CAC é a sigla que representa o Custo de Aquisição de Cliente. Essa é uma das métricas mais poderosas para quem tem um e-commerce. É a partir dele que você pode entender os indicadores e montar uma boa estratégia de conversão de vendas.
O CAC tem uma fórmula simples que pensa em calcular o investimento que você dispõe em marketing, mais o investimento em número de novos clientes conquistados, durante um determinado período.
E para ter o CAC como um aliado no seu e-commerce e não como um gerador de custos sem retorno, separamos as melhores dicas e instruções de uso neste artigo.
Como calcular o CAC
É importante entender o CAC a partir da sua fórmula central para calculá-lo da melhor maneira possível. Tenha em mente que os dados precisam ser reais e bem definidos para um resultado perfeito.
A regra básica para o cálculo do CAC é somar todos os investimentos em marketing, vendas e publicidade e dividir pelo número de novos clientes efetivos. O resultado é o valor real que cada cliente teve para você.
Ter um e-commerce, ou qualquer outra categoria de comércio de sucesso é entender que toda venda conquistada é resultado de investimentos humanos e também financeiro.
Dicas para um cálculo ideal de CAC
Determine um período para fazer o cálculo do CAC. Os custos em investimentos diversos para a obtenção de vendas variam ao longo do ano. Por isso, defina bem de quanto em quanto tempo o cálculo do CAC vai te auxiliar a investir melhor.
Analise com profundidade quais foram os gastos reais em marketing. Entre eles coloque o investimento em marketing digital, como anúncios, promoções e CRM. As parcerias em redes sociais, manutenções, aprimoramentos de site e atendimento ao cliente também devem estar nesse cálculo. Perceba que até mesmo o valor mensal da sua rede de internet é um investimento para obtenção de clientes.
Por que calcular o CAC periodicamente
A avaliação periódica do custo de aquisição de clientes, vai estimular os investimentos em períodos de mais vendas e diminuir esses valores em períodos de pouco retorno.
Um e-commerce conta sempre com a sazonalidade das vendas e é importante entender quando o seu dinheiro pode ser melhor aplicado. O CAC é um importante termômetro de como o seu negócio vai. Afinal de contas, quando um investimento se mantém estável, mas as vendas diminuem, o lucro é menor e a recorrência desse estado pode ser fatal para um negócio.
Como entender o CAC
Não existe um valor ideal. Cada empresa precisa entender a sua dinâmica e fazer um bom diagnóstico de público para ter o valor ideal de custo de aquisição de clientes. Nem sempre um CAC de centavos quer dizer que o negócio precisa de pouco investimento para existir.
Analise os clientes fidelizados, e como retornam. Aposte em promoções intensas por um período, e depois as mantenha mais baixas para saber como o investimento tem impactado de maneira real o seu negócio. Para entender o CAC é preciso experimentar as métricas e estudar bastante.
A fidelização dos clientes é um fator muito importante nessa análise. O CAC nem sempre vai demonstrar que o retorno de clientes é maior que a aquisição de novos.
Nunca se mantenha preso a uma única métrica. O CAC, assim como outros, precisam se relacionar durante as análises para que o e-commerce tenha o maior sucesso possível.
A análise do custo de aquisição de clientes vai deixar os seus investimentos muito mais agressivos, na medida certa, com menor chance de erro.
Entenda o seu público consumidor e como ele chega até você através do CAC e fique tranquilo com o seu negócio.
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