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Newsletter para e-commerce: saiba como montar uma

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Newsletter para e-commerce: saiba como montar uma
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Manter contato com o cliente, trazendo não apenas promoções e descontos, mas também informações, faz com que ele lembre de você quando precisa adquirir algum produto. Isso pode ser facilmente feito através de uma newsletter.

Se a sua loja ainda não possui uma não precisa se preocupar. Neste artigo iremos te ensinar como montar uma newsletter para o seu e-commerce. Confira as nossas dicas e comece agora mesmo!

Passo-a-passo de como montar uma newsletter para e-commerce

Antes de mais nada, é importante destacar que a newsletter é diferente do e-mail marketing. A newsletter tem como objetivo levar informações, atualizar e educar os seus clientes. Enquanto que o e-mail marketing possui um conteúdo promocional, trazendo sempre os últimos descontos e boas oportunidades de compras na sua loja virtual.

1. Tenha objetivos claros

Antes de começar a preparar uma newsletter é você precisa saber exatamente quais resultados você pretende alcançar com ela. Os objetivos mais comuns são: fidelizar o cliente e aumentar o tráfego da sua página.

Depois disso, ficará mais fácil criar conteúdo para alcançar estes objetivos. Além disso, também permitirá o acompanhamento e a mensuração dos resultados após o envio das newsletters.

2. Frequência de envio

Definir uma boa frequência de envio de newsletters é crucial para o sucesso desta estratégia. Isso porque há uma linha muito tênue entre trazer informações para o cliente de modo eficaz e encher a caixa de e-mails deixando-o bastante insatisfeito.

A recomendação é de uma newsletter por mês. Claro que a frequência pode ser maior caso você tenha muito conteúdo para compartilhar.

3. Produza conteúdo de qualidade

Um passo essencial para montar uma newsletter do seu e-commerce é focar em conteúdo de qualidade. Isso porque, newsletter com conteúdo superficial, que não leve informação, ou mesmo mal escrito e de difícil compreensão pode ter efeito contrário ao desejado. E ao invés de atrair clientes para o seu site, eles irão evitá-lo.

Ainda, para atrair a atenção do cliente e fazer com que ele fique interessado na newsletter, vale usar um título que deixa o leitor curioso para ler o conteúdo. Outra dica é distribuir as informações pelo texto, deixando sempre as mais relevantes no início do texto.

4. Crie um layout atrativo

A seguir, é hora de pensar no layout que a sua newsletter terá. Ele precisa ser atrativo para o cliente, fazendo com a leitura do texto flua. 

Se for utilizar fotos, invista em imagens de qualidade e que realmente estejam relacionadas com a informação que está sendo transmitida. Para aqueles que preferem utilizar vídeos, fique atento à qualidade da imagem e do áudio.

Durante o processo de criação do layout é importante consultar o manual de marca criado para o seu e-commerce. Mantenha as cores, logotipo e fonte padrões. Isso facilita o reconhecimento da marca pelo cliente.

5. Cancelamentos

Claro que ao montar uma newsletters para o seu e-commerce a intenção é atrair clientes. Entretanto, pode ser que após algum tempo as pessoas queiram cancelar a assinatura da newsletters. Portanto, ofereça essa possibilidade ao seu cliente.

Essa é inclusive uma grande oportunidade para identificar o que levou o cliente a se descadastrar. Portanto, antes de cancelar o envio, ofereça ao cliente a oportunidade de responder o que motivou o descadastramento. Os mais comuns são:

  • Frequência maior do que esperado;
  • Não tenho mais interesse nas informações ou produtos;
  • O conteúdo não era o que eu esperava;
  • Já havia solicitado o descadastramento antes;
  • Não quero mais receber e-mails dessa lista.

6. Analise os resultados

Assim como  outras estratégias, é importante avaliar os resultados obtidos com as newsletters enviadas. Os principais parâmetros a serem analisados são: 

  • Taxa de entrega;
  • Taxa de abertura;
  • Quantidade de descadastramentos;
  • Número de cadastros.

Essas informações, junto com as informações de descadastramento, devem ser encaradas como oportunidades de promover melhorias para a sua newsletter.

Agora que você já sabe como montar uma newsletter para e-commerce, acesse o blog da Ciclo e confira outras dicas para ter sucesso na sua loja virtual.

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