Gestão do E-commerce

Entenda o que é e-commerce e como turbinar suas vendas

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Entenda o que é e-commerce e como turbinar suas vendas
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Cada vez mais as pessoas estão optando por realizar compras através da internet. Por isso, esse é um interessante nicho que a sua empresa pode explorar. Mas, antes de mergulhar de cabeça nessa empreitada, é importante que você saiba exatamente o que é e-commerce.

Nos próximos parágrafos vamos explicar o que é e-commerce, quais as suas vantagens e desvantagens e ainda dar algumas dicas de como turbinar as suas vendas. Vamos lá?

O que é e-commerce?

E-commerce é a abreviação de electronic commerce ou comércio eletrônico, na tradução para o português. Este termo é utilizado para se referir a todo o processo de compra de mercadoria e serviços online. 

Dentro de um e-commerce toda a cadeia de compras é feita online. Ou seja, o marketing, a oferta dos produtos, a compra propriamente dita, o pagamento e os serviços de atendimento ao cliente são todos feitos pela internet.

Esse tipo de negócio tem sido cada vez mais comum nos dias atuais, podendo até mesmo aumentar nos próximos anos devido a novos hábitos adquiridos durante a pandemia. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM), devido à pandemia, em 2020 as vendas por e-commerce devem crescer cerca de 18%.

Vantagens e desafios do e-commerce

Mas, antes de investir o seu dinheiro nesse tipo de negócio, é importante conhecer as vantagens e os desafios do e-commerce. Dentre as principais vantagens, podemos citar:

  • Menores preços: como não há a necessidade de uma loja física, contratação de vendedores e com custo de operação mais baixo, os produtos e serviços podem ser oferecidos a preços mais baixos;
  • Comodidade: as pessoas podem adquirir os produtos e serviços sem sair de casa e a qualquer hora do dia;
  • Facilidade para comprar preços: os clientes podem facilmente comparar os preços do mesmo produto em diferentes lojas em poucos minutos;
  • Marketing: a divulgação da sua empresa pode ser feita em redes sociais, o que é geralmente mais barato e mais fácil de fazer do que nas mídias convencionais;
  • Análise de resultados: pode ser feita através do tráfego no site, visitantes únicos, visitantes recorrentes, fontes de tráfego, conversão, abandono de carrinho, dentre outros.

É importante também conhecer os desafios e os pontos em que é preciso ficar atento na hora de montar o seu e-commerce. São eles:

  • Segurança: é fundamental que você possa garantir um site seguro para pagamentos, e sigilosidade dos dados dos seus clientes;
  • Logística: essa é a única parte física do e-commerce, portanto, é preciso que você consiga ter uma boa logística para entregar as mercadorias a tempo e em bom estado para o seu cliente;
  • SEO: é através do uso de estratégias de SEO que você conseguirá manter a sua página entre as primeiras posições do Google.

Dicas para turbinar o seu e-commerce

E para ter sucesso nas vendas é preciso mais do que apenas entender o que é e-commerce. Por isso, a seguir daremos algumas dicas essenciais para o sucesso do seu negócio:

  • Tenha uma identidade visual atraente;
  • Crie um aplicativo ou sites compatíveis com dispositivos móveis;
  • Marque presença nas redes sociais;
  • Divulgue o seu e-commerce em marketplaces;
  • Concentre esforços em alguns produtos;
  • Tenha diferentes opções de pagamentos;
  • Monitore as taxas de conversão e as visitas ao seu site;
  • Conheça o perfil do seu público alvo;
  • Invista em estratégias de SEO e produção de conteúdo;
  • Dê uma atenção especial para a logística;
  • Ofereça um excelente atendimento ao cliente para dúvidas e reclamações.

Agora que você já sabe o que é e-commerce, que tal ter mais dicas sobre ele e em como garantir o sucesso das suas vendas? Para isso, acompanhe o Blog da Ciclo.

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