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LGPD no e-commerce: como vai afetar sua loja

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Escrito por Ciclo E-commerce
LGPD no e-commerce: como vai afetar sua loja
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A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) foi sancionada pelo ex-presidente Michel Temer e deveria entrar em vigor em agosto de 2020. Entretanto, devido à pandemia pelo novo coronavírus o início ainda é incerto.

De qualquer forma, é importante entender como o LGPD irá afetar a sua loja virtual. Neste artigo explicaremos melhor como essa lei funciona e como ela influenciará o seu e-commerce. Boa leitura!

O que é o LGPD no e-commerce?

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma lei que tem por função determinar como os dados pessoais dos usuários poderão ser coletados e armazenados. O principal objetivo dessa lei é permitir às pessoas uma maior autonomia para escolher quais dados podem ser coletados. 

Essa lei brasileira foi inspirada na GDPR (General Data Protection Regulation), uma lei europeia que tem a mesma função e objetivo que a LGPD. Em uma era em que um dos maiores bens das empresas tem se tornado a quantidade de dados que elas conseguem coletar dos usuários, essas leis procurar deixar o ambiente virtual mais seguro para o usuário.

Como a lei foi sancionada em 2018, muitas empresas já começaram o processo de adaptação. É justamente por isso que, quando acessamos um site novo, a primeira mensagem que você recebe é informando que a empresa faz coleta de dados, quais dados ela coleta e armazena, e te dá a opção de fazer o gerenciamento de quais dados você permitirá a coleta e quais não.

Como a LGPD vai afetar a sua loja?

Muitas ferramentas utilizadas no e-commerce para melhorar as taxas de conversão da loja virtual são baseadas em dados coletados dos usuários que visitam o seu site. Ou seja, a LGPD poderá afetar diretamente a sua loja virtual.

A partir de agora, será preciso deixar bastante claro para o seu cliente quais os dados serão coletados durante a visita dele à sua página. Além disso, os sites terão de informar para que as informações estão sendo coletadas. 

Por exemplo, se você for adquirir um e-book, um produto que é entregue de forma digital, não faz sentido solicitar o endereço do cliente. Portanto, essa medida irá atrapalhar as análises de acesso que você faz para o seu negócio.

Como se adaptar a LGPD

Todas as empresas são obrigadas a criar normas e regras para a coleta de dados dos seus clientes, bem como definir tempo e forma de armazenamento, resgate e até mesmo exclusão de informações de clientes do banco de dados. Por isso, é importante saber como se adaptar a essas mudanças.

Veja a seguir quais formas de comunicação com os clientes precisarão ser repensadas:

  • Contratos e políticas de segurança de sites deverão ser revisados e readequado à LGPD;
  • Sempre que o usuário fizer um pedido ou um cadastro em um site, ele deverá consentir com as políticas de privacidade, coleta e armazenamento de dados. Isso pode ser feito através de pop-ups ou marcando um determinado campo;
  • Ao entrar em contato com o cliente, será preciso mencionar que a mensagem está sendo enviado apenas porque ele consentiu com isso. Ainda, será preciso deixar clara a opção de que ele poderá se descadastrar da lista de envios, ou mesmo escolher deletar os seus dados daquela lista de cadastro;
  • Se o seu e-commerce compartilha dados com outras empresas, então será preciso ter cuidado redobrado. Isso porque as duas empresas devem agir conforme a LGPD. Caso uma delas não cumpra com a lei, as duas serão punidas.

Não perca tempo e comece agora mesmo a fazer as adaptações necessárias para que o LGPD não afete tanto o seu e-commerce. E para mais dicas de como aumentar o tráfego orgânico do seu site acesse o nosso blog.

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