O Grande segredo do Eye Tracking para melhorar o desempenho do seu e-commerce

03/01/2017

Qualquer e-commerce que deseja estar à frente dos seus concorrentes, deve estar sempre antenado com as tecnologias disponíveis no mercado. Hoje apresento para você o Eye Tracking, nunca ouviu falar? Então você está perdendo a oportunidade de aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce e explorar a melhoria da usabilidade dos usuários para que eles tenham o comportamento na sua loja que você deseja.

O que é Eye Tracking?

O Eye Tracking é uma tecnologia que permite que façamos o mapeamento do comportamento visual de uma pessoa para sabermos qual tipo de objeto chama a sua atenção, experiência de leitura de textos, design e etc. Para os mais experientes do marketing digital, você notará a semelhanças com ferramentas de web analytics, como heatmaps, mas a diferença é que a análise é feita de acordo com o comportamento do olho da pessoa, o que realmente torna essa análise ainda mais qualificada.
O Eye Tracking funciona da seguinte forma:

“Um raio infravermelho é projetado aos olhos de quem está fazendo o teste, o que irá provocar um reflexo na pupila, que depois é captado com um sensor que calcula exatamente para onde a pessoa está olhando, seja um tela de monitor, ou espaço exterior”, André Zeferino da Tobii.

Tá, mais como funciona essa medição do Eye Tracking? É algum dispositivo? Geralmente essa tecnologia é anexada a algum óculos ou dispositivo. Veja o exemplo:

Essa é uma aplicação realizada em um varejo físico

Esse outro estudo foi feito em uma website

Como utilizar o Eye Tracking

Quando estamos falando da utilização de tecnologia para desenvolvermos análises, o estabelecimento de metodologias e formas de interpretar os dados extraídos é fundamental para que as decisões pós-pesquisa, não sejam errôneas.  Principalmente quando estamos nos referindo à análise causal, que é o caso do Eye Tracking.

Para isso os especialistas na utilização de Eye Tracking, estabelecerão algumas variáveis mensuradas em suas análises, elas são as seguintes:

  1. Deslocação Ocular
  2. Atração Visual
  3. Dilatação da pupila
  4. Excitação emocional
  5. Foco atencional

O E-commerce e Eye Tracking

Se você deseja aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce é essencial que haja estudos de usabilidade do seu site, pois o maior fator para você fazer os usuários converterem em vendas é conhecer quais são as informações que eles acham importante, por exemplo, em uma avaliação de produto, qual tipo de CTA (call to action) fazem ele tomar uma determinada ação e etc.

Com essa tecnologia de mapeamento do comportamento visual dos seus consumidores, o seu conhecimento se tornará mais profundo e terá análises mais assertivas para tomar suas decisões.

Exemplo de Eye Tracking em um e-commerce

https://www.youtube.com/watch?v=Fyuy6F0eU_I

Um estudo sobre Eye Tracking

Você utiliza sinais visuais para que os visitantes no seu e-commerce realizem o comportamento que você deseja?

Em um estudo intitulado como Gaze, o olho não pode ser ignorado, ele demonstrou ser realmente eficaz. Nós seres humanos temos uma grande tendência natural de seguirmos o olhar dos outros, desde nossa infância.

Vamos considerar o seguinte exemplo abaixo, uma página com a foto de um bebe e um título sobre como cuidar da pele dos bebes.

Como base no estudo apresentado, é obvio que o rosto do bebe é o que mais chama atenção, dispersando assim as demais informações da página. Isso é um fato que você pode aprender ainda mais como fotos de bebes e mulheres afetam na taxa de conversão.

Mas vamos imaginar que ali do lado direito nós como marketing, estivéssemos com uma informação extremamente importante para que o usuário convertesse, o modo como esse layout está prejudica muito em nossa performance.

Agora vamos mudar o posicionamento do bebe para que os usuários façam o que nós desejamos.

Bem melhor não é? E esse tipo de estudo e teste, pode fazer total diferença nos resultados da sua loja.
Aproveite agora nesse conteúdo, para dar uma pausa e assistir a palestra de Dan Ariely no Ted Talks sobre tomada de decisões.

Veja a lista de palestra do Ted Talks que todo o marqueteiro deve assistir.

Quando adotar o Eye Tracking para o meu e-commerce?

Existem duas fases que você poderá começar a utilizar essa ferramenta:

No desenvolvimento inicial da sua loja, o ideal é que você pegue um grupo de pessoas para desenvolvimento de uma amostra de teste, mas lembrem-se, eles devem ser seus reais consumidores, então é essencial que você tenha sua persona bem definida.

Muitos e-commerces recebem grandes visitas, mas acabam tendo grandes taxas de abandono de carrinho e também taxa de conversão relativamente pequena, por isso estratégias de otimização de conversão são essenciais. Se você deseja realizar estudos para alavancar esse KPI da sua loja, essa tecnologia irá te auxiliar.

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