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Programa de fidelidade no e-commerce: conheça os passos para criar o seu

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Escrito por Ciclo E-commerce
Programa de fidelidade no e-commerce: conheça os passos para criar o seu
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Programas de fidelidade no e-commerce e em lojas físicas já são amplamente aplicados em diversos países. No Brasil, ele começou tímido, mas tem ganhado cada vez mais espaço. Por isso, se você ainda não possui um desses programas na sua loja virtual é hora de considerar a implementação.

Nos próximos parágrafos, explicaremos quais as vantagens e mostrar quais são os passos para criar um programa de fidelidade. Vamos lá?

Porque criar um programa de fidelidade no e-commerce?

Quando falamos em e-commerce, não há nada mais importante do que a fidelização do cliente. Isso porque, é mais barato para a empresa manter os clientes que ela já possui do que atrair novos clientes. Além disso, clientes fiéis e satisfeitos sempre retornam para comprar mais.

Uma das formas de conseguir fazer isso é através dos programas de fidelidade, também conhecido como programa de pontos ou de incentivo. Eles consistem em oferecer vantagens para clientes que comprar com frequência no seu site.

Dito isso, se o seu e-commerce oferece um programa de fidelidade, provavelmente a sua marca sairá na frente da concorrência. Já que os clientes gostam de ter experiências diferenciadas e vantagens na hora de comprar produtos online.

Passos para criar um programa de fidelidade

Agora que você já entendeu a importância de ter um programa de fidelidade no e-commerce, vamos a alguns passos práticos para implementá-lo.

Conheça o seu público-alvo

O primeiro passo é entender o que o seu público-alvo considera como sendo mais atrativo. Isso significa entender que benefícios eles preferem. Por exemplo, descontos em compras futuras, descontos em sites parceiros, prêmios ou brindes dependendo do valor da compra.

Para as marcas que já tem um bom engajamento nas redes sociais, elas podem utilizar essa ferramenta para entender o que o público-alvo prefere. Outra forma de fazer isso é através de comunicados online ou e-mail marketing.

Veja o custo-benefício

O próximo passo é fazer as contas para ter certeza de que o custo-benefício do programa de fidelidade valerá a pena. Lembre-se que o mais importante é oferecer exclusividade para o cliente, e isso não necessariamente implica em gastos excessivos.

Você pode oferecer frete gratuito para determinadas localidades, descontos exclusivos, acesso a conteúdo, ou mesmo um brinde, ou mimo da sua marca. Essas coisas não custam muito e farão uma grande diferença para o seu cliente.

Tenha regras claras

Um dos pontos mais importantes dos programas de fidelidade no e-commerce consiste em ter regras claras e transmiti-las de forma objetiva para o seu cliente. Não precisa ser nada muito complicado, mas o cliente precisa entender como os pontos serão acumulados (se este for o caso), quando ele terá descontos, qual a validade dos pontos acumulados, quando e como o resgate pode ser feito, e assim por diante.

Foco na divulgação

Para ter um programa de fidelidade de sucesso é preciso divulgá-lo. Utilize as suas redes sociais para levar a novidade e os benefícios aos seus clientes. Utilize banners e pop-ups no seu site para informar ao cliente. Lembre o cliente do programa durante a etapa de pagamento da compra.
Vale a pena dizer que as campanhas de marketing devem ser focadas nos benefícios que o cliente terá e em como a sua marca está preocupada em agradá-lo.

Avalie os resultados

Após a implementação de um programa de fidelidade no seu e-commerce é importante avaliá-lo. Faça um questionário e envie para os clientes que fazem parte do programa, para entender o que eles mais gostam e o que pode ser melhorado. Entenda também porque alguns clientes preferem não fazer parte do programa. 

Tendo conhecimento destas informações, isso permitirá que você faça mudanças para manter os clientes satisfeitos e ainda atrair novos clientes para o programa de fidelidade.
No blog da Ciclo você encontra mais novidades e dicas sobre o mundo do e-commerce.

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