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Matriz SWOT: saiba o que é e como fazer no e-commerce

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Escrito por Ciclo E-commerce
Matriz SWOT: saiba o que é e como fazer no e-commerce
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Existem diferentes tipos de análise que podem ser feitas para saber como está a saúde do seu e-commerce. Uma delas em particular, merece destaque, que é a matriz SWOT. Mas, se você não sabe o que é essa matriz ou como fazer essa análise não precisa se preocupar.

Neste texto iremos explicar o que é a matriz SWOT e como fazer a análise no e-commerce. Vamos lá?

O que é matriz SWOT?

O nome SWOT é um acrônimo para as palavras em inglês Strengths (Forças), Weakness (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, ela é conhecida também como FFOA ou FOFA.

Através de uma matriz SWOT é possível analisar quais são os pontos positivos e negativos de uma empresa. Bem como quais oportunidades podem ser exploradas e quais ameaças precisam ser eliminadas. Isso cabe tanto para uma avaliação da empresa tanto internamente, quanto com relação ao mercado que ela atua.

Como fazer matriz SWOT no e-commerce

Para fazer uma matriz SWOT no e-commerce será necessário reunir informações sobre a empresa nas quatro áreas mencionadas acima. A seguir explicaremos com mais detalhes quais são informações podem ser avaliadas em cada uma delas.

Strengths (Forças)

Este é o quadrante para analisar os pontos fortes do seu e-commerce. Nele você pode incluir os diferenciais que fazem com que a sua loja virtual se destaque frente a concorrência. 

Entretanto, devem ser incluídos aqui apenas aqueles elementos que estão presentes em todas as compras. As promoções temporários, como descontos ou isenções de frete devem ficar de fora.

Dentre os itens que podem ser incluídos como pontos fortes podemos mencionar:

Weakness (Fraquezas)

Reconhecer as fraquezas (ou pontos fracos) da sua empresa é fundamental para conseguir melhorá-los. Alguns desses pontos são comuns a praticamente todos os e-commerce:

  • Ataques hackers às plataformas para conseguir informações de cartões de crédito de usuários;
  • Demora na entrega, dependendo da transportadora utilizada;
  • Sites que demoram para carregar;
  • Produtos que não estão suficientemente descritos nas especificações.

Fique atento às reclamações e feedbacks dos seus clientes e busque sempre soluções criativas para resolvê-los. Por exemplo, se você tem uma loja física, ofereça o pick up in store como forma de entrega. Assim você não fica dependendo de terceiros para entregar os seus pedidos, e ainda leva mais pessoas para a sua loja.

Opportunities (Oportunidades)

O próximo item para fazer a matriz SWOT para e-commerce é identificar as oportunidades. Essas oportunidades podem ser:

  • Expandir a loja virtual para atender a um diferente público-alvo;
  • Começar a trabalhar com um novo produto;
  • Oferecer diferentes gateways de pagamento para os seus clientes;
  • Aumento de salários;
  • Recebimento de 13º salário ou restituição de Imposto de Renda;
  • Redução de impostos que serão pagos para determinados produtos;
  • disponibilidade de novas tecnologias, dentre outros.

Resumindo, as oportunidades podem ser quaisquer medidas que sejam capazes de atrair mais clientes para o seu site.

Threats (Ameaças)

Somente conhecendo quais são as ameaças às quais o seu e-commerce está sujeito é que será possível se defender delas. Por isso, é fundamental ficar atento ao que acontece na esfera política e econômica do seu país. Afinal de contas, um novo projeto de lei pode afetar diretamente o seu negócio.

Uma vez que você está antenado, e prestando atenção a isso, ficará mais fácil adotar medidas preventivas. Já que você não vai precisar esperar as mudanças acontecerem, e terá um plano de como agir.

É importante mencionar que uma matriz  SWOT é uma fotografia do e-commerce, e portanto reflete a realidade dele em determinado momento. O ideal é fazer essa matriz periodicamente, para que você não perca boas oportunidades e consiga melhorar sempre os seus pontos fracos. E, para te ajudar nessa tarefa, você pode acessar outros artigos sobre e-commerce no blog da Ciclo.

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