Gestão do E-commerce

Google Speed Page: uma ferramenta essencial para o seu e-commerce

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Google Speed Page: uma ferramenta essencial para o seu e-commerce
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

Garantir uma boa navegabilidade do seu site, oferece uma boa velocidade e uma página que responde rapidamente aos comandos do usuário é muito importante para o seu e-commerce. Não apenas porque ela melhora a experiência do usuário mas, porque ela também auxilia no bom ranqueamento do seu site pelos mecanismos de busca.

Uma ótima ferramenta para avaliar, e melhorar, a velocidade do seu site é o Google Speed Page. Neste artigo explicaremos o que ele é, como funciona, como utilizar no seu e-commerce e ainda daremos algumas dicas de como melhorar a velocidade do seu site. Confira!

O que é o Google Speed Page?

O Google Speed Page, ou Google PageSpeed Insight, é uma ferramenta disponibilizada pelo Google que serve para avaliar a velocidade com a qual uma página é carregada. Essa avaliação pode ser feita tanto em páginas carregadas através de desktops como de dispositivos móveis.

Além de avaliar a velocidade de carregamento, o Google Speed Page ainda faz sugestão de como você pode otimizar a página da sua loja virtual. E o melhor de tudo, essa é uma ferramenta gratuita. Portanto, não há desculpas para não fazer essa avaliação do seu site e oferecer ao cliente uma melhor navegabilidade.

Como usar o Google Speed Page no seu e-commerce

Se você já precisou esperar uma página carregar sabe o inconveniente que isso pode ser. Estudos mostram que uma página que demora 1 segundo a mais para carregar, pode resultar em uma redução de até 7% na taxa de conversão. Portanto, os donos de e-commerce precisam ficar atentos a isso.

Fazer a avaliação da sua página é muito simples. Para isso basta acessar o site do Google PageSpeed Insight e inserir a URL da sua página. A avaliação será baseada no tempo de carregamento, recursos que ela possui (como script e plugins), comparar os dados com outras páginas.

Então, será gerado um relatório, o seu site receberá uma nota (que vai de 0 a 100) e fará sugestões de melhoria. A pontuação pode ser interpretada da seguinte forma:

  • Boa: acima de 80;
  • Média: entre 60 e 79;
  • Ruim: até 59.

Dicas para obter as melhores notas no Google Speed Page

Se você quer melhorar a sua pontuação no Google Speed Page é importante ficar de olho no relatório que é gerado após a avaliação. Entretanto, existem outras formas de otimização que você deve ficar de olho no seu site. São elas:

  • Código HTML: a presença de código duplicados ou mesmo de tags fora de contexto atrapalham a leitura do código HTML e o tempo que o site leva para carregar. Por isso, é fundamental rever o código utilizado no seu site. Algumas ferramentas estão disponíveis para facilitar esse trabalho, como é o caso do plugin CSM;
  • Acelerated Mobile Page: também é uma ferramenta do Google para melhorar a navegabilidade dos sites em mobile. Ela remove os recursos que são necessários para desktop, mas que atrapalham no acesso mobile, deixando o carregamento mais rápido;
  • Compressão de recursos: imagens, javascript e CSS são essenciais para tornar o seu site atrativo e dar ao cliente a melhor experiência de compra possível. Entretanto, eles podem levar muito tempo para serem carregados, portanto, a compressão deles é fundamental;
  • Cache: lembre-se de fazer bom uso do cache, com isso, o browser do usuário irá apenas “lembrar” daquela página, e o carregamento fica mais rápido. Você poderá utilizar o plugin W3 Total Cache para te auxiliar nessa tarefa.

Agora que você já conhece a importância do Google Speed Page, você pode acessar o nosso blog e confira as dicas para atrair mais clientes para o seu e-commerce.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br