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Loja virtual de alimentos: saiba por onde começar

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Loja virtual de alimentos: saiba por onde começar
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O mundo do e-commerce oferece muitas oportunidades para empresas de diferentes nichos, inclusive o de alimentação. Provavelmente a primeira coisa que veio na sua mente neste momento foram os aplicativos que vendem comida. Entretanto, com um bom planejamento você pode ir (muito) além deles.

Por isso, nos próximos parágrafos vamos te dar os primeiros passos para ter uma loja virtual de alimentos. Vamos lá?

Montando uma loja virtual de alimentos

Alguns dos passos para abrir um e-commerce são os mesmo para todos os nichos. Tais como planejamento financeiro, conhecer o mercado (concorrentes e fornecedores), criar estratégias de marketing, logística, tributação e legislação específica. Entretanto, todos os nichos possuem algumas peculiaridades, e prestar atenção a elas pode fazer uma grande diferença para o sucesso da sua loja virtual.

Escolha os produtos

Quando falamos em vender comida pela internet isso pode significar uma grande variedade de coisas. Por isso, é importante definir exatamente com qual tipo de alimento você irá trabalhar. Veja alguns exemplos:

  • Salgados, bolos e doces;
  • Frutas, verduras e legumes;
  • Produtos fit;
  • Marmitas;
  • Bebidas;
  • Fast-food;
  • Comidas típicas, dentre outros.

Nada impede que você combine diferentes tipos de produtos, mas é preciso ficar atento e escolher com cuidado. Por exemplo, se você vender salgados, bolos, doces e bebidas, você pode oferecer combos para festas. Se trabalhar com produtos fit e marmitas, pode desenvolver cardápios para diferentes objetivos, como perda de peso ou ganho de massa muscular.

Cuidados de armazenamento

Dependendo do tipo de produto que você escolher lembre-se que alguns exigem condições específicas de armazenamento. Por exemplo, vinhos precisam ficar em salas com temperatura variando entre 12°C e 14°C; se a tampa for de rolha então ele precisa ficar na posição horizontal, sempre mantendo o líquido em contato com a rolha; e ainda sem contato com luz.

Além disso, evite estoques grandes de produtos que podem estragar facilmente. Desta forma você evita desperdícios e perdas desnecessárias. 

Outro ponto importante, se você for vender marmitas, é fundamental que o preparo delas seja realizado de acordo com a legislação vigente. Focando sempre na higiene, mantendo amostras para controle de qualidade, com informações sobre data de preparo e data de validade.

Boa apresentação é fundamental

Uma loja virtual de alimentos pode trabalhar com muitos produtos ao mesmo tempo, por isso é fundamental manter o site bem organizado. O ideal é separar os alimentos pode seções, e disponibilizar um mecanismo de busca dentro do site.

Ainda, certifique-se de que todos os seu produtos tenham fotos de qualidade e uma descrição com maiores detalhes. Entretanto, diferentes produtos podem exigir diferentes tipos de apresentação:

  • Bolos, doces e salgados: informe quais são os ingredientes. Lembre-se que pessoas podem ter alergias a diferentes ingredientes, portanto, dê uma atenção especial a este item. Caso você trabalhe com bolos decorados sob encomenda, mantenha uma galeria de fotos com os trabalhos que você já fez;
  • Hortifruti: uma dica que pode ser muito útil, e até mesmo um diferencial para a sua loja virtual de alimentos, é informar qual é o peso por unidade dos produtos. Desta forma o cliente vai ter uma melhor ideia de como é o produto. Lembre-se apenas de atualizar as informações a cada lote. 

Logística

A logística de lojas virtuais de alimentos pedem uma estratégia de logística diferenciada. Lembre-se que em muitos casos você estará lidando com produtos frágeis, que requerem condições específicas de armazenamento. 

O ideal é oferecer entregas agendadas, ou mesmo aplicativos de entrega, como o Loggi, Frenet e Melhor Envio. Evite utilizar os correios, pois geralmente os serviços são mais demorados e ainda podem sofrer atrasos.

Se você estiver comercializando bolos, doces e salgados sob encomenda, o ideal é fazer a entrega pessoalmente, ou mesmo pedir que o cliente retire em alguma loja ou mesmo na sua residência (se este for o caso).

Essas foram algumas das principais dicas para abrir uma loja virtual de alimentos. No blog da Ciclo você encontrará muitos outros artigos de como ter sucesso com o seu e-commerce.

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