Experiência do cliente

Google Page Experience: conheça o novo algoritmo do Google

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Google Page Experience: conheça o novo algoritmo do Google
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

O Google Page Experience (UX) é um conjunto de métricas que foram criadas para avaliar a experiência do usuário ao acessar uma página. Ele tem previsão para começar a funcionar em 2021 apenas, mas você já pode começar a se preparar.

Saiba agora quais são essas métricas e como elas vão influenciar o seu e-commerce.

O que é o Google Page Experience?

O Google tem uma busca constante em melhorar a experiência do usuário e trazer sempre conteúdos que serão efetivamente importantes. Entretanto, avaliar como a experiência do cliente foi não é uma tarefa tão simples assim. 

Dito isso, quando falamos de acesso à internet uma coisa é certa, a velocidade com que o site responde aos seus comandos é fundamental. Desta forma, o Google criou um novo algoritmo que é capaz de avaliar diversos parâmetros quando os usuários estão acessando uma página.

Isso permitirá que além de conteúdo relevante, que sites que proporcionam uma melhor experiência para o usuário sejam ranqueados nas primeiras posições de busca na plataforma.

Essas novas métricas fazem parte do Web Core Vitals (Métricas Essenciais da web) que foi criado pelo Google. Ele tem o objetivo de garantir uma boa experiência de navegação para os usuários.

Como será a avaliação do Google?

Atualmente o Google já faz uma análise de fatores importantes que os sites precisam ter, tais como:

  • Mobile-friendly: se a sua página é compatível ou não com dispositivos móveis;
  • Safe browsing: página livre de conteúdo malicioso;
  • HTTPS: garante uma conexão segura para o seu site;
  • Intersticiais intrusivos: página sem pop-ups ou banners.

Com o Google Page Experience além do mencionado acima, novas métricas vão ser introduzidas na análise e elas podem influenciar diretamente o posicionamento do seu e-commerce durante as pesquisas. São elas:

  • Largest Contentful Paint (LCP): mede a velocidade de carregamento da página. O ideal é que esse tempo seja de até 2,5 segundos;
  • First Input Delay (FID): essa métrica mede a interatividade da página. Ela vai avaliar o tempo que leva para a página responder após o comando (ou clique) do usuário. Para ser considerado como bom, esse tempo deve ser de até 100 milissegundos;
  • Cumulative Layout Shift (CLS): verifica a estabilidade do layout da página enquanto ela é carregada. Por exemplo, aquelas páginas em que os botões ou o conteúdo flutuam conforme a página vai sendo carregada.

Como se adaptar às novas métricas

Agora que você já conhece quais são as novidades que o Google Page Experience traz é importante saber que ele poderá afetar o posicionamento do seu site nas buscas realizadas na plataforma. 

O anúncio desse novo algoritmo foi feito com antecedência justamente para que os profissionais tenham tempo de se adaptar. Para auxiliar nessa tarefa, novas ferramentas foram disponibilizadas de forma que você consiga avaliar essas métricas para o seu site. São elas:

  • Google Search Console: possui um novo relatório chamado de Métricas Essenciais da Web;
  • Google PageSpeed Insights: já disponibilizada gratuitamente, agora foi atualizada para avaliar as novas métricas;
  • Lighthouse: tem a função performance score, para avaliar o seu site;
  • Chrome UX Report (CrUX): criado por um usuário da plataforma, basta conectar a base de dados do seu site e você receberá um relatório completo;
  • Extensão Web Vitals: permite avaliar as novas métricas em tempo real no site.

Conhecendo as novas métricas e a nova proposta do Google, é fundamental que você comece a avaliar a sua loja virtual para saber se ela atende ou não aos novos parâmetros. Caso ela não atenda, a recomendação é procurar o seu desenvolvedor ou programador para fazer as adequações.

Acessando o blog da Ciclo você confere outras novidades do mundo do e-commerce.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br