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Quanto devo investir no marketing da minha loja virtual?

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Quanto devo investir no marketing da minha loja virtual?
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Todo negócio de sucesso precisa de uma boa estratégia de marketing. Tornar a sua marca conhecida e fazer com que ela seja a primeira escolha dos clientes na hora de comprar algo online exige investimento.

Se você sempre se perguntou “quanto devo investir no marketing da minha loja virtual”, preparamos este artigo para te dar algumas dicas de como se planejar, independentemente do tamanho da sua loja virtual. Confira!

Porque investir em marketing?

Mais importante do que saber quanto investir no marketing do seu e-commerce, é conhecer as vantagens de se ter uma boa estratégia de marketing digital. No mundo digital praticamente tudo pode ser medido, facilitando, e muito, as análises de resultados e a tomada de decisões no futuro. 

Além disso, o marketing digital, que pode ser feito através de anúncios em redes sociais e compra de cliques com palavras chaves é mais econômica do que os anúncios tradicionais em rádio e TV. Desta forma, fica mais fácil marcar presença no mundo digital, e ser lembrado pelos clientes na hora de comprar um produto.

Quanto devo investir no marketing da minha loja virtual?

Essa dúvida provavelmente assombra muitos empresários de e-commerce. Segundo especialistas, os investimentos em marketing devem ficar em torno de 6% a 12% do faturamento da empresa. Podendo até mesmo chegar a 20% em algumas campanhas.

Como essa margem de investimento varia muito, é fundamental que antes de abrir a sua carteira, que você conheça bem qual é o faturamento e a tendência dele. Isso é bem simples de ser obtido, você pode fazer um levantamento mensal dos últimos dois anos, por exemplo, e fazer um gráfico simples.

Desta forma já será possível observar qual é a tendência para alguns meses. Vamos supor que normalmente entre junho e julho a sua empresa tenha uma queda de faturamento. Então, o recomendado é que você invista em marketing para tentar aumentar as vendas nesse período.

O mesmo pode ser aplicado naqueles meses em que as vendas aumentam. Com o mercado aquecido, investir em marketing para a sua loja virtual pode ser uma forma de aumentar ainda mais as taxas de conversão do seu site. Essa é também uma estratégia para se destacar frente à concorrência.

Invista conforme o momento da sua empresa

Um erro comum que muitos donos de e-commerce podem cometer é manter a mesma estratégia de marketing para a sua loja virtual conforme ela for crescendo. Cada momento da empresa exige estratégias distintas. Veja a seguir algumas dicas:

  • Empresas jovens ou pouco conhecidas: se você está começando agora precisa fazer com que a sua loja seja conhecida o mais rapidamente possível. Portanto, durante o planejamento de negócio reserve entre 12% a 20% do faturamento para marketing;
  • Empresas consolidadas: como a sua empresa já atua a mais tempo, as pessoas já sabem que ela existe e já costumam consultar os valores no seu site. Neste caso, é possível reservar entre 6% a 12% do faturamento para marketing.

Veja a seguir uma forma simples de calcular o quanto a sua empresa deve investir no marketing da sua loja virtual.

Calculando o quanto investir em marketing

Você pode fazer um cálculo simples para adequar o valor a ser investido no marketing da sua loja virtual.

Vamos supor que a sua meta seja para realizar 5 vendas diárias. Considerando que a média da taxa de conversão do e-commerce brasileiro seja de 1%, você precisará de 100 visitantes para fechar 1 venda. Portanto, para atingir a sua meta de vendas você precisará de 500 visitantes por dia.

Dito isso, se você for investir em links patrocinados, sabe que deverá comprar 500 cliques diários.
Acesse agora o blog da Ciclo e veja mais dicas de como atrair mais clientes, aumentar a taxa de conversão do seu site e ainda como gerir melhor o seu e-commerce.

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