Marketing Digital

Gamification para e-commerce: É possível utilizar como estratégia para aumentar os resultados

Flávio Beraldo
Escrito por Flávio Beraldo em 26 de Maio de 2017
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O seu principal objetivo é engajar, aumentar as vendas e desenvolver um bom relacionamento com os seus clientes? Então você está em busca da estratégia certa para aplicar na sua loja virtual. Além é claro dos benefícios citados acima, essa ação tem como foco trabalhar a interação do cliente com a sua marca.

O que é gamification?

A estratégia de gamification ou gamificação ajuda a aumentar a interatividade entre os clientes e as marcas. Na prática são desenvolvidas ações em formatos de jogos que tendem a atingir um determinado alvo, isso pode variar de negócio para negócio como produtividade de funcionários, aprendizado e no caso das lojas virtuais gerar mais vendas.

Assim como qualquer outra ação de marketing, deve ser feita da maneira correta para que não gere um resultado negativo, por isso é de suma importância que o processo estratégico e criativo sejam definidos de forma conjunta para que consiga colher os frutos desejados dessa ação.

Quais os benefícios do gamification para e-commerce?

Existe uma série de estatísticas do por que você deve aplicar a gamificação na sua loja virtual:

  • A gamificação ajuda a aumentar a probabilidade de cliques para compra em 600%;
  • Segundo uma pesquisa, 48% da pessoas entrevistadas disseram que eles gostam quando sites ou aplicativos permitem aos compradores ganhar pontos fazendo compras;
  • 85% das grandes empresas usarão a gamificação em suas operações e estima-se que o investimento atingirá cerca de US$ 5 bilhões até 2018;
  • As campanhas de gamification se feita de maneira correta, pode aumentar em 2X o tempo que os clientes gastam em seu site.

Exemplos de ações de gamificação para lojas virtuais

Competição: Instigar o senso competitivo do seres humanos é um ótimo gatilho para ser utilizado em suas estratégias de gamificação, com isso você consegue aumentar a interação entre seus clientes.

Pontos de fidelidade: Essa é uma das estratégias mais comuns nas lojas virtuais, mas que terem gerado ótimos resultados para quem utiliza. Através da quantidade ou até mesmo no número de compras, seus clientes recebem certa quantia de pontos para trocar por brindes ou até prêmios.

Interação dos fãs: As redes sociais se tornaram um grande aliado das lojas virtuais que utilizam a gamificação. Nesse formato de estratégia, os clientes recebem pontos de acordo com a sua popularidade e interação social, isso pode ser medido através de likes, comentários e etc.

Emblemas: Os emblemas geram um senso de exclusividade, com isso você pode engajar os seus clientes a aumentarem o ticket de compra, por exemplo: pessoas que realizarem compras a partir de R$ 100,00 ganham o emblema prata e a partir de R$ 250,00 vira gold e receberão benefícios diferentes de acordo com o seu emblema.

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