Gestão do E-commerce

Produtos pet: como vender pela internet

Pedro Fernandes
Escrito por Pedro Fernandes
Produtos pet: como vender pela internet
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O Brasil ocupa atualmente a segunda posição mundial do mercado pet, sendo que em 2019 ele movimentou R$ 22,3 milhões, segundo a Abinpet. Por isso, essa pode ser uma excelente oportunidade de negócio online.

Se você ficou interessado, nos próximos parágrafos vamos te explicar como vender produtos pet pela internet. Confira!

Como vender produtos pet pela internet

A seguir, falaremos o passo-a-passo para começar o seu e-commerce de produtos pet.

1. Escolha um nicho

O primeiro passo para vender produtos pet é entender que esse nicho de e-commerce possui diferentes áreas. É possível escolher apenas uma delas, ou trabalhar com mais de uma, ou mesmo todas. São elas:

  • Pet Food: se refere a rações e petiscos em geral. Segundo a Abinpet, essa área é a mais valiosa do mercado, respondendo por mais de 70% do faturamento do mercado;
  • Pet Care: consiste na comercialização de shampoos, tapetes higiênicos, fraldas, acessórios de limpeza e de beleza. Corresponde a 8,3% do faturamento;
  • Pet Vet: é o mercado de medicamentos veterinários uma fatia de 18,4% do mercado.

Vale a pena mencionar que quanto maior a variedade de produtos você comercializar na sua loja virtual, maior a quantidade de clientes que você pode atrair para o seu negócio.

2. Faça um plano de negócio

Assim como em outros nichos do e-commerce, elaborar um plano de negócio é o primeiro passo em direção ao sucesso. Isso porque, durante essa etapa você irá avaliar o mercado, conhecer os correntes, planejar a logística, o orçamento, as estratégias de marketing, definir fornecedores, gateways de pagamento, dentre outros.

Ter objetivos e estratégias bem definidas é fundamental. Afinal de contas, é isso que lhe dará uma direção a ser seguida. Caso contrário, a sua loja virtual pode se tornar um barco à deriva na internet.

3. Revenda produtos

A forma mais rápida e prática de iniciar um e-commerce é revendendo produtos. Desta forma você não precisa se preocupar com a fabricação de nenhum produto e ainda pode conseguir bons descontos com os fornecedores.

É apenas essencial que você foque na qualidade dos produtos que serão vendidos, garantindo além de qualidade a segurança deles. Lembre-se que você estará lidando com as vidas dos pets.

4. Ofereça vantagens e promoções

Dentre as estratégias para vender produtos pet pela internet você terá diversas opções. Criar programas de fidelidade e assinatura podem ser excelentes formas de fidelizar os seus clientes. 

Afinal de contas, o cliente precisará comprar ração e petiscos periodicamente. Além disso, os clubes de assinatura podem ser uma ótima forma de atrair a atenção de novos clientes. Enviando sempre produtos novos para os pets. Lembre-se apenas de oferecer diferentes pacotes, afinal de contas, cães, gatos e pássaros possuem necessidades diferentes.

5. Marketplaces

Outra ótima forma de vender os produtos pet pela internet é através dos marketplaces. Isso permitirá um maior alcance da sua loja, o que é essencial, principalmente no início. Tenha em mente que vai levar algum tempo para que a sua marca se torne conhecida, por isso, esteja presente nos marketplaces.

6. Divulgue a sua loja

Adote diversas estratégias de divulgação da sua loja virtual. Crie perfis nas redes sociais para divulgar os seus produtos e promoções, invista em anúncios pagos. Não deixe de investir também na criação de um blog, com produção de conteúdo frequente e de qualidade. Ele será importante para aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce.

7. Agregue valor à sua marca

O mercado pet pode ser bastante concorrido, por isso, se destacar e agregar valor à sua marca exige criatividade. Lembre-se que os pets são considerados como parte da família e recebendo atenção especial de seus donos. Oferecer mimos especiais, serviços diferenciados e personalização de objetos pode ser uma ótima forma de fazer isso.

Quer mais dicas para começar o seu e-commerce? No blog da Ciclo você encontra todas as dicas.

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