Blogs sobre ecommerce – As principais referências para acompanhar.

17/03/2017

Os blogs sobre ecommerce sempre tem sido uma grande fonte de informação para aqueles profissionais e gestores envolvidos na operação que buscam aprimorar seus conhecimentos e estar a par das novidades que rolam neste ambiente online.

Provavelmente você já tenha se deparado com diversos blogs e acompanha algum, assim como este da Ciclo Digital que engloba o universo do ecommerce e marketing digital. Procuramos separar neste artigo, os principais blogs sobre ecommerce para que você tenha salvo para suas consultas e estar sempre atualizado nas principais notícias deste mercado.

Quais informações encontro em blogs sobre ecommerce

Dentro de um e-commerce, sabemos que existem departamentos, setores que fazem com que a operação rode e as vendas aconteçam. Não devemos pensar no ecommerce, como um simples canal onde o cliente adquire seus produtos. É bem mais complexo que isso!

Um ecommerce como um todo exige atenção em áreas como: logística, transporte, finanças, estoque, marketing, plataforma, suporte, atendimento ao consumidor e etc. Sendo que cada área dessas exige atenções especificas dentro delas mesmas, podemos pegar como exemplo a parte logística, onde temos a preocupação com embalagem e logística reversa.

São temas como estes que os blogs de e-commerce abordam, desde como montar uma loja virtual até novidades tecnológicas que surgem no mercado. E um profissional desta área deve ficar atento e atualizado ao que surge em seu meio.

Blogs sobre ecommerce brasileiros

O Brasil ainda tem grande espaço para crescer no ambiente online em comparação a outros mercados, como Estados Unidos, onde já há uma maturidade maior. Entretanto, há alguns blogs com conteúdo de qualidade que ajudam muito os profissionais de e-commerce.

Vejamos alguns blogs sobre ecommerce que provavelmente possa conhecer:

Ecommerce Brasil

https://www.ecommercebrasil.com.br/eblog/

Talvez o mais conhecido e completo blog sobre ecommerce. Nele você encontra especialistas colocando seu ponto de vista, como também profissionais da área compartilhando seu conhecimento.

Englobam diversos temas, como logística, marketing e vendas, operação e novas tecnologias. É uma boa referência para que possa acompanhar.

Blog do Ecommerce

http://www.blogdoecommerce.com.br

A partir da iniciativa do professor Alberto Valle, surgiu o blog com conteúdos colaborativos, onde é reunido os melhores artigos e tutorias encontrados na internet e assim concentrá-lo no blog para auxiliar empreendedores e profissionais da área.

Lá você também encontra artigos sobre plataformas, meios de pagamento e dicas sobre marketing digital.

Nuvem Shop

https://www.nuvemshop.com.br/blog/

A Nuvem shop é uma empresa que permite você criar uma loja virtual para vender seus produtos, onde você encontra planos de acordo com seu porte e maturidade no negócio. Eles possuem um blog onde dão dicas de como dar os primeiros passos com sua loja virtual que vão desde dados do mercado até dicas de como vender mais pela internet.

Nós! Ciclo Agência Digital.

http://blog.cicloagenciadigital.com.br/

Não poderíamos de deixar nosso blog fora dessa. Aqui você acompanha conteúdos que ajudam desde a configurar ferramentas para monitorar seu site e campanha até ações e estratégias de marketing que irão ajudar a melhorar sua performance e resultado em vendas.

Procuramos trazer a vocês, as principais tendências de marketing e ajudar a deixar o mais claro possível como obter os resultados que precisa atingir na internet. Não deixe de conferir!

Temos também os gringos

Sim, trouxemos para você alguns blogs sobre ecommerce lá de fora. São conteúdos estrangeiros que trazem os principais dados de mercado, muitas vezes americano, que nos dão uma perspectiva e relação com o nosso mercado.

Vou deixar aqui o link de alguns que você pode conferir melhor e acompanhar junto ao nosso.

https://www.bigcommerce.com/blog/

http://www.getelastic.com/

http://www.gotgroove.com/ecommerce-blog

Cuidados ao acompanhar um blog de ecommerce

Como pode ver são muitas referências e conteúdos que encontramos na internet, principalmente em mercados aquecidos como o ecommerce. É fácil se perder em meio a tanta informação, sendo assim, não adianta parar o dia para ler todos.

Procuro sempre dedicar uma hora do dia para acompanhar alguns conteúdos e temas que esteja procurando, por exemplo, um tema ligado a determinado mercado, algo como mercado de luxo ou outro conteúdo voltado a novas tecnologias e ferramentas para ecommerce.

blogs-sobre-ecommerce

Acompanhando esses conteúdos, podem surgir dúvidas sobre o tema ou sugestões. É sempre bom deixar comentários e até sugestões sobre novos temas que ajudem a equipe a solucionar a dúvida e ainda melhorar seus conteúdos.

Diante desse conteúdo, também pedimos isso, caso tenha alguma dúvida ou sugestão sobre temas que queira saber, deixe nos comentários. Ficaremos felizes em ajudar!