Loja virtual com estoque terceirizado

30/05/2018

Hoje em dia, com o comportamento omnichannel dos consumidores, possuindo o fácil acesso para comprar qualquer coisa, em qualquer lugar.

Obviamente, se há um aumento na demanda, há também um crescimento proporcional nas vendas. No entanto, isso acaba trazendo um grande problema para o ramo eletrônico que é: conseguir controlar o estoque.

Diante dessa dificuldade de manter o estoque em alta, e uma variedade de produtos, acreditamos que há uma solução para isso – de uns tempos para cá, muitos empresários estão investindo na loja virtual com estoque terceirizado, e dependendo do modelo de negócio que tiver, isso pode ser algo bastante benéfico.

Se você quiser saber mais a respeito de terceirização de estoque, sugiro que continue lendo. Confira:

Estoque terceirizado: Saiba qual é o significado

O significado do termo estoque terceirizado consiste na contratação de um distribuidor de determinadas mercadorias. Assim, este ficará responsável por fazer todos os pedidos e por controlar o estoque, com a separação dos produtos e realizar – dependendo de terceirização – o despacho da mercadoria por cliente.

Podemos dizer que o estoque terceirizado funciona da seguinte forma: logo que o cliente realiza a compra, o pedido é enviado automaticamente para o sistema do fornecedor.

Este, por sua vez, fica responsável por fazer a separação do pedido, de realizar o controle dos produtos, e após este processo, fazer o envio da mercadoria adquirida pelo cliente.

Estoque terceirizado: vantagens

Se você optou por ter um estoque terceirizado, perceba que você terá muito mais vantagens perante aos outros modelos, porque somente aquelas mercadorias com longa data de validade e preços baixos, podem se encaixar ao modelo de terceirização.

Além de outros benefícios em conta, tais como:

  • Milhares de produtos prontos para o despacho;
  • Importação de todos os produtos para várias distribuidoras;s;
  • Atualização dos produtos e preços;
  • Várias condições de pagamento viáveis para o bolso do consumidor;
  • Apresentação da tabela de preços;
  • Integração no Mercado Livre

Estoque terceirizado: expansão das categorias

Expandir as categorias dos produtos é uma das excelentes possibilidades ao terceirizar o estoque, porque isso não necessita designar um alto custo financeiro para formar um armazém próprio, aumentando assim, a variedade de produtos.

Com isso, através de diversas parcerias com fornecedores e fabricantes, é possível que a venda dos nichos, isto é, produtos bem específicos. A vantagem disso, é que não será mais necessário tê-los no estoque, mas sim mantê-los apenas na plataforma de vendas.

Tipos de estoque terceirizados

No e-commerce, existem dois tipos de estoque terceirizado sem precisar de um galpão próprio. O primeiro deles, é por meio de consignação que consiste na possibilidade do empreendedor disponibilizar uma quantidade específica dos seus produtos, na qual, ele anuncia no site.

Então, ele adquire a mercadoria de forma condicional, ou seja, o dono apenas pagará pelos itens vendidos, em um prazo que está pré-estabelecido. Caso não seja feito, o fornecedor continua com os seus produtos.

A vantagem disso é que, caso não tenha estoque excedente, os produtos não serão repassados e também não será preciso pagar pelos mesmos.

Já a segunda opção é o drop shipping. Para explicar melhor, essa alternativa consiste no processo de receber as ordens de um serviço online, e assim encaminhá-las para o fornecedor, que por sua vez, envia para o cliente em nome da empresa.

Em suma, tudo o que a empresa tem que fazer é anunciar os produtos aos seus clientes pela internet. Quando o pedido for feito, o fornecedor será notificado e despachará o produto.

Além disso, não há nenhuma taxa estabelecida; apenas os ganhos são repassados por meio de comissão pré-estabelecida, não possuindo nenhum vínculo jurídico.

Controle de estoque terceirizado

Para obter o controle de estoque em dia, é necessário a criação de um sistema para que tanto as duas empresas estejam conectadas, e assim não havendo problema ou até mesmo risco de se vender algo que não está disponível para compra no momento.

Por exemplo, no caso do contrato consignado, em que o lojista faz uma reserva dos pedidos, não há nenhuma complexidade, pois você sabe o número exato de produtos que adquiriu e quantas deve vender. Caso queira aumentar, procure novamente o fornecedor e faça uma nova reserva.

Se preferir, opte pela opção do dropshipping, é necessário instalar um sistema de controle que conecte o site de disponibilidade do estoque em tempo real. Para isso, procure um bom programador de sites para ajudar a alinhar as ideias com as duas empresas.

Como saber se o estoque terceirizado é a melhor opção?

É fácil saber quando o estoque terceirizado é a melhor opção para a sua empresa: porque caso você trabalhe com produtos de grandes marcas, esses irão passar pelo estoque do fornecedor antes de chegar até você, e a sugestão é a terceirizaçãodo processo. Esta etapa é mais uma questão logística do modelo de negócio.

No entanto, quando se fala na escala de produtos, podemos dizer que são aqueles personalizados, tais como artesanatos, mercadorias feito à mão, ou até mesmo outros tipos, na qual, a venda pode ser alterada a fim de atender os desejos do consumidor e assim o estoque terceirizado já não é uma boa alternativa.

Porque quem procura esse tipo de compra, está em busca de um serviço diferenciado, tendo uma proximidade com o vendedor.

Além disso, veja qual é tipo de tratamento que a mercadoria condiz com o tipo de serviço para a entrega dos produtos. A empresa ideal é aquela de extrema confiança, pois ela será responsável pelos prazos estabelecidos, as embalagens, os cuidados, a devolução e o transporte.

E lembre-se que a base de qualquer trabalho é a satisfação do cliente!

Respeito e comprometimento são essenciais

E por último, a dica final é que antes de implantar o estoque terceirizado na sua empresa, saiba avaliar quais são as melhores opções. Procure conhecer o seu empreendimento, analise as questões logísticas e entenda quem é o seu público-alvo.

Porque, pode haver casos que o tipo de cliente que a sua empresa busca, acaba atrapalhandona implementação do tipo de serviço, por exemplo.

Afinal, qual é o seu tipo de controle de estoque? Já decidiu qual é o melhor modelo de terceirização? Se você precisar de uma agência de marketing digital, entre em contato conosco. Podemos te ajudar no aumento das suas vendas!

Até a próxima!