Por que a sua empresa precisa aderir o Tik Tok em 2020?

15/01/2020

Conhecida por muitos como a rede social da geração Z, o Tik Tok foi o terceiro aplicativo mais baixado do ano passado, inclusive deixando os downloads do Facebook e Instagram para trás. 

Além disso, outro resultado muito expressivo é o aumento em 300% da receita do app no quarto trimestre de 2019. Especialistas apostam, inclusive, que 2020 é o ano do Tik Tok não somente no Brasil, mas em escala mundial.

Não atoa, o Instagram e Facebook já estão trabalhando para lançar funcionalidades que possam competir com o aplicativo para não perderem mercado para esta nova rede social. 

O que pouco se fala até então, é o uso do aplicativo para fins comerciais. Mas, essa é uma grande aposta para os próximos meses, principalmente após a criação do Tik Tok Ads, onde será possível anunciar para os mais de 1,5 bilhões de usuários mensais, em média. 

Pensando nisso, neste conteúdo você entenderá porquê a sua empresa precisa aderir o Tik Tok em 2020. Boa leitura!

Mas afinal, o que é Tik Tok?

O Tik Tok é uma rede social disponível em web e aplicativo que permite a interação dos usuários por meio de vídeos curtos e outros tipos de conteúdo. 

Para isso, basta acessar o site ou baixar o aplicativo no Google Play Store ou na Apple Store e pronto. Na página inicial você já tem acesso aos principais conteúdos que estão bombando na internet. 

Além disso, o aplicativo permite a segmentação por assuntos como educação, lazer, esportes, comédia, e entre outros. E também o uso de hashtags (#), inclusive, quanto mais, melhor!

O usuário também pode seguir perfis, comentar, curtir a publicação dos vídeos que aparecem no feed, compartilhar o conteúdo no WhatsApp e trocar mensagens dentro do próprio Tik Tok. 

Além de, claro, publicar, gravar, e editar o conteúdo no próprio aplicativo. E aqui vale ressaltar que uma tendência é a adição de músicas de fundo dos vídeos publicados.

#Curiosidade: Você pode também pesquisar quais usuários usaram determinada música de fundo nos vídeos publicados. Logo, será possível entender qual delas está bombando naquele momento também. 

Para quem é recomendado?

Uma pesquisa realizada pela Infobase Interativa apontou que a geração Z foi primordial na viralização da mais nova rede social, já que 41% dos usuários do Tik Tok mais de 15 e menos de 25 anos de idade. E mais da metade possuem entre 13 e 24 anos. 

Especialistas acreditam que esta geração está abandonando o uso de redes sociais já consolidadas como o Instagram e Facebook, para aderir a onda dos vídeos de 15 a 60 segundos – que possuem ainda diversas funcionalidades extras no aplicativo. 

Aqui também é importante ressaltar que os vídeos curtos são propositais. Isso porque, o Tik Tok, no momento de fusão com a antigo aplicativo Musical.ly pela empresa chinesa ByteDance, tinha estratégias muito claras de expansão na atuação do mercado para competir com as grandes redes sociais da internet. 

E além disso, tinha um bom estudo e entendimento do comportamento do usuário que já usava a versão antiga do aplicativo. Entre outras coisas, este comportamento é o consumo rápido de conteúdo na internet, principalmente quando o formato do conteúdo consumido é, também, uma tendência do ambiente virtual: os vídeos. 

Tik Tok: Porquê aderir

Além de todos os dados do aumento explosivo de audiência e número de usuários, os benefícios que destaco para a sua empresa aderir o Tik Tok em 2020, são:

  • Adequação às mudanças de comportamento de usuários no uso de aplicativos;
  • Adequação às mudanças de consumo de conteúdo na internet;
  • Familiarização com a rede social levando em consideração a baixa presença de concorrentes, por enquanto;

Mas, destaco principalmente a junção de duas tendências para este ano: os influenciadores e o Tik Tok.

No Brasil, estima-se que 71% dos brasileiros online seguem algum influenciador, e 55% pesquisam a opinião de criadores de conteúdo antes de efetivar uma compra importante. Além disso, outros 73% declaram ter adquirido algo por indicação de algum creator, de acordo com pesquisa do Instituto QualiBest.

As parcerias com influenciadores no aplicativo Tik Tok, segundo pesquisas, são acompanhados por 72% dos usuários e passam muita credibilidade a quem os acompanha.

Se este é um assunto novo para você, confira o conteúdo exclusivo produzido pela Ciclo sobre como utilizar da maneira correta o poder de conversão dos influenciadores digitais para a loja virtual.

Como usar Tik Tok?

Algumas das perguntas mais recorrentes relacionadas ao assunto é sobre como usar o aplicativo, e principalmente como bombar em meio a esta avalanche de conteúdo. 

E isso é muito válido, especialmente se avaliarmos que o comportamento da Geração Z é absurdamente diferente de todas as outras gerações. 

Mas, lembre-se: é preciso avaliar se esse tipo de estratégia faz sentido para o seu negócio e se as personas que você definiu como público-alvo da loja virtual em que você trabalha estão presentes nesta rede social.

Além de ser interessante estar inteirado no que está acontecendo de mais impactante na internet, caso faça sentido para o seu negócio, é primordial entender qual o comportamento do público nesta rede social, o que eles mais consomem, quais são os conteúdos que possuem maior interação e conversão, quais são as estratégias que as marcas que já aderiram à esta tendência estão adotando, e muito mais.

Por outro lado, caso não faça sentido para a sua empresa neste momento, considere estudar o comportamento do usuário que poderá ser o seu consumidor final nos próximos anos. 

E, além disso, tenha em mente a evolução da forma de consumo na internet… você já parou para pensar que daqui há alguns anos as redes sociais de hoje podem não mais existir? Aliás, quais redes sociais que surgiram há 10 anos atrás ainda existem?

Para te ajudar ainda mais a entender como funciona este aplicativo e como o conteúdo inserido no mesmo é consumido, confira este texto desenvolvido pelo nosso cliente Alexandre Dini, Gerente de E-commerce da KVRA, com 4 dicas incríveis para sua empresa começar a usar o Tik Tok em 2020 e bombar na nova rede social