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Relatório de SEO para e-commerce: saiba como analisar

Ciclo E-commerce
Escrito por Ciclo E-commerce
Relatório de SEO para e-commerce: saiba como analisar
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Através do relatório de SEO para e-commerce é possível verificar se você está no caminho certo para alcançar as suas metas. Além disso, os gestores possuem uma poderosa ferramenta que pode (e deve) ser utilizada para a tomada de decisões.

Entretanto, se você não sabe como fazer a análise do relatório de SEO do seu site, fique ligado nesse artigo que vamos te explicar tudo a respeito.

Analisando o relatório de SEO para e-commerce

Antes de explicar como você pode analisar o relatório de SEO para e-commerce, é preciso ter em mente que tudo vai depender de quais são os objetivos planejados para a sua loja virtual.

Tráfego

Por mais que gerar tráfego para o seu site seja sempre importante, é preciso lembrar que tráfego não é sinal de conversão. Ou seja, não é porque as pessoas visitam a sua página que elas compram os seus produtos. 

Por isso, se o seu objetivo é tornar a sua marca conhecida, sem dúvida nenhuma conseguir aumentar o tráfego do site é importante. Entretanto, se você quer aumentar o volume de conversões, o volume de tráfego precisará ser avaliado com esse outro parâmetro.

Através do volume de tráfego você consegue saber também se está atingindo o seu público-alvo. Por exemplo, se você tem uma loja virtual de cervejas artesanais, mas o maior número de acessos vem de adolescentes, então você está fazendo algo errado.

Conteúdo

Outro ponto importante do relatório de SEO para e-commerce é a avaliação do conteúdo do seu site. As páginas mais importantes de um e-commerce são aquelas que fazem com que o cliente feche negócio. Entretanto, nem sempre essas serão as páginas mais visitadas do seu site. Por isso, identifique quais são essas páginas para o seu e-commerce e verifique se elas têm recebido o maior número de visitar. 

Caso contrário, será preciso revisar o conteúdo delas, verifique:

  • Qual é a intenção da página e se o usuário é realmente conduzido ao que você deseja;
  • Quanto tempo os usuários ficam nessas páginas;
  • Qual a porcentagem de pessoas que acessaram a página mas não interagiram com ela;
  • Como o usuário de comporta na página (CTR).

Palavra-chave

A dica aqui é ficar de olho no posicionamento do seu site de acordo com as principais palavras-chave que você utiliza. A recomendação é que esse acompanhamento seja feito diariamente. Desta forma, caso haja uma queda nas posições, as chances de recuperação serão maiores.

Além disso, também é importante ficar de olho na concorrência. Desta forma você consegue incluir conteúdos no seu site que o concorrente não abordou, bem como ter ideias para novas palavras-chave.

Algumas das ferramentas que podem te auxiliar nessa análise: Keyword Explorer, SEMrush, Ubersuggest, Keyword Planner, Answer the Public.

Blog

Outra função dos relatórios de SEO para e-commerce é fazer uma auditoria periódica no seu blog. Essas auditorias permitem a identificação de erros de JavaScript e CSS, como também conteúdo que estejam desatualizados. Aproveite também para verificar como está a velocidade do seu site e melhorar a navegabilidade se for necessário.

Existem ferramentas que facilitam esse trabalho, tais como: SEMruch, Screaming frog, Ahrefs, Pagespeed Insights e GTMetrix.

Backlinks

Ter bons parceiros e conseguir backlinks em sites de marcas consideradas como autoridades é importante. Mas será que todos os backlinks para o seu site são realmente bons?

Uma das etapas do relatório de SEO para e-commerce passa por avaliar a qualidade desses backlinks. Para isso, você pode utilizar diversas ferramentas: Link Explorer, Ahrefs, SEMrush e Majestic.

Por exemplo, se o seu e-commerce está recebendo backlinks de um site de jogos online, essa não é uma boa recomendação. Justamente por esse motivo é preciso ter certeza o SEO off page é realmente bom.

Acessando blog da Ciclo você encontra mais dicas para garantir o sucesso do seu e-commerce.

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