Redução de custos logísticos – Como promover esse corte no seu e-commerce.

17/05/2017

Quando um negócio envolve mercadoria, um dos pontos que devemos sempre monitorar é o custo da operação. E nele podemos ir desde o marketing até o assunto que viemos trazer hoje, o custo logístico. A redução de custos logísticos em um e-commerce ou uma loja física é um assunto sempre debatido entre os gestores.

Com isso, identificar onde podemos otimizar os gastos e tornar a operação mais lucrativa é um desafio diário de quem lida diretamente nesse mercado. Neste artigo, separamos algumas dicas de como você pode ter uma gestão de custos logísticos mais eficiente e como poderá promover uma redução de custos significativa na sua loja virtual.

5 dicas para reduzir custos logísticos no seu e-commerce

Tenha acesso a dados para controlar sua operação

Ter dados que lhe exponha a situação da sua loja virtual é fundamental para que possa identificar gargalos e agir cirurgicamente, seja no corte de algum recurso quanto melhorar determinado processo.

Geralmente em qualquer área, os números falam por si. Você tem um parâmetro de quão longe está do ideal e ter um norte de onde chegar. Com a redução dos custos logísticos não seria diferente.

Vamos dar um exemplo. Não são poucos os e-commerces que efetuam compras de matéria-prima ou produtos acabado de forma equivocada. Seja em excesso ou que fique faltando em estoque. Através de dados, usando um bom ERP é possível monitorar esse nível de atividade no estoque e saber exatamente quando comprar e qual quantidade comprar.

Isso lhe trazer enormes benefícios como:

  • Melhor giro de estoque
  • Otimização de compras
  • Negociação com fornecedores
  • Investimento mais acertado em estoque
  • Custo otimizado no armazenamento das mercadorias.

Negociação com fornecedores

Falando em negociação com fornecedores, esse é um ponto que promove grandes ganhos em estoque.

Ter uma boa relação com seus fornecedores lhe permite negociar além de valores e formas de pagamento, também a entrega dos produtos. Ter uma entrega e reposição de forma eficiente traz ganhos na redução de custos logísticos no seu e-commerce.

Além de uma boa negociação, procure não ficar refém de um único fornecedor. Mesmo com uma boa relação, todos são passíveis a falhas, e quão mais possível você não envolver seu cliente final nesse problema, melhor.

É claro, isso também lhe traz poder de negociação em cotar com novas opções e buscar realizar as melhores compras, reduzindo os custos de compra e melhorando a gestão de custos logísticos da sua loja virtual.

Tenha um processo bem definido

Seus altos custos com logística podem estar ligados diretamente a um processo mau definido ou a ausência de algum na empresa.

Muitos e-commerces deixam de mapear seus processos e defini-los bem para que a produção ocorra naturalmente e sem emperrar em alguma fase. Por exemplo: se algum cliente efetua a compra, mas você não tem organizado o estoque, um meio para registrar saída, responsável pelo controle ou outra fase que implique diretamente a entrega, pode fazer com que você tenha perdas tanto de mercadoria, cliente ou mesmo prazo de entrega. O que pode afetar diretamente a experiência do cliente com a sua loja.

Custos com frete

O custo com frete é um dos vilões que fazem com que o custo logístico do e-commerce seja tão alto. Muitas vezes ligada a poucas opções de entrega, o gestor fica refém de repassar esses custos ao consumidor, podendo muitas vezes perder vendas, como também assumir esse custo e tornar seus lucros menores.

Ter uma visão do perfil e área de entrega de seus produtos aos consumidores podem lhe ajudar a buscar soluções que não seja os Correios ou uma transportadora com alto custo. Você pode ver mais detalhes sobre esse tema em outros artigos que publicamos.

Saiba Mais: Opções de transportadora para e-commerce

Saiba Mais: Quais empresas de transporte utilizar para sua loja virtual, além dos Correios.

Mapeie toda cadeia de suprimentos

Se tratando de um e-commerce e a preocupação em ter uma boa redução dos custos logísticos, é inevitável que você mapeie toda cadeia de suprimentos para identificar justamente gargalos que possam afetar diretamente a sua operação.

Você pode identificar oportunidades, como:

  • Fornecedor mais barato
  • Entrega mais rápida
  • Encurtar processos
  • Trazer uma melhor experiência ao cliente

Assim como identificar novas oportunidades, também é possível verificar falhas que possam ser corrigidas, tais como:

  • Controle ineficiente do estoque
  • Produtos encalhados ou com pouca margem
  • Altos custos com frete
  • Custos altos com armazenagem, transporte e embalagem

A redução de custos logísticos envolve diversos fatores que devem ser revisados de forma detalhada e monitorada a todo o momento. Pequenos ajustes podem trazer ganhos significativos que podem lhe ajudar a investir em outras áreas como produto, marketing ou até mesmo atendimento ao cliente.

Se apóie em dados para tomar as melhores decisões e tenha um controle mais rígido para que assim possa promover uma melhor gestão dos custos logísticos dentro da sua empresa.

Gostou desse conteúdo ou ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário