Experiência do cliente

Pagamento por voz no e-commerce: conheça os desafios

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Pagamento por voz no e-commerce: conheça os desafios
Faça como diversos profissionais de marketing e e-commerce

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos para irão te ajudar

Os donos de lojas virtuais precisam sempre se manter atualizados com as novidades do mercado digital. Uma das mais recentes inovações é a implementação de pagamento por voz no e-commerce.

Neste artigo vamos explicar como ele funciona e quais os impactos que o pagamento por voz trará para o seu e-commerce. Boa leitura!

Como é feito o pagamento por voz no e-commerce

A compra e o pagamento por voz no e-commerce é uma das novidades que promete revolucionar o mundo das lojas virtual. Em maio deste ano, o Google informou que estava iniciando os testes de pagamento por voz utilizando o Google Assistente.

O aplicativo que está sendo testado permitiria ao usuário realizar todo o processo de compra apenas por voz. Ou seja, desde a consulta de preços e procura pela loja online, até a finalização do pedido, incluindo o pagamento. Tudo isso sem precisar digitar absolutamente nada no seu smartphone.

Inclusive, logo após esse anúncio, a rede francesa de supermercados Carrefour e o Google

anunciaram uma parceria, que permite aos usuários das duas empresas realizarem a compra por voz. Por enquanto, disponível apenas na França.

Quais os desafios das compras por voz na loja virtual

Os consumidores têm adotado novas tecnologias cada vez mais rápido, e o pagamento por voz no e-commerce é uma delas. Algumas plataformas já disponibilizam essa funcionalidade aos seus usuários. Nos Estados Unidos, por exemplo, 8% dos adultos já relataram terem utilizado algum tipo de pagamento por voz.

Dito isso, esse é um mercado que ainda tem muito a crescer, e que vai exigir algumas adaptações no e-commerce. A seguir falaremos um pouco mais sobre isso.

1. Otimização para os mecanismos de busca

O primeiro desafio é entender como os mecanismos de busca por voz funcionam. Por exemplo, imagine que você quer adicionar um quilo de açúcar à sua lista de compra. Então você pede ao seu assistente (Google, Siri ou Alexa) para incluir esse item na sua lista.

O que acontece é que a pesquisa por voz mostra apenas um resultado por vez, por isso, apenas uma empresa aparecerá em destaque. O resultado disso, é que essa empresa terá vantagem sobre os concorrentes. O mesmo para as plataformas dos supermercados no e-commerce. As empresas que tiverem parcerias com a loja para aparecerem em primeiro lugar nas buscas levará vantagem. 

E mais vantagem ainda terão as marcas já conhecidas dos consumidores. Já que o consumidor pode pedir para que determinada marca seja incluída no seu carrinho de compras.

2. Velocidade de navegação

A intenção do usuário quando ele utiliza um comando por voz é justamente a facilidade. Agora, imagine você tentando pesquisar algum produto e a resposta demorar para aparecer porque a sua internet é muito lenta? Sem dúvida alguma essa é uma tentativa e compra por voz que está fadada ao fracasso.

Não tem como os donos de e-commerce aumentarem a velocidade da internet no país. Entretanto, é possível criar sites mais leves e que demorem menos para carregar. Isso já irá melhorar muito a experiência de navegação do usuário.

3. Fique de olho na segurança

A falta de segurança para realizar transações financeiras é um dos principais motivos que levam muitos usuários a não comprarem pela internet. Quando falamos de pagamento por no e-commerce esse assunto é ainda mais delicado.

Isso porque, a princípio, não seria necessário nenhum tipo de autenticação ou segunda confirmação. Portanto, basta um comando de voz e pronto, o dinheiro saiu da sua conta. Por isso, esse é um ponto crucial e que deve ser levado muito a sério na hora de implementar essa forma de pagamento na sua loja virtual.

Acessa o blog da Ciclo você encontra mais dicas sobre como se adaptar às novidades no mundo do e-commerce.

Nosso Endereço

Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 696,
Conj 41e 42 – Jardins –
São Paulo – SP
CEP : 01403-000

Fale Conosco

Fale com a nossa equipe de especialistas

(11) 94274-7246 (WhatsappBusiness)

vendamais@cicloagenciadigital.com.br