Marketing no Facebook – Dicas para sua empresa

03/01/2017

Ter uma rede social é sempre importante para que a empresa estreite os laços com o público e consiga crescer sua presença na internet. Entretanto, mais importante que isto, é saber como utilizá-la e aproveitar ao máximo o potencial. Diante desse desafio, o marketing no Facebook tem como função unir objetivo, estratégias e ações na busca por melhores resultados para a empresa.

Provavelmente sua empresa já possua uma página no Facebook, assim como milhares que existem na rede, entretanto, utilizá-la de forma a extrair resultados é o que diferencia das demais.

Iniciando seu marketing no Facebook

Erros ao aderir uma rede social

Muitas empresas começam errando no momento que entra na rede social. Quando se entra em uma rede social, a primeira coisa a ser pensada é no objetivo daquela ação, o porquê de cadastrar e criar uma conta. Sem essa primeira definição, sua empresa já começa a estar atrás dos concorrentes.

Outro ponto que algumas empresas pecam é criar perfil ao invés de uma fã Page. Podemos dizer que um erro simples, porém pode trazer problemas na frente, a partir do momento que há restrições em relação a adesão de seguidores, publicações e o efetivo marketing e divulgação da sua marca.

Como fazer marketing no Facebook

Para conseguir iniciar suas estratégias de marketing no Facebook, alguns pontos devem ser observados e planejados com o intuito de minimizar os erros e tornar suas estratégias mais efetivas. Algumas dicas:

Estabelecer objetivo

Assim como toda estratégia a ser planejada, ação executada ou qualquer outra coisa, a definição de um objetivo é primordial para uma estratégia de sucesso.

O Facebook possui diversas funcionalidades e saber aproveitá-las em sua estratégia fará a diferença. Sendo assim, seu objetivo pode ser diverso que dependendo da funcionalidade, poderá ser potencializada.

Sua empresa pode ter como objetivo: Branding, captação de leads, divulgação de produtos, SAC 2.0, entre outros. Sabendo o objetivo, você conseguirá alinhar a estratégia adequada para atingi-lo.

Definição de persona

Definir a persona será importante para que a comunicação com os seguidores seja mais assertiva e atinja o objetivo planejado. Por exemplo, se a sua estratégia for captação de leads, os conteúdos devem ser elaborados de acordo com a persona para que haja engajamento e elas possam ter interesse no que estiver compartilhando, conseguindo assim a captura desses leads.

Sendo uma rede social, onde o princípio é o relacionamento com o público, ter conteúdos de acordo com a persona é fundamental para o sucesso da sua página.

Calendário de publicação

Estabelecer um calendário de publicação dos conteúdos é importante para que a sua página tenha constância e assim não passe a impressão de abandonada ou até mesmo chata por publicar muitas coisas.

Há paginas que publicam um dia e depois só retornam daqui duas semanas, e no dia seguinte postam 4 vezes no mesmo dia, e depois somente por mais 3 dias. É uma completa bagunça que confunde o público e quem irá analisar as métricas para saber se a estratégia está dando certo ou não.

Por isso, tenha um calendário de publicação, analise quais os melhores horários e dias para postagem e assim, manter um periodicidade que engaje com a sua persona.

Explore outros canais

Utilize outros canais como forma de propagação da sua marca. O Facebook é uma rede social que promove o compartilhamento das informações e você explorar essa funcionalidade irá ajudar a conquistar público.

A sua empresa tendo um blog, compartilhe os conteúdos no Facebook para atrair o público. Traga de outras redes sociais, como Twitter, Pinterest ou até mesmo faça com que o usuário vá até o seu site, compartilhando o endereço na rede social.

Diversificação dos conteúdos para o marketing no Facebook

Quando estabelecido a estratégia para o marketing no Facebook, os conteúdos que irão postar exercerão grande influencia nos resultados.

Tenha conteúdos de acordo com a sua marca. Não adianta ter um e-commerce pet e promover um conteúdo sobre a Independência do Brasil, só porque hoje é 7 de Setembro. Tenha um conteúdo lógico.

Procure mesclar conteúdos do blog, imagens, produtos, etc, para ter algo diversificado e que não seja massivo como algumas empresas fazem, como por exemplo, postar somente propaganda de produto.

O Facebook, como outras redes sociais, fundamentalmente é uma rede para relacionamento. Conhecer seu publico e relacionar com ele aumentará seu reconhecimento e assim, atingir seus objetivos.

Caso queria saber mais sobre estratégias de marketing no Facebook, não deixe de ler este artigo.

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