Marketing Digital

Os principais formatos de anúncio para gerar mais vendas na sua loja

Alan Rocumback
Escrito por Alan Rocumback
Os principais formatos de anúncio para gerar mais vendas na sua loja
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O ambiente digital mudou a forma como as pessoas interagem com os anúncios na internet e como se comportam depois que são impactadas por eles. 

Você já deve saber que a mídia paga é um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso de vendas de uma loja virtual, desde que feito por alguém com conhecimento técnico, tático, e estratégico para estruturar um planejamento e realizar ações. 

Acontece que apesar de ser uma solução incrível capaz de aumentar as suas vendas, exige habilidades mínimas para a estruturação de um bom anúncio que performe de maneira sustentável para o seu negócio. 

O que depende diretamente do objetivo de cada campanha, segmentação de público, copy, arte, CTA, e claro o formato de anúncio. 

Entenda a dinâmica da mídia paga no marketing digital 

A mídia paga é uma das principais frentes trabalhadas nas estratégias de marketing digital. Isso porque, especificamente em e-commerces, ela é uma das responsáveis pelo sucesso em vendas. 

A principal vantagem dessa mídia é a entrega de resultados a curto prazo. Após o tempo padrão de aprendizagem de cada plataforma de anúncio, os resultados tendem a crescer quase que instantaneamente, e se forem bem trabalhados, continuam crescendo de forma sustentável.

O ideal é que seja planejado de maneira profissional para que este canal de aquisição possa superar o investimento realizado entregando ainda mais lucro ao negócio. Quanto mais dinheiro você investir, maior tende a ser o retorno.

Na maioria das vezes, se há o aumento do número de visitas e conversão em vendas de lojas virtuais, há a solução de mídia paga.

As campanhas de mídia paga possuem muitas variáveis que podem ser trabalhadas para entregar o resultado esperado. De forma geral, elas podem ser de dois tipos: o anúncio comercial ou institucional na web. E, além disso, estruturadas em três principais plataformas de mídia paga: Google Ads, Facebook Ads, e Instagram. Falaremos sobre isso e sobre os formatos de anúncio para cada uma nos próximos tópicos.

Os principais formatos de anúncio que podem aumentar as suas vendas

Finalmente, para apresentar a você quais são os principais formatos de anúncio que podem trazer um retorno positivo em vendas, separei de acordo com cada plataforma para que fique mais claro. 

Google Ads

Começando pela principal plataforma de mídia paga e a maior empresa de anúncios do mundo: o Google.

Os anúncios do Google Ads costumam performar muito bem quando a campanha possui palavras-chave bem estruturadas para o negócio, o produto, ou uma categoria. Isso porque, a estratégia de anúncio do Google se baseia no marketing de busca. 

Aqui, além de você aumentar as vendas da sua loja virtual, constrói uma audiência qualificada, e aumenta o reconhecimento de marca.

Pode ser que você já trabalhe, minimamente que seja, com esta plataforma. Mas, já se perguntou se poderia fazer mais? Se realmente está explorando todo o potencial que a sua loja virtual pode oferecer? Você já se perguntou se existe um caminho mais eficaz para melhorar a sua estratégia? 

Como um especialista em marketing digital voltado para e-commerce, posso afirmar que existe diversas formas de melhorar a estratégia e alcançar melhores resultados de vendas. Uma das formas, por exemplo, é estruturar as campanhas pensando no funil de conversão, e não apenas como eventos isolados. 

Outra dica essencial é a de estruturar muito bem o seu público, segmentá-lo estrategicamente, aprender o seu comportamento, e otimizar conforme necessidade. Pode parecer simples e óbvio, mas acredite, muitos gerentes de e-commerce e profissionais de mídia paga cometem este erro básico. 

Os principais formatos de anúncio para esta plataforma de mídia paga são:

  • Search
  • Shopping
  • Vídeo
  • Display
  • Aplicativos
  • Chamadas

Entenda os princípios básicos de anúncio no Google Ads. 

Entre os principais formatos, eu destaco as campanhas de Display que são utilizadas principalmente para topo de funil, quando o usuário está tomando conhecimento da marca; DSA Dinâmico; Search Institucional, utilizada para estratégias de fundo de funil, quando o usuário está tomando a decisão final de compra; e o Shopping – aqui vale um ponto de atenção, pois não são todos os negócios que performam bem em shopping, mas este é o formato que mais funciona para varejo. 

Saiba mais como funciona o Google Ads para e-commerce!

Social Ads

É possível abordarmos essas duas plataformas de forma conjunta pois ambas possuem o mesmo gerenciador de anúncios. Mas, nos próximos parágrafos explicarei cada um de forma individual para ficar mais claro. 

Facebook Ads

Apesar da alta concorrência, o Facebook Ads pode ser uma ótima opção para quem deseja trabalhar a segmentação de diversas formas, o gerenciador do Facebook Ads permite segmentações mais avançadas do que o Google. 

Sendo assim, o seu anúncio no Facebook pois impactar as personas mais detalhadas do seu negócio. 

Os principais formatos de anúncio do Facebook são:

  • Imagem;
  • Vídeo;
  • Apresentação multimídia;
  • Carrossel;
  • Experiência instantânea;
  • Coleção.

Além dos stories e remarketing também. 

Veja aqui uma explicação detalhada de cada um deles.

Instagram Ads

Falando especificamente do Instagram Ads, essa é uma ótima plataforma de mídia paga para quem deseja trabalhar com anúncios no mobile. As outras duas plataformas também trabalham com o mobile, mas a utilização do Instagram, se dá prioritariamente pelo dispositivo móvel.

Sendo assim, aqui você pode trabalhar com os seguintes formatos de campanha:

  • Stories;
  • Foto;
  • Vídeo;
  • Carrossel;
  • Coleção.

Veja mais detalhes sobre o Instagram Ads aqui

Além disso, vale lembrar do remarketing, esta é uma segmentação muito funcional para a estratégia de mídia paga. Apesar de ser a segmentação mais barata, já que é focada para fundo do funil, cabe a sua avaliação do quanto está disposto financeiramente a pagar para reimpactar um usuário que já saiu do seu site.

Eu espero que este conteúdo te ajude a entender como funciona cada uma das plataformas de mídia paga, quais são os principais formatos de anúncio para cada uma delas, e como você pode usar o conhecimento que acabou de adquirir para alavancar as vendas. 

Se você deseja trabalhar com o serviço de publicidade que mais gera receita na internet, seja no Google, Instagram, ou Facebook Ads, entre em contato com a Ciclo. Somos uma Assessoria de marketing digital especializada em e-commerce, contamos com equipes altamente capacitadas para alavancar as vendas da sua loja virtual. 

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