Vendas

O que o Funil de Vendas pode te ensinar sobre marketing digital

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
O que o Funil de Vendas pode te ensinar sobre marketing digital
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

O funil de vendas é uma tática do marketing digital que faz dos usuários comuns que se interessam pelo seu produto ou conteúdo se tornarem clientes concretizados.

Para isso é definido uma escala que coloca cada usuário, conforme o seu comportamento, em uma etapa. E nesse caso, é essencial mover o usuário do topo para o fundo do funil, tornando-o um cliente.

Esse é um processo que envolve essencialmente a conversão de leads em vendas. E para utilizar a técnica do funil de vendas para alavancar o seu e-commerce, separamos as melhores dicas de mobilidade neste artigo.

O que é um funil de vendas?

O funil de vendas, ou o pipeline, é uma técnica que tem um modelo fixo estratégico que deixa claro a jornada que o cliente passa, desde o primeiro contato, até a finalização da venda.

Nele você percebe o comportamento e o caminho que cada cliente faz para realizar a compra e é por isso que o funil de vendas é tão importante para o empreendedor.

Como usar o funil de vendas?

Entender que a compra que o cliente realiza no seu e-commerce não é através de etapas lineares é fundamental. Entre a pesquisa sobre o produto ou serviço até a finalização do pagamento uma infinidade de coisas pode acontecer.  E o funil de vendas serve também como uma ferramenta de antecipação do empreendedor, fazendo com que o tempo de pesquisa não desmotive a realização da compra.

A ideia principal é entender o comportamento do usuário em situações simples. Por exemplo, um potencial cliente que já leu as avaliações feitas no site está mais próximo de efetivar  a compra do que aquele que passou poucos segundos olhando o anúncio.

E para você entender melhor como funciona o funil de vendas, separamos as principais explicações por etapa:

Topo do funil – um período de descoberta

O Tofu, ou top of the funnel, é o momento em que os usuários percebem a necessidade ou desejo por algo até então desconhecido. Nesse momento a consciência do cliente é despertada assim que ele entra em contato com o anúncio.

Nessa etapa as ferramentas visuais como fotos e vídeos vão ajudar a intensificar esse desejo e fazer da compra uma realidade necessária para a satisfação do mesmo. Aprimore essa experiência desenvolvendo maneiras de conseguir um cadastro para que o usuário então se torne um lead.

Meio do funil – a sensibilização para o reconhecimento da necessidade de compra

Essa é a etapa MoFu, ou Middle of the funnel, em que os usuários já se tornaram leads e precisam ser encaminhados para a satisfação do desejo de compra.

Esse é o momento em que o layout do e-commerce vai ser o principal motor da venda, já que ele precisa apresentar um caminho rápido, seguro e diversificado para a concretização da compra. Com o cadastro do usuário para se tornar um lead na etapa anterior, ofereça um benefício, como um desconto, e mostre a todo tempo que ele pode ser usado.

Fundo do funil – a decisão da compra

Essa é a etapa BoFu, ou bottom of the funnel, em que os leads estão a um passo de se tornarem clientes. Nesse momento o desejo já é algo consciente e concreto e ele está caminhando para a finalização, faltando apenas a etapa de pagamento.

A marca precisa se mostrar irresistível, com informações claras, bom anúncio, avaliações, fotos adequadas e descontos que torne quase impossível sair sem ter consumido.

Cada detalhe de cada etapa do funil é importante e torna o seu e-commerce competitivo nesse mercado digital tão acirrado.

Gostou das nossas dicas? Para ficar por dentro das melhores tendências de mercado, acompanhe o blog da Ciclo. 

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br