ligar para contatos na sua agenda telefônica, e até mesmo efetuar buscas e compras.

Dito isso, é evidente que no futuro, nem tão distante, eles também irão influenciar as compras do e-commerce. A seguir falaremos em mais detalhes sobre isso.

Como será o Google Assistente no futuro do e-commerce

Entender como funcionam as compras por voz através do Google Assistente e como isso influenciará o futuro do e-commerce é importantíssimo para o seu negócio. Afinal de contas, o cliente percorrerá toda a jornada de compras, e o seu site, através da inteligência artificial de um aplicativo.

É importante dizer que as compras por voz no Brasil ainda representam uma pequena parcela do mercado. Entretanto, o aumento dessa demanda será apenas uma questão de tempo, até que os consumidores se sintam mais seguros para realizar esse tipo de transação. Portanto, as lojas virtuais que passarem a oferecer esse serviço de forma eficaz, já terão uma vantagem frente à concorrência.

Outro ponto importantíssimo no uso do Google Assistente é que ele proporcionará maior inclusão. Isso porque pessoas que tenham deficiência visual poderão utilizar a ferramenta. Ou seja, os donos de e-commerce ainda poderão atrair uma nova gama de clientes para o seu negócio.

Como preparar o seu e-commerce

Para conseguir aproveitar todas essas oportunidades que o Google Assistente te reserva no futuro do e-commerce, é fundamental conseguir adaptar o seu site. É fundamental lembrar que quem irá percorrer o seu site será o Google Assistente, e não o usuário.

O primeiro passo para proporcionar uma boa navegabilidade é instalar um API (Interface de Programação de Aplicação). É ele que permitirá que as informações sejam trocadas entre dois ou mais sistemas.

Algumas plataformas de e-commerce já começaram a oferecer essa integração. Entretanto, é importante ter o auxílio de um profissional especializado. Assim, você conseguirá fazer o processo de integração mais rapidamente. Vale lembrar ainda que a ferramenta precisa estar funcionando corretamente. Afinal de contas, sites com problemas no funcionando é sinônimo de abandono de carrinho.

Outro ponto importantíssimo nas compras realizado pelo Google Assistente, é que ao realizar a busca por voz, somente um resultado aparecerá por vez. Isso significa que não bastará mais estar na primeira página de busca do Google, mas será preciso estar em primeira posição para conseguir obter melhores resultados.

Para isso, é imprescindível que o seu site não apenas tenha uma boa otimização por SEO, mas também que ele tenha um bom número de acessos únicos diária e mensalmente. No nosso blog você encontra mais dicas de como implementar estratégias de SEO na sua loja virtual.

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