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8 Dicas para escolher a melhor plataforma para e-commerce

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
8 Dicas para escolher a melhor plataforma para e-commerce
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Escolher uma plataforma de e-commerce pode ser um grande desafio. Afinal de contas, o mercado possui diversas opções e nem sempre é fácil saber qual é a melhor delas. Antes de mais nada é importante dizer que cada empresa possui as suas necessidades, por isso é importante analisar o que irá atender ao que o seu e-commerce precisa.

Pensando nisso, preparamos este artigo com 8 dicas para que você escolha a melhor plataforma de e-commerce. Confira!

Dicas para escolher uma plataforma de e-commerce

Em um e-commerce é fundamental que o seu site funcione corretamente, ofereça segurança aos usuários e ao seu negócio, e ainda que seja fácil de ser utilizada pelos seus clientes. A plataforma pode até mesmo influenciar na taxa de conversão do seu site. 

Entretanto, com a grande variedade de plataformas de e-commerce disponíveis no mercado nem sempre é fácil escolher qual é a melhor. É essencial que neste momento você olhe para outros pontos importantes e não apenas para o custo da plataforma. Veja a seguir quais são eles. 

1. Suporte

Escolha uma plataforma de e-commerce que ofereça um bom suporte para qualquer problema que você tenha. Afinal de contas, site fora do ar ou com problemas é sinônimo de não conversão. Portanto, é fundamental que ele esteja funcionando corretamente e que caso tenha problemas que ele possa ser solucionado rapidamente.

2. Formas de pagamento

É recomendado que a plataforma possa oferecer diferentes formas de pagamento. Assim o seu cliente poderá escolher aquela que seja melhor para ele. A recomendação é que ele suporte:

  • Intermediários de pagamento: PayPal e PagSeguro;
  • Gateway: PayU, Mundipagg e SafetyPay;
  • Boleto bancário;
  • Transferências bancárias;
  • Visa Checkout ou Masterpass.

3. Marketplace

Para aumentar as suas vendas, você pode aparecer nos diferentes marketplaces. Por isso, antes de adquirir a sua plataforma para e-commerce, certifique-se de que é possível fazer esse acesso com ela. Alguns exemplos de marketplace que você pode utilizar: Mercado Livre, Bw2, Amazon e WalMart.

4. Mobile

Não se esqueça de ter uma plataforma que seja compatível com os celulares. Afinal de contas, uma grande parcela das pessoas utiliza os seus smartphones para fazer compras online. Portanto, foque em uma versão compatível com mobile.

5. SEO (Search Engine Optimization)

O Google possui várias regras de SEO, destacando os sites que as respeitam, deixando-os nas primeiras posições de busca. Mas também punindo aqueles sites que não respeitam essas regras e fazendo com que eles não fiquem bem posicionadas nas buscas. Por isso, certifique-se de que a plataforma escolhida adere a essas regras.

6. Integração com ERP

É importante que a sua plataforma possa ser integrada a um ERP (Sistema de Gestão Integrado). Isso permitirá a você controlar os diferentes setores da empresa, como estoque, vendas, preços, clientes, dentre outros.

7. Custo

Se você já procurou plataformas de e-commerce você já percebeu que os valores podem variar muito. A recomendação do Sebrae é que os gastos com a plataforma não ultrapassem 1% do faturamento. 

Ou seja, para cada etapa da sua empresa, você poderá considerar uma plataforma diferente. No início provavelmente será preciso escolher uma plataforma mais barata, e conforme o negócio for crescendo migrar para outra plataforma.

8. Layout

A nossa última dica é com relação ao layout. Por mais que os layouts prontos sejam muito práticos, é importante que a plataforma oferece a possibilidade de personalização. Afinal de contas, você precisa ter liberdade para conseguir manter a identidade visual da sua empresa.

Agora que você já sabe o que analisar nas diferentes plataformas de e-commerce, que tal ficar de olho em mais dicas para a sua loja virtual? Acompanhe o Blog da Ciclo e não perca nenhuma dica.

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