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Redirect 301 e redirect 302: descubra como usar na estratégia de SEO

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Escrito por Ciclo E-commerce
Redirect 301 e redirect 302: descubra como usar na estratégia de SEO
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Os redirecionamentos, ou redirect, tem como função redirecionar os usuários para um determinado URL (ou endereço da web). Essa é uma ação de programação que faz com que, assim que o cliente clicar em um link para acessar uma página, seja redirecionado para outra sem que ele mesmo perceba.

Existem diferentes tipos de redirect, neste artigo você irá aprender como utilizar o redirect 301 e 302 como estratégia de SEO. Vamos lá?

Redirect e as estratégias de SEO

As estratégias de SEO incluem não apenas a otimização de textos publicados em blogs, mas também a todo o projeto de SEO de um site. 

Imagine a seguinte situação. Uma loja virtual comercializa calçados, entretanto, o modelo X da marca Y não será mais vendido, ou seja, a página deixará de existir. Sem o redirecionamento, os cliques cairiam na página apresentando o erro 404, página inexistente. 

Com o redirect, todas as vezes que as pessoas procurarem por ele e clicarem na página, elas podem ser redirecionadas para uma outra página com diferentes opções de calçado. Imagine que esse calçado (modelo X marca Y) gere cerca de 200 cliques na sua página por dia. Já pensou ficar sem esses cliques? Por isso o redirect é tão importante.

O que é o redirect 301 e como usá-lo?

O redirect 301 é utilizado para indicar que um URL mudou definitivamente para outro URL. Em uma loja física, seria algo como “estamos atendendo em um novo endereço”. Ao usar esse redirect, você está dizendo aos sites de busca que toda a autoridade e tráfego orgânico conquistado pelo endereço anterior devem ser transferidos ao novo endereço.

Os casos mais comuns em que eles são aplicados são: 

  • Mudança de plataforma;
  • Site com ou sem domínio www;
  • Exclusão ou alteração de URL;
  • Troca de domínio.

Cuidados ao usar o redirect 301

O uso do redirect 301 é absolutamente normal, entretanto, é importante ficar atento a alguns detalhes. Se for criar um novo domínio não se esqueça de implementar o redirect 301 ao mesmo tempo em que o novo domínio passar a funcionar.

Além disso, lembre-se de excluir páginas muito antigos e redirects que não sejam mais utilizados. A manutenção constante do seu site é fundamental para garantir uma boa experiência do usuário e uma boa navegabilidade.

O que é o redirect 302 e como usá-lo?

Diferentemente do que ocorre com o redirect 301, o redirect 302 é utilizado como estratégia de SEO para indicar que o site está provisoriamente em outro URL. Em uma loja física seria uma situação semelhante à sua loja estar passando por reformas e a entrada ser provisoriamente feita em outra rua.

Assim, o redirect 302 também transfere temporariamente toda a autoridade e tráfego orgânico de um URL para outro. Ele é utilizado nas seguintes situações:

  • Site em manutenção temporária;
  • Promoções rápidas, por exemplo, durante a Black Friday, assim que os clientes acessarem a sua página eles podem cair diretamente na página de promoções da Black Friday.

Cuidados ao usar o redirect 302

O redirect 302 pode ser utilizado como uma prática de hackers black hat para redirecionar o usuário para sites maliciosos. Por isso, quanto maior o número de redirects que o seu site tiver, maiores as chances de que os mecanismos de busca punam ele. Portanto, faça o uso de redirects apenas quando for realmente necessário.

O redirect 301 e redirect 302 são importantes ferramentas nas estratégias de SEO para manter o seu site funcionando, mesmo durante manutenções. Saber usá-los corretamente vai fazer com que você mantenha o fluxo de tráfego conquistado ao longo dos anos. E, para ter acesso a mais dicas de SEO acesso o blog da Ciclo.

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