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Políticas de troca: saiba como defini-las para a sua loja virtual

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Escrito por Ciclo E-commerce
Políticas de troca: saiba como defini-las para a sua loja virtual
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Em um e-commerce o cliente não tem a oportunidade de ver ou de experimentar o produto que está comprando. Desta forma, nem sempre o cliente se depara com o que ele realmente queria. Por isso, é essencial ter políticas de troca definidas para a sua loja virtual.

Neste artigo vamos abordar este tema com mais detalhes e dar algumas dicas de como definir a política de troca para o seu e-commerce. Confira!

O que são políticas de troca?

Provavelmente você já teve que trocar algum produto em uma loja física. Seja porque o produto possuía algum tipo de defeito, porque se arrependeu da compra ou mesmo porque a camiseta que você ganhou era um número maior. Imagine agora uma loja virtual, em que o cliente não pode ver ou experimentar o produto? 

A troca de uma mercadoria é normal em todo comércio. Entretanto, é fundamental estabelecer padrões e normas para que essas trocas aconteçam. Assim, tanto o cliente quando o comerciante ficam satisfeitos. Para normatizar e regulamentar esse processo, as políticas de troca foram criadas.

Porque definir políticas de troca para a sua loja virtual

Vale ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante que tanto a troca quanto a devolução de um produto é um direito do consumidor. Pelo CDC, isso pode ocorrer até 7 dias após a entrega.

Entretanto, o CDC não discorre sobre o pagamento do frete de devolução. Portanto, caberá à empresa decidir como irá lidar com a situação. Mas é importante dizer que essa pode ser uma grande oportunidade de marketing para a empresa e uma forma de sair na frente da concorrência.

Além disso, um cliente que quer devolver ou trocar uma mercadoria é um cliente insatisfeito. Portanto, utiliza essa oportunidade para atender o cliente da melhor forma possível e torná-lo um cliente satisfeito e até mesmo fidelizado. Já que uma pesquisa apontou que 92% dos clientes comprariam novamente em lojas com política de trocas claro.

O que incluir nas políticas de troca do seu e-commerce

Na hora de definir as políticas de troca da sua loja virtual é necessário que você considere alguns pontos importantes. Veja quais são:

  • Link acessível: a primeira coisa com a qual você deverá se preocupar é em manter o link para as políticas de troca em um local acessível e de fácil visualização no seu site. Você pode até mesmo encaminhar as informações para o e-mail do seu cliente, ou incluir um link na descrição do pedido;
  • Clareza da informação: as políticas de troca devem ser redigidas de forma clara, objetiva e que realmente consiga informar o cliente sobre o que ele deseja;
  • Informação sobre reembolsos: geralmente o dinheiro é uma parte bastante delicada nas políticas de troca. Por isso, deixe claro qual é a porcentagem do valor da compra que será reembolsado. Vale mencionar também que dependendo da forma de pagamento o reembolso é mais fácil, como é o caso do cartão de crédito. Compras pagas com boleto geralmente levam mais tempo para serem reembolsadas;
  • Prazos: os prazos de reembolso e de devolução também devem ser sempre destacados nas políticas de troca. Conforme mencionamos anteriormente, o CDC garante que o produto possa ser devolvido em até 7 dias, apesar disso, alguns e-commerce oferecem prazos maiores;
  • Logística reversa: essa é uma forma de facilitar a devolução do produto para a sua loja. Uma das maneiras de fazer isso é enviando a etiqueta para a devolução da mercadoria por e-mail. Além disso, você também pode ter contrato com a transportadora que entrega os seus produtos, para que eles retirem mercadorias que estão sendo devolvidas.

Essas foram as nossas dicas de como definir as políticas de troca para a sua loja virtual. No blog da Ciclo você encontrará mais textos com muitas dicas para turbinar o seu e-commerce.

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